quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Coluna do Picciani

Profissionalização e desenvolvimento

Jorge Picciani (*)

A utilização de equipamentos modernos como aviões de controle remoto, robôs para reconhecimento do terreno e lunetas de longo alcance pela polícia, que estão em fase de testes pelo Bope, mostra a nova realidade que nosso estado atravessa em relação à segurança pública. Somado aos investimentos que estão sendo feitos em inteligência e na melhoria dos meios de trabalho, notadamente a renovação da frota policial, essas ações têm dado condição aos policiais de atuarem no combate ao crime com maior eficiência.
Investir na polícia e no trabalho de inteligência e investigação é fundamental para melhorar a segurança do nosso estado. Esse é um trabalho que o governador Sérgio Cabral começou a desenvolver desde o inicio e que já começa a dar resultados não apenas na Região Metropolitana, mas agora avança e se consolida no interior do estado. A polícia agora está mais preparada para lidar com os criminosos, para atuar desmontando as quadrilhas e garantindo segurança para a população. E isso é bom para todo mundo porque atrai investimentos, gerando emprego e renda.
Nos últimos anos é notável o aumento do nível de industrialização do nosso estado. Cidades como Três Rios, na Região Centro Sul, e São João da Barra, no Norte Fluminense, só para dar alguns exemplos, estão mudando radicalmente de perfil, o que atrai migrantes de todas as regiões do estado e do País e aumenta as exigências em relação à segurança. Foi-se portanto o tempo em que se podia, ao renovar a frota de um município, encaminhar os carros mais antigos para uma cidade menor. Hoje estas cidades estão mudando e é preciso de velocidade para acompanhar estas novas demandas.
Um dos fatores fundamentais para a instalação de indústrias numa determinada região ou município, além da logística e da proximidade da matéria prima, é a segurança. Na medida em que o Poder Legislativo, responsável pela aprovação do Orçamento do estado, garante investimentos para equipar os policiais e atender aos cidadãos, estamos contribuindo para a atração destes investimentos e a mudança da realidade de nosso estado.
Como chefe do Poder Legislativo, fico feliz de constatar que este orçamento que aprovamos aqui está sendo bem empregado na proteção da sociedade a partir do fortalecimento da instituição policial. Sabemos que as mudanças não se fazem do dia para a noite. É preciso uma atuação consistente, garantir concursos permanentes e, principalmente, aplicar tecnologia para melhorar o desempenho policial. Estamos no caminho certo. Agora é olhar para frente e avançar.
Jorge Picciani é presidente da Assembleia Legislativa do
Estado do Rio de Janeiro (www.jorgepicciani.com.br)

Nenhum comentário: