quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bom Jardim marcou presença na Conferência de Saúde Ambiental em Friburgo

Participantes deram o primeiro passo para promover novos debates sobre o meio ambiente e saúde na região.

Da Redação (JORNAL MAIS)

NOVA FRIBURGO (RJ) - O prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, atual presidente do Consórcio Serrano de Meio Ambiente, participou no último dia 26, sábado, da “1ª Conferência Regional de Saúde Ambiental Serrana”, promovida pela prefeitura de Nova Friburgo, através do Departamento de Saúde Coletiva da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O encontro aconteceu no salão do Hotel Dominguez Plaza, na Praça do Suspiro, com a participação de 15 municípios da região Serra-Norte. O objetivo do evento foi discutir propostas de políticas públicas que amenizem os impactos ambientais causados pela mão do homem. Além de Bom Jardim e Nova Friburgo, as demais cidades participantes da Conferência Regional foram Duas Barras, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, Cordeiro, Cantagalo, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Macuco, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto e Trajano de Morais.
Affonso Monnerat compôs a mesa, ao lado do chefe do prefeito anfitrião Heródoto Bento de Melo, que presidiu a conferência e do secretário municipal de Saúde de Nova Friburgo, Ostwald Dantas dos Santos. Os três aparecem na foto acima, com Affonso à direita e Heródoto ao centro . Na oportunidade, o prefeito bom-jardinense disse falou que a necessidade de resgatar o sentimento de amor e preservação é, talvez, o maior desafio do nosso século. “Temos que nos unir em prol da perpetuação de todas as espécies e deixarmos de lado um pouco a satisfação própria para pensarmos no que está em nossa volta”, resumiu Affonso. Seu colega friburguense Heródoto, que pretende transformar Nova Friburgo num “município-parque”, disse que o meio ambiente é um ser vivo complexo que corre perigo e precisa de medidas drásticas a serem tomadas, para que a natureza sobreviva. “Nosso município é constituído de 85% de área verde preservada e vamos lutar para que continue assim. O conceito de município-parque faz parte de um amplo movimento que visa à manutenção de nossos rios, matas e animais”, ressaltou Heródoto.
Em seguida, foram discutidos eixos temáticos propostos na conferência, como o desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo, na cidade e na floresta; produção, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para construção de territórios sustentáveis. Os debates seguiram durante todo o sábado, com representantes de diversos órgãos de proteção ambiental, como Ibama, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Agenda 21, além de líderes dos 15 municípios participantes.

Nenhum comentário: