Atentos a situação da Região Serrana do Rio, mais uma vez, o Senador Francisco Dornelles acompanhado do Secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes e do Subsecretário Sebastião Rodrigues visitaram os municípios atingidos pelas chuvas. A visita foi realizada no dia 28 de janeiro, passando por Trajano de Moraes, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Areal e principalmente Bom Jardim. A comitiva também contou com a presença dos prefeitos locais.
Em Bom Jardim, acompanhados pelos prefeitos Paulo Barros de Bom Jardim e de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes, junto com o Sub Secretário Sebastião Rodrigues, o Secretário Municipal de Bom Jardim Fabrício Hoelz e do líder comunitário do município Dail Auto Elétrica, as autoridades testemunharam o triste quadro de estragos, formado por casas derrubadas e aterradas, comércios fechados a saqueamentos e mortes.
Segundo o prefeito Paulo Barros, em Bom Jardim, onze pontes foram derrubadas pela força das águas, e outras seis em Trajano de Moraes. O primeiro local visitado pelo grupo foi a rodovia que liga a RJ 116 a São Miguel e Trajano.
“Em Bom Jardim o mesmo espaço que atende a coleta de alimentos e doações é dividido com lama e destroços. A situação é tão precária que a população tem revirado lixos em busca de objetos pessoais, íntimos e básicos”, contou Affonso Monnerat .
Junto ao Governo do Estado o Exército tem construído pontes móveis em situações onde não há passagem, utilizada apenas em questão de calamidade pública. E Bom Jardim foi construída as pressas uma dessas vias, que liga o centro de Bom Jardim até os bairros de São Miguel e os distritos de São José do Ribeirão e Barra Alegre.
“A população de Bom Jardim e Nova Friburgo estão praticamente Ilhadas. Durante todo o percurso aéreo observamos muitos locais ainda inacessíveis, com eminentes riscos de queda de barranco. A antiga linha do trem que liga Bom Jardim ao distrito de Banquete se encontra em uma situação vulnerável. É a única maneira de se atravessar de um ponto da cidade a outro. Muita poeira, muitas casas que foram destruídas, famílias que se perderam em meio de toda essa tragédia, não tiveram paz ainda, nem tempo para reestruturar suas vidas. Apesar de Bom Jardim não ter um alto índice de mortos, a cidade foi fortemente abalada. Junto ao Senador Francisco Dornelles nos colocamos à disposição dos prefeitos para o que precisarem. Tenho muito carinho por toda a região. Unidos vamos ajudar a reconstruir tudo, sem deixar essa tragédia cair no esquecimento”, disse Julio Lopes.
(N.R.: Matéria enviada por e-mail a redação do JMBJ, só agora em 5 de abril de 2011, pelas jornalistas Thais Martins e Fernanda Salazar, da assessoria do Secretário Estadual Julio Lopes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário