quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Auto Viação 1001 atinge meio século servindo também a BJ

Luiz Antonio Dias (JORNAL MAIS - EXCLUSIVO)

Precisamente há 50 anos, em 23 de agosto de 1969, a Auto Viação 1001 inaugurou a linha direta Bom Jardim à Niterói, até então feita através de conexão com Nova Friburgo. Foi uma grande festa que mobilizou a população. O ato inaugural foi presidido pelo Sr. José Evangelista Cortês, fundador e presidente na época da 1001, pelo prefeito Diácano Alves Vieira e pelo presidente da Câmara, o vereador Mário Machado Nicolielo, que mais tarde seria prefeito do Município. Este fato, foi considerado bastante importante na época, tanto assim que em sua edição do dia 26/08/1959 (página 2), o jornal “Diário do Comércio” (dirigido pelo jornbalista Dalton Feliciano Pinto e que já deixou de circular) da antiga capital do Estado, noticiou com destaque este acontecimento, conforme ajudou a informar para esta nossa presente reportagem do JORNAL MAIS BJ+NF, o querido amigo, assinante, advogado e jornalista bom-jardinense Dr. Célio Erthal Rocha que reside em Niterói e a quem, num parêntese que fazemos, aproveitamos para apresentar nossos agradecimentos pela informações encaminhadas a nossa redação.
A fita simbólica de abertura do escritório da 1001, localizado na Praça João de Almeida, em frente a antiga estação da Leopoldina, foi cortada pela viúva do estimado motorista João de Almeida. Antes da inauguração a 1001 ofereceu almoço às autoridades e convidados no Hotel Moraes, dirigido pelo empresário Luiz Corrêa de Moraes. Durante o almoço falaram o deputado Saramago Pinheiro, presidente da Assembléia Legislativa, o Prefeito Diácano Alves Vieira, o presidente da Câmara Mário Nicolielo, o vereador Oscar Serpa de Carvalho, o Sr. Aníbal Quintes (avó do atual vereador Jorge Delduque Quintes), o jornalista Lionil Melo e o advogado e jornalista Célio Erthal Rocha. Agradecendo as manifestações de carinho das autoridades e da população discursou em nome da 1001, o advogado da empresa, Dr. Afrânio Moreira.

À tarde, ainda, em homenagem a Viação 1001, houve uma carreata tendo a frente o Prefeito Diácano Vieira, acompanhada por táxis e carros particulares do município, percorrendo as ruas da cidade sob aplausos da povo. De todas as festividades participou a Banda Recreio Bonjardinense, sob a regência do maestro José (Zeca) Miranda, executando músicas de seu apreciado repertório.
Compareceram, ainda, às festividades o engenheiro Iago Valério, representando o Secretário de Transportes Paiva Muniz, os Srs. Godofredo Erthal (pai do atual secretário municipal de agricultura Tadeu Erthal), José Vieira, Sebastião Corrêa, Manuel de Paula Pinto Júnior e Jorge Tardin, Paulino Erthal, Pascoal Cariello, Humberto Neves, Jorge Tardin, Oscar Serpa de Carvalho e Adelque Figueira Rodrigues, que mais tarde seria também Prefeito do Município. Compareceu ainda o ex-prefeito José Guida, o escritor e jornalista Manoel Erthal, Presidente da Associação Rural, o Maestro José (Zeca) Miranda. Estiveram, ainda, presentes os Srs. Carlos Augusto Erthal, Alberto Moretti, Luiz Santos, Agenor Silva, Leôncio Silva, Osório Barreto e Raul Emerich, bem como o professor Wilson Teixeira, diretor do Ginásio de BJ e o médico veterinário Dr. Fábio Monnerat.

Além do presidente da 1001, José Evangelista Cortez, compareceram, os diretores Lauro de Abreu Rangel, Elias Evangelista Cortez, Horácio Evangelista Cortez, Raymundo Corrêa, Dr. Afrânio Moreira, Eduardo Castellar (de família de BJ), Júlio Alves e Ari Torres Braga. Todos receberam o agradecimento e o carinho do povo de Bom Jardim por terem proporcionado notável melhoramento ao município, com a extensão da linha até Bom Jardim com seus ônibus seguros e confortáveis.

A Viação 1001 é um grande orgulho para o Estado do Rio, eis que é uma empresa vitoriosa e genuinamente fluminense. Foi iniciada por José Evangelista Cortez, com apenas a linha Niterói X Cabo Frio (até hoje seu logotipo ostentando um moinho de vento para a apuração de sal). A empresa foi aprimorada e engrandecida pelo dinamismo e visão de futuro de Jelson da Costa Antunes, que começou sua vida como modesto cobrador de ônibus.

Foi continuada e ampliada pelo tino administrativo do empresário Amaury Andrade. O gerente regional é Fábio Barreto que atende aos usuários com atenção e presteza, contando ainda em sua atual direção com o Superintendente Heinz W. Kumm Júnior e entre os outros competentes diretores, Marcelo Antunes, neto do Sr. Jelson.

A Auto Viação 1001 tudo tem feito para preservar a qualidade dos serviços prestados à população e inaugurou mês retrasado em São Paulo, conforme ampla cobertura publicada por este nosso jornal na edição n° 407, confortável e funcional sala de apoio ao cliente para facilitar aos usuários que viajam àquele Estado para compras, negócios ou turismo.



Nenhum comentário: