quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Coluna do A. Magno

Missão cumprida!
(*) A. Magno

Numa de minhas férias quando alguns amigos e eu papeávamos nas proximidades do Bar Ponto Chic, inesperadamente, fui abordado pelo Senhor Manoel Erthal:
– Bom dia Lopes!
Retribui a saudação, mas como não tinha intimidades com ele resolvi ficar na minha, tentando entender o motivo daquela aproximação.
– Ô Lopes você ainda está morando em Recife? – perguntou.
– Estou Seu Manoel.
– Ô Lopes neste caso, eu poderia pedir-lhe um grande favor?
– Pois não, Seu Manoel!
– É o seguinte, Lopes: Eu tenho um grande amigo em Caruaru, que inclusive escreve para “O Bonjardinense”. Ele se chama Aureliano Alves, foi Coletor Estadual em Bom Jardim por bom tempo, onde deixou grandes amigos. Porém, ele se encontra muito doente. Assim sendo e se possível, você poderia visitá-lo e transmitir os meus votos de pronto restabelecimento da saúde?
Uma ida e volta a Caruaru, significava viajar uns 280 km, todavia, como eu já tinha aprendido que amigos são riquezas de valor inestimável, são companheiros e parceiros que compartilham idéias e sentimentos, eu pude compreender a preocupação e o carinho de Seu Manoel para com o amigo Aureliano. Aí, não pestanejei e respondi:
– Perfeitamente, Seu Manoel! O Senhor tem o endereço de seu amigo?
Seu Manoel retirou um papelzinho do bolso, no qual, continha o que eu precisava para cumprir com a grata missão.
De volta a Recife, peguei o carro num fim de semana e fui bater na residência do Aureliano. Mas, infelizmente não o encontrei, pois, segundo um dos vizinhos ele estava em Recife, fazendo exames. Um mês depois, retornei à Capital do Agreste. Ao chegar ao endereço, toquei a campainha e após alguns minutos, um simpático setentão, magro, caminhando a passos lentos, perguntou:
– Pois não meu jovem?
Fiquei ligeiramente tenso, mas...
– Boa Tarde! Eu gostaria de falar com o senhor Aureliano.
– Já está falando com ele, meu jovem. Mas, por favor, vamos entrar!
Passamos pela sala e fomos nos sentar em sua bela biblioteca, quando então, falou:
– Pois bem, meu jovem, em que posso ser útil?
Aí, já descontraído, abri o jogo:
– Senhor Aureliano, eu sou de Bom Jardim Estado do Rio, resido em Recife e aqui estou para lhe visitar em nome do Senhor “Manoel Erthal”.
O baiano de Feira de Santana, radicado em Caruaru, estupefato e emocionado ao ouvir-me, abraçou-me forte com as mãos trêmulas e abandonando a sua intelectualidade, falou:
– Homem de Deus!... Manoel é um cabra muito atencioso! Ele sabe melhor do que ninguém o quanto cultivar uma amizade faz bem, traz a paz de espírito e uma alegria indescritível!
Passamos boas horas conversando e saboreando um reforçado café nordestino em meio a um mundo de perguntas feitas pelo Aureliano sobre Bom Jardim, a terra que carinhosamente, o acolhera por bom tempo.

Nenhum comentário: