segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bom Jardim pode voltar a ter serviço de TV a cabo, porém agora devidamente legalizado

Uma firma comercial de BJ, outra de NF e um deputado estadual podem estar entre os grandes interessados em adquirir a outorga

Bom Jardim é o município brasileiro mais cobiçado por empresas, grupos e pessoas que pretendem instalar na cidade sistema de transmissão de sinais de televisão via cabo de fibra ótica e coaxial. Isso é o que o JORNAL MAIS pôde apurar com bases em pesquisas e também, informes de alguns sites especializados, como www.direitoacomunicacao.org.br e www.teletime.com.br

Em mais de uma década, nosso município acumulou dez pedidos de outorga de canais entre os 1.074 da longa lista existente na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os números refletem o interesse de pequenos grupos pela implantação neste tipo de serviço. Esse número se acumulou nos últimos dez anos, de 2000 até 20 de junho de 2010, compreendendo, em quase sua totalidade, cidades de pequeno e médio porte, pequenos grupos regionais, operadores de TV paga já existentes e pessoas físicas. Além disso, desconsiderando-se os pedidos repetidos para uma mesma localidade, há um total de pouco mais de 730 municípios para os quais já foi manifestado interesse por uma outorga de cabo.

O grande número de pedidos voltados para cidades do porte de Bom Jardim, segundo especialistas, demonstra o desinteresse das grandes empresas de telecomunicações, que optaram por TV via satélite e abandonaram a transmissão por cabo. Para se ter uma idéia, a empresa que mais tem pedidos protocolados na agência é uma consultoria do sul do país chamada DQuest Consulting, que fez 249 solicitação em pequenas e médias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já em Bom Jardim, o interesse parece advir de uma conhecida loja comercial, assim como de Nova Friburgo uma empresa ligada ao segmento de motocicletas, sem falar no detalhe de que também que uma das demais empresas interessadas parece possuir entre seus sócios, um deputado estadual do RJ que na verdade não tem nenhuma ligação mais direta com Bom Jardim.

O investimento é alto, pois segundo informações extraoficiais, o ganhador da concessão deverá desembolsar mais de R$ 1,2 milhão só para o pagamento da outorga, sem falar no considerável investimento em termos de equipamentos, instalações, funcionários, etc.

Entre os grupos regionais de TV por assinatura, como a SSTV, TV Cabo São Paulo e RCA Company – esta com grande atuação em Nova Friburgo, município vizinho a Bom Jardim – estão as que fizeram solicitações à Anatel, no sentido de expandir suas áreas de atuação ou complementar a cobertura existente. Como a listagem compreende pedidos desde 2000, época em que a agência estava em pleno processo de licitação de TV a cabo, é possível que grande parte das solicitações ainda seja para que nos editais realizados naquela época determinadas cidades fossem incluídas.

Embora a listagem completa dos interessados na aquisição da outorga (que possuímos em sua íntegra), possa ser consultada publicamente por quem quer que seja, preferimos nesta oportunidade, divulgá-la agora apenas com as iniciais das empresas ou pessoas físicas, que é a seguinte: 1) A.C.F.S; 2) BJ C.S.T.; 3) B.S.T.L; 4) C.S.T.L; 5) F.T.L; 6) G.P.P.L; 7) L.S.T.L; 8) N.S.S.C.BJ L; 9) N.S.L e 10) T.S.I.L.

Para a vizinha cidade de Nova Friburgo, onde a RCA Company já desenvolve importante e excelente trabalho, propiciando inclusive que tenha surgido nos últimos dez anos as emissoras locais de tvs a cabo ZOOM (canal 10), FOCUS (canal 20), C-NEWS (canal 6), OBRAC (canal 22) e LUAU (canal 5), consta que em meio aos 1.074 pedidos de outorgas, a solicitação da empresa Northsat Telecomunicações.

Nenhum comentário: