Mais de 30 participantes integram o grupo que busca melhor qualidade de vida
Ana Amelia Mendes (PMBJ) - A Prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Saúde e Defesa Civil do município, vem desenvolvendo um trabalho de promoção de melhoria da qualidade de vida da população por meio das unidades do Programa Saúde da Família (PSF). No distrito de São José do Ribeirão, os profissionais dedicam três dias na semana para desenvolver o projeto de atividade física e dança em pessoas acima de 50 anos e o grupo já conta com mais de 30 participantes.
Com ajuda do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com o educador físico, Ramon Erthal, o grupo se reúne às terças, quartas e quintas-feiras, às 8h30. Antes do início do trabalho de condicionamento físico, as agentes de saúde verificam a pressão de cada participante e periodicamente realizam o teste glicêmico. Para a fisioterapeuta da unidade de São José do Ribeirão e coordenadora do grupo, Margareth Nunes, a prática da atividade física regular é importante em todas as faixas etárias. “Além da atividade física orientada auxiliar no controle de doenças crônicas, como o diabetes, e aumentar a expectativa de vida, ela traz benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais para os participantes. Criou-se através do grupo um vínculo de amizade e carinho, o que tornou mais fácil e prazeroso o desenvolvimento do trabalho”, salientou a fisioterapeuta.
Esse trabalho é praticado em todas as unidades do PSF, atingindo assim toda população bom-jardinense. O educador físico Ramon lembra que basta ter vontade para mudar maus hábitos de vida como o sedentarismo. “As pessoas interessadas em integrar aos grupos de atividades físicas podem procurar o PSF mais próximo de sua casa e se cadastrar. Nossa proposta é investir em práticas preventivas, tornando o envelhecimento dessas pessoas mais saudável”, disse Ramon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário