sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Bom Jardim discute saúde pública

IV Conferência Municipal de Saúde aborda fortalecimento do SUS

Ana Amelia Mendes (PMBJ)

BOM JARDIM (RJ) - A Secretaria de Saúde e Defesa Civil e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na última semana, nos dias 14 e 15 de outubro, a IV Conferência Municipal de Saúde de Bom Jardim, cujo tema foi “O Fortalecimento do SUS nos seus 20 anos: Conquistas e Desafios na Saúde Pública”. O evento foi realizado no salão social do Bom Jardim Maravilha Clube.
No primeiro dia, quarta-feira, a Conferência iniciou seus trabalhos, às 17h, com a composição da mesa pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wueliton Pires, secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Marcos Célio Pontes Rangel, presidente da Câmara, Joelson Veiga, coordenador do Programa Saúde da Família, Ilton Magalhães, secretário de Governo, Luiz Carlos dos Santos, diretor do Ciep 322 Mozart Cunha Guimarães, José Alcides de Jesus Filho e o palestrante da noite, o diretor financeiro do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e secretário de Saúde de Areal, Antonio Carlos de Oliveira Júnior, que fez um histórico da saúde pública no país e pontuou sobre a importância do Conselho Municipal de Saúde.
As secretárias de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, e a de Educação, Rozeli Corrêa, o vereador Zé Nilton, o coordenador da odontologia, Carlos Alberto Spitz, a coordenadora de Cultura, Joanna Helena, e diversas instituições da sociedade civil organizada, além dos funcionários da secretaria de saúde e população, também compareceram e participaram da eleição dos novos membros do conselho.
Já no segundo dia da IV Conferência Municipal de Saúde, quinta-feira, às 9h, os debates ficaram por conta de três eixos: Estratégias de Atuação Frente a Atual Realidade Sanitária, com o facilitador Dr. Ilton Magalhães; Acesso aos Serviços de Saúde, com a facilitadora Dra. Miriam Sirito de Vives; e Financiamento do SUS, com o facilitador Rodrigo Nassar.
Após o almoço, os grupos de trabalho formularam propostas e estratégias de fortalecimento da saúde pública no município.
Ao fim da IV Conferência Municipal de Saúde, a organização do evento promoveu uma confraternização com música e participação do público presente.

Nenhum comentário: