Saúde, Promoção Social e Defesa Civil integram ações e trocam informações
Ana Amelia Mendes (PMBJ) - No dia 04 de abril, a Comissão Municipal de Estratégias em Emergências e Desastres, formada por profissionais de todos os setores da Prefeitura de Bom Jardim e com objetivo de integrar as ações em resposta à catástrofe ocorrida no dia 12 de janeiro, reuniu-se para discutir as ações, as dificuldades em realizá-las, e sugestões para implantação de novas estratégias de reconstrução do município.
De acordo com a coordenadora de Odontologia, Dra. Maysa Monnerat, a secretaria de Saúde já está viabilizando a compra dos equipamentos danificados com a enchente, e os pacientes da unidade odontológica de São José do Ribeirão, que foi totalmente destruída, estão recebendo atendimento na unidade do Alto de São José, medida que prioriza o tratamento dos usuários do serviço odontológico. Da mesma forma, a coordenação dará continuidade ao curso de Auxiliar de Saúde Bucal (antigo ACD) que atinge também funcionários que já trabalham na área para atualizá-los, e estudar a possibilidade de realizar um dia de palestras com todos os dentistas da rede ministradas por médicos também da equipe da secretaria de Saúde de Bom Jardim.
Já com relação às unidades do Programa Saúde da Família, a coordenadora, Dra. Dalila Mendes, ressaltou a importância do trabalho intensificado das agentes de saúde no combate à dengue, informou também aos participantes que a secretaria está oferecendo atendimento nutricional aos alunos da Escola Municipal Governador Moreira Franco e que, para o próximo ano, há estudo em andamento para implementação do projeto Saúde na Escola, integrando ações.
A secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, apresentou o planejamento da secretaria diante da entrega dos 25 kits a serem doados às vítimas da tragédia de acordo com os critérios do governo do estado. “Os kits conterão geladeira, fogão, duas camas de solteiro, uma cama de casal, todas com colchões e um jogo de panelas. Assim que a secretaria de estado de Assistência Social e Direitos Humanos nos enviar os kits, visitaremos cada família e após o laudo da assistente social, realizaremos a sua doação”, explicou Regina.
Ao fim da reunião, a Defesa Civil Municipal relatou a confecção de 1.210 vistorias e transmitiu a determinação do governo do estado em realizar novas vistorias em todos os imóveis pertencentes às famílias beneficiadas pelo aluguel social. E a coordenação de Saúde Mental, comandada pela psicóloga Érica Dutra, apresentou os programas à disposição da população como o Centro de Atenção Psicossocial, o Centro de Reabilitação Psicossocial, Terapia Coletiva com as vítimas da tragédia e o retorno do Programa de Controle do Tabagismo oferecido nas oito unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município.
Os membros da Comissão Municipal de Estratégias em Emergências e Desastres marcaram para o dia 13 a próxima reunião onde farão mais ajustes e trocaram mais informações a serem transmitidas à população para, consequentemente, sanar suas dúvidas e questionamentos referentes a diversos assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário