JORNAL MAIS BJ chega à edição nº 500!
Em seu 16º aniversário, como o único veículo impresso de circulação ininterrupta do município, o JORNAL MAIS BOM JARDIM está chegando neste mês de abril, à sua EDIÇÃO Nº 500! Nasceu de um sonho do jornalista bom-jardinense LUIZ ANTONIO DIAS, que se tornou realidade em 5 de março de 1995, ainda com o nome de “JORNAL DE BOM JARDIM”, o periódico tinha o orgulho de trazer estampado o nome do município onde nasceu, se desenvolveu e agora, um adolescente de 16 anos, se prepara para seguir adiante, graças ao apoio e ao carinho de seus assíduos leitores, anunciantes, amigos e simpatizantes.
Um editor de jornal uma vez disse que lançar um jornal é como “ter um filho”. Seguindo essa comparação, o “filho” nasceu forte e saudável. E mesmo que inimigos fortuitos e gratuitos tenham tentado abortá-lo antes mesmo de seu nascimento o “filho” veio à luz, cresceu e se desenvolveu e, apesar desses inimigos terem conseguido “roubar-lhe” o nome original, hoje, MAIS forte, MAIS valente, MAIS disposto e ainda MAIS saudável, chega à invejável marca das 500 edições!
Para se chegar a essa histórica e memorável marca, foram muitas lutas, muitos esforços e sacrifícios, muitas noites sem sono ou mal-dormidas. Mas valeu e tem valido a pena. O que no começo era um simples sonho, hoje é uma pujante realidade. E as dificuldades no início eram muitas. Para começar, não havia computadores, câmeras digitais, nem internet, que hoje facilitam a vida de muitos. Tudo era feito de forma muito precária e rudimentar, usando velhas máquinas de escrever para datilografar as matérias, que depois eram montadas em tirinhas verticais e coladas numa cartolina, formando as chamadas “colunas”. As fotos eram tiradas em máquinas de filme fotográfico, que depois de reveladas eram marcadas nos locais onde iriam figurar na página do jornal. Tudo isso depois era colocado numa caixa e enviada via terrestre para a gráfica, que se encarregava de montar as chapas e imprimir os jornais, que no início ainda eram em preto & branco, lembram-se?
Hoje isso tudo mudou, quase ninguém se lembra mais das obsoletas máquinas de escrever e câmeras de filme em rolo. A tecnologia avançou, vieram novas ferramentas que facilitaram muito a feitura de jornais e o sistema de offset em policromia com fotolito digital usado pela gráfica da TRIBUNA DE PETRÓPOLIS, que imprime o JORNAL MAIS é dos mais modernos e utilizados em todo o mundo. Mundo que fez o JORNAL MAIS ser conhecido e reconhecido não apenas em Bom Jardim, mas em muitos rincões do Brasil e deste planeta. Tanto que já teve seu slogan “O único no mundo especializado em Bom Jardim” citado na coluna do Anselmo Góis, em O Globo, e até no jornal esportivo A Bola, na distante nação portuguesa.
Para trás também ficaram muitas lágrimas de tristeza pelos inúmeros revezes, mas, sobretudo, houve principalmente, muitas lágrimas de alegria pelas incontáveis conquistas. Alegria também por saber que estamos levando à população local informações importantes sobre o dia-a-dia da cidade, por estarmos ajudando a construir, contar e documentar sua história e a história de seu destemido e laborioso povo.
Agora, com o apoio e o reconhecimento de todos, é só seguir em frente, pois muitas outras conquistas ainda virão e sobretudo, comemorações. Comemorações como esta das 500 edições, que daqui a mais alguns anos, estaremos recordando, quando todos chegarmos e juntos comemorarmos a 1.000ª EDIÇÃO!
Parabéns JORNAL MAIS por suas 500 edições! Parabéns povo de BOM JARDIM, porque vocês são a principal causa de estarmos chegando à edição 500ª!
Nenhum comentário:
Postar um comentário