sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PERFIL da equipe do Prefeito Affonso Monnerat

Política, Educação e Família são a vida de Déscio Luiz Frerie

Déscio Luiz Frerie é bom-jardinense, nasceu em junho de 1951, professor de História há 37 anos. Sua vida, além da educação, mistura-se à vida política bom-jardinense, figura importante e conhecida no cenário político regional, foi vereador de 1989 a 1992. Casado com Maria do Carmo, tem três filhos, Pablo, Rafael e Artur, e três netos, João Vitor, Bernardo e Caio, e hoje, é o atual Secretário de Turismo Esporte Cultura e Lazer de Bom Jardim e Presidente do Conselho Regional de Turismo Caminhos da Serra.
Em 1974, Déscio entrou para a Faculdade de Filosofia Santa Doroteia, em Nova Friburgo, e iniciou o curso de História, porém, antes disso, em 1972, através de uma autorização, começou a dar aulas da disciplina que, dois anos depois, seria sua vida profissional, começando aí a vida do Professor Déscio. “Não fiz o Curso Normal, fiz o Científico, pois não pensava em ser professor, aconteceu por acaso. Naquela época era difícil termos professores formados com faculdade no interior, assim, por intermédio do Sr. Clirton, consegui dar as aulas em caráter provisório”, lembra.
Apaixonado pela profissão e realizado, o professor acredita que “abriu um pouco os caminhos dos que foram seus alunos” e foram muitos!
Paralelo às aulas, Déscio já se envolvia com política. Começou a militar no mesmo ano em que virou professor, e na ‘oposição’, embora não tivesse ainda oficialmente oposição no município, existia apenas o partido da Aliança Renovadora Nacional (Arena). E em 1974, com muita dificuldade, junto com o amigo Leandro Cariello, recriaram o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que chegou a existir em 1966, e na época, lançou Armando Lemos como candidato ao cargo de Prefeito. “A parte política foi cada vez mais ganhando vida dentro da minha profissão porque, na verdade, história é uma vida contada e isso foi aguçando o meu sentido político”.
O grupo político, conhecido como do Professor Délio Mululo, estava formado, disputas e derrotas marcaram o grupo, que cada vez mais se fortalecia, ganhava credibilidade, consequentemente, adeptos. Enquanto Vereador, iniciou seu mandato pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), criou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), encerrando seu mandato filiado a ele. Até que em 1996, Déscio foi candidato a Vice-Prefeito na chapa com Tadeu Erthal e, em 2000, com Affonso Monnerat como candidato a Prefeito. Mais derrotas. Somente em 2004, o grupo conquistou sua grande vitória, o povo acreditou e elegeu Affonso Monnerat e Paulo Barros para o executivo bom-jardinense. “Como Vereador, tive uma visão maior da vida política bom-jardinense, mas não da Prefeitura, que só depois em que assumi a Secretaria de Governo, em 2005, pude ver como é encrencada sua vida burocrática e funcional”.
Seguindo as leis e os trâmites burocráticos, o secretário Déscio já fez muito nesses quase cinco anos de Prefeitura. No primeiro mandato, ocupou a pasta da Secretaria de Governo, Turismo e Esporte, sendo o responsável pela elaboração do Plano Diretor e implantação do Centro de Internet Comunitária (CIC). Uma de muitas ações importantes à frente da secretaria foi a estruturação e organização do Carnaval, considerado pelo próprio, como um dos pontos fortes na área de Turismo em Bom Jardim, tornando-o assim, um dos melhores do interior do estado do Rio de Janeiro. “Digo sempre que a criação tem que partir mais do povo do que do poder público. O carnaval sem os carnavalescos e os foliões não existe, assim como sem toda a estrutura que fornecemos para esse grande espetáculo”, ressaltou.
Junto a sua equipe, agora como Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Déscio consegue privilegiar as diferentes culturas existentes no município. Contando com o apoio do Prefeito e sempre inovando, atinge os anseios do povo, e resgata tradições culturais do município, como a Folia de Reis, a poesia, a música, a dança. Com ele, a Casa da Cultura voltou a ser da cultura. Espaços virarão centros de cultura, como é o caso do Galpão Cultural, localizado na antiga usina de café do Coronel Luiz Corrêa, o Cinema será reformado e acontecerá a primeira Conferência para discutir sobre Cultura no município.
Enquanto no esporte, o Ginásio Poliesportivo leva lazer e diversão a bom-jardinenses de todas as idades. A Escolinha Municipal de Futebol Mário Tito possui três núcleos, as aulas de voleibol para meninas estão sempre com turmas cheias, além de parcerias com projetos particulares.
Após 37 anos de profissão, o Professor Déscio deixará a sala de aula, mas diz que vai continuar professor para sempre. Inclusive, utiliza seu lado de Professor de História na Secretaria, organizando a documentação sobre a história do município, no que tange a área cultural, são documentos, entrevistas, fotos, tudo isso já faz parte do arquivo audiovisual do município.
“Apesar de muitas dificuldades, encontrei uma facilidade na Prefeitura, pois o Prefeito Affonso é muito prático e acima de tudo, está o caráter dele em fazer a coisa corretamente, e isso é muito bom porque executamos ações sabendo que temos o respaldo dele e que estamos na linha certa. Affonso é um político moderno, que nos dá liberdade para criarmos, inovarmos”, conclui o Secretário de Turismo Esporte Cultura e Lazer, o Professor Déscio.

Nenhum comentário: