sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Entrevista com Regina Bergamo Monnerat, secretária municipal de Promoção e Assistência Social

O lado social de BJ ser no pós-tragédia de janeiro de 2011

Após retomar às atividades quase que em sua normalidade em razão da catástrofe ocorrida em 12 de janeiro, a Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social, Regina Helena Bérgamo Monnerat, conta ao JORNAL MAIS BJ as dificuldades encontradas pela Secretaria, assim como os resultados alcançados através do incansável trabalho de apoio às vítimas e também à população bom-jardinense em razão dos programas, projetos e atendimentos contínuos da Secretaria. No cargo desde 2006, Regina Bérgamo relata detalhadamente os dias difíceis e presta contas ao povo de Bom Jardim.

JMBJ: Como foi trabalhar e encontrar soluções para tantos problemas diante das precárias condições de acesso e mobilidade?
Regina Bergamo (foto): Os primeiros dias foram bastante difíceis, pois sem acesso aos bairros e distritos, precisamos nos mobilizar para atender a toda a população o mais rápido possível. Com essa grande demanda, nosso ritmo de trabalho, meu e da minha equipe, estava muito acelerado e intenso, pois nosso pensamento era apenas um: amenizar o sofrimento e atender as necessidades de cada bom-jardinense. E foi isso que fizemos. Montamos alguns pontos de apoio que surtiram resultados positivos, pois assim conseguíamos cadastrar as famílias atingidas e distribuir os donativos. As pessoas chegavam até nós muito nervosas e tínhamos que manter a calma, por mais difícil que fosse a situação, foram momentos marcantes para toda a equipe. 

JMBJ: A secretaria possui a relação de doações recebidas pelo Município?
Regina Bergamo: A Secretaria trabalha de forma muito transparente e assim, no primeiro momento, fazíamos balancetes diários com tudo o que chagava e tudo o que era doado. Temos tudo anotado, do período de janeiro até o dia de hoje, pois diante de uma situação de calamidade pública, é nosso dever prestar contas e atuar com a máxima transparência. E diante de tantas doações, de tantos gestos de solidariedade, gostaria de agradecer pelo carinho e generosidade do povo que se consternou com a gravidade da tragédia ocorrida em Bom Jardim.

Produto recebidos
CESTA BÁSICA e produtos alimentícios
MATERIAL DE LIMPEZA (CLORO, ÁGUA SANITÁRIA, VASSOURA, RODO, AMACIANTE, DESINFETANTE, DETERGENTE, SABÃO EM BARRA, SABÃO EM PÓ, BALDE, BOMBRIL, ESPONJA, SACO DE CHÃO E PAPEL TOALHA)
ROUPAS E CALÇADOS
ÁGUA
LEITE EM CAIXA
FRALDA DESCARTÁVEL INFANTIL E GERIÁTRICA
COLCHÃO
LEITE EM PÓ – PCT. COM 1 KG
COLCHONETE
FOGÃO - Doação da Comunidade Beneficente Chinesa (Taiwan) do Brasil
GELADEIRA - Doação da Comunidade Beneficente Chinesa (Taiwan) do Brasil
MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL (SABONETE, PAPEL HIGIÊNICO, ABSORVENTE, PENTE, COTONETE, REPELENTE, ESCOVA DE DENTE, FIO DENTAL, CREME DENTAL, PRESTOBARBA, ALGODÃO, SHAMPOO, CONDICIONADOR)
ACHOCOLOTADO LÍQUIDO
AVEIA
PAPEL HIGIÊNICO
ROUPAS DE CAMA, BANHO, COBERTAS, EDREDON, COLCHAS E TRAVESSEIROS
PANETONES
UTENSÍLIOS DOADOS PELA RECEITA FEDERAL
CARNE SECA
DIVERSOS (VELA, FÓSFORO, COPO DESCARTÁVEL, PRATO, TALHER, GUARDANAPO, BRINQUEDOS, QUENTINHAS)

JMBJ: Quantas famílias foram visitadas para preenchimento da ficha social? E quantas a secretaria inscreveu no Cadastro Único para Programas Sociais – CADÚNICO – um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total?
Regina Bergamo: Após a enchente, foram preenchidas 919 fichas sociais através de visitas domiciliares realizadas pelas Assistentes Sociais. Já com o CadÚnico, temos 1.848 cadastradas até o momento e através dele temos a possibilidade de conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família. O cadastro único viabiliza também o acesso a todas as políticas públicas, como Bolsa Família, Carteira do Idoso, Isenção de Taxas em Concurso Públicos, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Programas Complementares, Projovem, Tarifa Social de Energia Elétrica e Alíquota de 5% do INSS.   

JMBJ: Para os itens recebidos da Receita Federal, como divulgado anteriormente, qual foi o critério de distribuição utilizado?
Regina Bergamo: Em reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), montamos uma comissão para visitar o Ginásio Poliesportivo Edgar Erthal, onde as doações estavam alocadas. Esta comissão foi formada pela Presidente do CMAS, Secretária Municipal, Vereadores e membros da Sociedade Civil. Após verificarmos todos os produtos, ficou decidido que o critério seria o seguinte: seriam montados kits com os itens recebidos para os moradores dos bairros e distritos atingidos, após realização do preenchimento de ficha social, através das Assistentes Sociais em suas residências, o que já havido sido realizado desde o mês de fevereiro. E os outros materiais que não teriam quantidade suficiente para atender a todas as famílias seriam distribuídos entre a rede municipal e instituições de Assistência Social.

JMBJ: Atualmente, como está o funcionamento da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e dos Centros de Referência da Assistência Social após a enchente?
Regina Bergamo: O atendimento está parcialmente normalizado e está sendo distribuído pelos três Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e na Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, ou seja, estamos atuando de maneira a atender as demandas de todos os bairros e distritos, sempre com carinho e atenção à população.
De acordo com a planilha abaixo:
CRAS – JARDIM ORNELLAS – Rua Aladyr Rodrigues Costa, nº 73

  • JARDIM ORNELLAS
  • CAMPO BELO
  • NOVO MUNDO
  • BARRA DE SANTA TEREZA (ATÉ O ZÉ DO GINO)
  • BARRA ALEGRE
  • SÃO JOSÉ DO RIBEIRÃO
  • ALTO DE SÃO JOSÉ
  • CAPIVARI
  • JARDIM OURO VERDE
  • SANTA ROSA
CRAS – BANQUETE – Estrada do Rosário, s/nº

  • BANQUETE
  • RETIRO
  • ROSÁRIO
  • BARRA DE SANTA TEREZA (ATÉ O ZÉ DO GINO)
  • PEDRA BRANCA
  • BARRA DO BENGALA
  • BEIRA RIO
CRAS – SÃO MIGUEL – Rua João Jacinto de Carvalho, nº 1078

  • SÃO MIGUEL
  • CAXANGÁ
  • BAIRRO DOS ALVES
  • BOM DESTINO
  • JARDIM BOA ESPERANÇA
  • BEM-TE-VI
SMPAS – Rua Miguel de Carvalho, 158  Centro

  • ÁGUAS CLARAS
  • ALTO SERTÃO
  • PONTE BERÇOT
  • ARRASTO
  • BABAQUARA
  • CENTRO
  • MARAVILHA
  • VELOSO

JMBJ: Já está em funcionamento o Centro de Referência Especializado da Assistência Social. No que ele difere do Centro de Referência da Assistência Social e qual será o seu foco de atendimento?
Regina Bérgamo: O Centro de Referência da Assistência Social – Cras – é o lugar que possibilita o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. É a porta de entrada dos usuários da política de Assistência Social para a rede de Proteção Social Básica. O Cras presta serviços continuados para as famílias, os seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Articula e fortalece a rede de proteção básica e previne as situações de riscos. Já o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Creas – trabalha diretamente com a violação de direitos tais como: violência física, moral e psicológica nas suas mais diversas amplitudes, desenvolvendo serviços especializados para atendimento e proteção imediata a pessoas e famílias vitimadas.

JMBJ: Como foi realizado o cadastro do aluguel social no Município? Quantas famílias foram beneficiadas?
Regina Bérgamo: O cadastro para o Aluguel Social foi realizado pela equipe da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, com ajuda de técnicos da Secretaria Municipal, devido à equipe do Estado ser pequena e à grande demanda. Foram inscritas 342 famílias e todas estão recebendo o benefício. Essas inscrições foram realizadas em três etapas no Município.

JMBJ: Secretária, agradeço a disponibilidade em conceder ao Jornal Mais essa entrevista e fica aberto o espaço a suas considerações finais:
Regina Bérgamo: Agradeço ao Jornal Mais por esta oportunidade de falar direto à população bom-jardinense e permitir que continuemos nosso trabalho de maneira transparente como sempre o fizemos. Agradeço também toda equipe da Secretaria que trabalhou incessantemente e continua desenvolvendo trabalhos sociais no Município, bem como a todas as pessoas que nos ajudaram direta e indiretamente. Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos já que sem o apoio de todos não seria possível a realização do trabalho de ajuda a nossa população em um momento tão difícil. Ressalto ainda, que foram de suma importância as opiniões, as críticas, os incentivos e as doações de todos que interagiram nesse processo de socorro ao nosso Município. A Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social não poderia apenas com sua equipe abraçar sozinha a população atingida. Agradeço ainda, em especial, a generosidade e disposição de trabalho dos jovens bom-jardinenses que não mediram esforços para descarregar e ajudar a distribuir com muito ânimo e vigor os produtos que chegavam para doação. Enfim, a Secretaria de Assistência Social está aberta a todos que desejarem esclarecimentos sobre os trabalhos que estamos desenvolvendo no Município de Bom Jardim. Obrigada a todos!

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