A prevenção de catástrofes naturais foi o principal tema da abertura do I Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, ocorrido na última segunda-feira. Nesse sentido, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (foto), afirmou que terá duas linhas de ação, a preparação das comunidades para as percepções de risco e o investimento em obras estruturantes.
Para o ministro, é necessária a participação integrada da União, estados e municípios, além de uma reestruturação na Defesa Civil investindo na capacitação de seus agentes. “Precisamos de um selo de prevenção para proteger e poupar vidas”, afirmou o ministro.
Para as regiões atingidas pelas chuvas, o MI vai lançar mês que vem o Cartão de Pagamento da Defesa Civil (CPDC), que fará a transferência de recursos federais para os estados e municípios em situação de emergência e calamidade pública. “Além de dispensar abertura de conta para recebimento do recurso, o cartão dará maior transparência na medida em que qualquer pessoa terá acesso aos seus extratos”, esclareceu o ministro.
Para o presidente da República em exercício, Michel Temer, um dos focos de prevenção deve ser a fiscalização e proibição de construções em áreas de risco como encostas e montanhas. “Será uma tentativa de impedir que, no futuro, as populações mais carentes tenham as mesmas perdas que tiveram no presente”, enfatizou Temer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário