sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PERFIL da equipe do Prefeito Affonso Monnerat

Regina: Secretária do bom-humor, solidariedade e atitude em BJ

Regina Helena Bérgamo Monnerat (foto) nasceu em Bom Jardim, tem 43 anos, é filha de um ilustre sal, Humberto Bérgamo & Helena. Como se isso não bastasse, Regina herdou muitas características de seu pai, um verdadeiro cidadão bom-jardinense, ambos estão sempre praticando ações nobres em prol do município.
Secretária de Promoção e Assistência Social há três anos e cinco meses, bem-humorada, formada em História pela Faculdade Santa Úrsula em 1988, Pós-Graduada em Gestão Empresarial, pela Universidade Cândido Mendes, Regina iniciou sua carreira profissional na Mesbla, e em seguida, como a própria diz, com brilho nos olhos de eterna apaixonada, encontrou seu “maridão”, retornando a Bom Jardim para casar, pois nesse período morava em Niterói. Trabalhou como educadora no Colégio Santo Agostinho, porém seu momento como professora foi curto, apenas durante quatro anos, quando passou no processo de seleção para o Sebrae, onde entrou em 1995 e permaneceu por 10 anos.
“O Sebrae me deu muita experiência, aprendi muito, fiz diversos cursos, conheci muitos lugares com intuito de novos aprendizados, mas ele foi regionalizado, fecharam várias agências e a de Bom Jardim foi uma delas. Fechou dia 30 de novembro de 2005 e em janeiro de 2006, o Prefeito Affonso me chamou para trabalhar com ele, fazendo parte de sua equipe. Comecei como coordenadora, junto ao Dr. Marcos Célio, secretário na época, e em março, assumi a pasta da Secretaria de Promoção e Assistência Social, um trabalho árduo, mas muito gratificante também”, contou Regina.
Segundo a secretária, a prioridade é atender as necessidades da população, através de diversos programas como o Bolsa Família e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), sempre com transparência, honestidade, dignidade e justiça. Visitas às famílias são periódicas, a secretaria assiste cerca de 500 pessoas por mês. O enfoque atual é o Programa Bolsa Família e a implantação de mais um Cras, no distrito de Banquete, que até o fim do ano estará em funcionamento. Regina e sua equipe de 15 funcionários avançaram em pontos importantes, como a credibilidade dos munícipes na secretaria; sensibilização de setores como delegacia, cartório, Ministério Público, hospital; não praticam a política assistencialista; conquistaram a divisão da responsabilidade com a população, fazendo com que esta atue junto, participe efetivamente. A análise hoje da secretaria é abrangência grande, demanda volumosa de trabalho, e os trilhos no caminho certo.
Prova disso foi a enchente do ano de 2007, citada pela secretária como um momento marcante, envolvimento integral, pois mesmo com pouco tempo a frente da secretaria, ela pôde perceber a confiança da população em fazer as doações diretamente à secretaria, pois existia a certeza de seu destino correto.
Quando questionada se sabe dizer não, Regina diz que não gosta, apesar de ter que falar, mas argumenta que a negativa é dada às pessoas que não se encaixam no perfil, não possuem características de atendimento da secretaria. Apesar disso, é muito querida, em especial, pelos idosos. “Gosto muito, é gratificante trabalhar com os idosos. Eles precisam de atenção, isso vale muito para eles, e a maioria é humilde, então costumo parar e escutar um pouquinho o que eles têm a dizer, o que eles querem solicitar e eu tento, na medida do possível, atender”, fala carinhosamente.
O relacionamento com o prefeito é muito bom e o trabalho da Secretária de Promoção e Assistência Social é pautado na parceria, pois acredita que ninguém consegue trabalhar sozinho, o que possibilita que o município hoje caminhe bem, pois a equipe, unida, vem desenvolvendo um bom trabalho.
Regina aproveita a oportunidade e agradece: “Quero agradecer ao Affonso e ao Paulo Barros pela oportunidade, por acreditar em meu trabalho, que é uma coisa que eu gosto, que faço com prazer, é delicioso esse contato com as pessoas, apesar de ser cansativo, pois ninguém chega à secretaria com uma boa notícia, mas sempre com problemas. É uma Secretaria que a pessoa tem que ter identificação, tem que gostar do que faz. Por isso, acho que puxei o temperamento do meu pai. Papai foi uma pessoa que sempre ajudou o município, mesmo com todos os seus compromissos, foi provedor do hospital por muito tempo, uma coisa que ele não tinha hora, o chamavam de madrugada e ele tinha que sair. Foi Vice-Prefeito, Presidente do Sindicato Rural, e o próprio trabalho como corretor de imóveis há mais de 30 anos, fazendo dois loteamentos em Bom Jardim que viraram bairros, a exemplo o Campo Belo e o Maravilha. Agradeço também a minha equipe que trabalha unida, chega na hora que preciso, está junto comigo, sei que posso contar com ela; e às secretarias, pois estamos sempre precisando uns dos outros para realizar um bom trabalho”.

2 comentários:

Anderson Mululo Sato disse...

Parabéns Regina pelo trabalho!!!

Não conhecia a sua trajetória, mas fica evidente pelo seu empenho e dedicação que você é feliz naquilo que você faz.

Sucesso!

Unknown disse...

Obrigada,Anderson