quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PERFIL da equipe do Prefeito Affonso Monnerat

Lutas e conquistas fazem parte da vida de Rozeli Marques da Rosa Corrêa

Rozeli Marques da Rosa Corrêa, mulher forte, simples, batalhadora e muito querida, mãe e avó, nasceu no município de Nova Friburgo, possui 48 anos, é professora há 25 e está como Secretária Municipal de Educação há quase três.
Rozeli, que faz questão de contar que sempre estudou em escola pública, tinha o sonho de cursar psicologia, mas por não querer quebrar o vínculo com a família, com o então namorado, hoje seu marido, para estudar em outro município, resolveu estudar pedagogia, por achar que, assim, atuaria um pouco como psicóloga das crianças.
Mudou-se para Bom Jardim após o casamento, foi morar no distrito de Banquete, e em 1984 começou a trabalhar na Escola Municipal Júlio Salusse, como diretora e professora, pois é dessa forma que funciona uma unidade escolar na zona rural e permaneceu por 23 anos. “Identificava-me com a escola, eu tinha muito que fazer. Sou uma pessoa que luta pela comunidade, pelas crianças, pelas pessoas. Tenho uma história daquela época que me deixa saudade. Os colégios estaduais entravam muito em greve e por isso os pais começaram a me pedir vagas para seus filhos, mas a distância do centro de Banquete até a escola era grande, uma hora de caminhada, foi aí que resolvi colocar as minhas crianças em uma Toyota que eu tinha e carregava todo mundo. A escola chegou a ter 100 alunos”, lembra Rozeli.
Rozeli resume sua vida profissional, sempre dedicada à educação, na eterna luta por melhorias para a classe, mas principalmente, pelos alunos e por sua comunidade. Decidida a fazer mais, a buscar por mais justiça, candidatou-se a vereadora na eleição de 2004 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB. “Eu subia nos palanques e falava o que vinha do coração, que estava em mim, era espontâneo, eu ia ao lugar antes, via a situação e falava, eu sabia que não ia ganhar, mas estava lutando”.
Rozeli perdeu a eleição, mas não perdeu a vontade de melhorar o ensino do município. Foi então que o prefeito eleito, Affonso Monnerat, a convidou para fazer a transição na educação, com mais alguns professores. Com muito entusiasmo, visitou todas as escolas e apontou ao prefeito o que estava acontecendo na educação de Bom Jardim.
Após 23 anos na Escola Municipal Júlio Salusse, por considerar o dever cumprido, achou que deveria partir para uma nova escola e assim o fez. Atuou como diretora da Escola Municipalizada Edmo Benedicto Corrêa por um ano e meio e a partir daí, começou a ser conhecida e reconhecida por seu trabalho na nova unidade, o que significou apenas um pequeno passo para receber o convite para comandar a Secretaria de Educação, na época, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Aceito o desafio, a secretária deu início a várias transformações, principalmente na autoestima dos profissionais.
“Eu descobri que eu não preciso ser uma vereadora para lutar pelos meus alunos, pelos professores e pela comunidade, porque, na verdade, não tenho esse perfil. Se eu queria lutar pela educação, pela humanização, que eu sempre falo, eu posso fazer isso sendo secretária. Estou aqui e estou fazendo o meu melhor”, falou Rozeli.
Hoje a Secretaria de Educação coordena 27 escolas, 237 professores e mais de 2.700 alunos. Os números são grandes, mas segundo a Secretária, ela não faz nada sozinha, conta sempre com a equipe, que demonstra grande profissionalismo e eficiência. A merenda foi aprimorada e possui o acompanhamento de uma nutricionista, a frota escolar foi ampliada, a rede possui orientadores pedagógicos, o ensino é único, pois o que é oferecido na zona urbana é oferecido na zona rural, e muito mais será feito pela educação de Bom Jardim. “Estamos caminhando para organizar a rede, queremos ampliar o projeto de música, levar teatro às escolas, grupos para recreação, faremos o Plano de Carreira do Profissional até o fim do ano, montaremos o Conselho Municipal de Educação e o Plano Municipal de Educação. Tenho muita preocupação em que vou deixar, é um comprometimento muito grande, é difícil, mas prazeroso. Eu amo o que faço”, disse Rozeli emocionada.
Como uma boa ouvinte, está sempre aberta para ideias, sugestões, e pelo espírito de sempre ajudar, e pelo enorme respeito que tem pelo outro, não deixa ninguém sair da secretaria sem ser atendido, seja ele pai, aluno, profissional, o que fez Rozeli ganhar fama de boazinha, mas a própria retruca e diz que não é questão de ser boazinha, mas de ser uma pessoa justa.
Por fim, a atual Secretária de Educação ressalta o bom trabalho dos secretários do Governo Affonso Monnerat e Paulo Barros, da parceria com os vereadores e agradece a oportunidade: “Agradeço a Deus, ao Prefeito Affonso Monnerat e aos profissionais da educação, porque através da convivência com os professores, suas angústias, seus conflitos, tirei forças para viver esse desafio. Se o Brasil está caminhando para fazer algum bem à educação, o nosso município está fazendo sua parte e nós estamos contribuindo para isso”.

Nenhum comentário: