A água amarelada fornecida pela Cedae aos moradores do segundo distrito chamou a atenção do diretor de interior do órgão, Heleno Silva, que após reunião no Rio com o deputado Rogério Cabral e uma comissão de moradores, veio a BJ realizar uma inspeção na qualidade do líquido que estava sendo consumido no distrito de São José do Ribeirão.
Conforme veiculado na edição passada do JORNAL MAIS, no último dia 12, uma comissão de moradores de São José do Ribeirão, representando a população inconformada com a má qualidade da água servida pela Cedae ao distrito, foi ao Rio de Janeiro, onde esteve com o deputado Rogério Cabral e com o diretor de interior da estatal, Heleno Silva (foto acima), quando este veio a tomar ciência da gravidade do problema, bem como da revolta dos usuários que consomem a água. Dr. Heleno, muito sensibilizado com as reclamações, imediatamente agendou para a sexta-feira passada, dia 15, uma visita sua e dos engenheiros da Cedae ao segundo distrito.
Por volta das 9h, a comitiva, acompanhada de Rogério Cabral, seguiu em direção às instalações da Cedae
Ainda na estação o diretor pôde observar que o filtro da ETA não estava em plena capacidade de funcionamento, pois apresentava defeito e se encontrava sujo, precisando de areia e de reparos. Também foi realizada uma visita ao córrego da Silveira, local de captação da água bruta atualmente. Do Alto de São José a comitiva partiu em direção à sede do distrito, onde após tomar café da manhã servido, gentilmente, pelo restaurante Da Belo, deu início às visitas técnicas aos mananciais que nascem nas imediações da Pedra do Jaracatiá, assim como na cachoeira do Ribeirão do Capitão.
Durante almoço, que foi servido a toda a comissão, no Sítio do Ernesto (Bairro de Fátima), o Dr. Heleno informou que a inspeção foi muito importante, principalmente por ter tido a oportunidade de conhecer de perto a extensão do problema. Disse que realmente existe a necessidade urgente de serem feitos novos investimentos no sistema de captação do distrito, assim como na capacitação de pessoal para operar a ETA. O diretor ficou impressionado com a quantidade de água nos mananciais visitados e garantiu que será agendada nova visita dos engenheiros da Cedae, que farão um estudo para avaliação da qualidade e vazão, sendo muito cogitada a possibilidade de vir a ser mudado o local de captação de água bruta e a construção de uma nova e moderna estação de tratamento de água para atender a toda a população do distrito.
De imediato, Dr. Heleno e os engenheiros presentes garantiram à população que a partir desta inspeção, a qualidade da água servida já seria outra, ou seja, dentro dos padrões de exigência e que as medidas administrativas cabíveis seriam tomadas. Rogério Cabral também constatou a necessidade de melhorias e acrescentou que não medirá esforços para resolver este problema de forma definitiva. “Já na época da campanha, quando estive
Nenhum comentário:
Postar um comentário