sexta-feira, 23 de julho de 2010

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim (RJ)

BJ inaugura Centro de Atenção Psicossocial

Por Ana Amelia Mendes

Em meio a diversos problemas da saúde pública não só na região, mas em todo país, o pequeno município de Bom Jardim mostra que pequenas ações fazem a diferença. Através de um governo sério e preocupado com o bem-estar da população, o Prefeito Affonso Monnerat, o vice-prefeito Dr. Paulo Barros e o secretário de Saúde e Defesa Civil Dr. Carlos Alberto Spitz inauguram no próximo dia 29, quinta-feira, às 16h30, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no sítio Santa Izabel, entrada das Águas Claras.

O CAPS é um programa que tem como objetivo oferecer atendimento à população que sofre com transtornos mentais, realizar acompanhamento clínico e reinserir socialmente usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os usuários do programa terão acesso a diversos recursos terapêuticos, como atendimento individual e em grupo, atividades comunitárias e reuniões de organização do serviço.

O CAPS funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe de 11 funcionários, dentre eles dois psicólogos; um assistente social; um enfermeiro; um psiquiatra; um técnico de enfermagem; um técnico administrativo; um cozinheiro; um auxiliar de serviços gerais e dois artesãos.

Plano Verão para Bom Jardim é apresentado a outras secretarias

Por Ana Amelia Mendes

No dia 7 de julho, a secretaria municipal de Saúde e Defesa, através da Coordenação da Defesa Civil, reuniu-se com outras secretarias para apresentação do Plano Verão 2010/2011, com objetivo de formular ações em conjunto em caso de alguma anormalidade durante o período de chuvas.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, o plano foi elaborado através de levantamento de dados de cada área do município dividida por agente de saúde, parceiros do projeto.

A explanação foi feita pela assistente de Defesa Civil, Wanderléa Bastos Feijó, que mostrou todas as áreas de risco de Bom Jardim, os tipos de ocorrências e solicitou às demais secretarias presentes, Governo, Obras e Infraestrutura, Fazenda, Meio Ambiente, que o trabalho seja feito em conjunto para que o êxito seja alcançado.

Segundo o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Carlos Alberto Spitz, o objetivo é que o plano vire Lei Municipal, pois dessa forma, o município poderá atuar mais e melhor.

Além do Plano Verão, a Coordenação de Defesa Civil fez 154 vistorias, teve 35 ocorrências, e fez diversas doações como: 42 cobertores, 97 toalhas de banho, 39 travesseiros, 10 filtros, 144 kits de limpeza, 107 colchões e 440 quilos de cal.

Promoção Social de BJ promove a tradicional festa caipira para idosos

Por Ana Amelia Mendes

A Secretaria de Promoção e Assistência Social, através do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), realizou seu tradicional “Arraiá da Terceira Idade”, com participação do grupo do ProJovem Adolescente de Bom Jardim. A festa foi realizada no dia 15 de julho, às 14h, visando o resgate da alegria e comemoração, distanciando-os dos problemas enfrentados nos seus cotidianos.

A festa aconteceu na sede do Bom Jardim Maravilha Clube, cedido gentilmente pelo seu presidente Francisco Napolião Martins da Silva, contou com cerca de 100 idosos, mais os adolescentes, alguns familiares e toda a equipe do PAIF e do ProJovem, como também da secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, que fizeram questão de prestigiar e fazer do evento um sucesso.

Além das comidas típicas, como bolo, cocada, pé de moleque, cuscuz, cachorro quente, e refrigerante e chocolate quente, os idosos, vestidos a caráter, junto aos adolescentes do programa, apresentaram uma bela quadrilha, contagiando o público presente com a alegria estampada em seus rostos, assim como proporcionando uma lição de superação aos mais jovens.

A Secretária Regina Bérgamo circulou pela festa e tirou fotos de todos os participantes e comentou: “É muito gratificante ver a felicidade desses idosos, eles voltam a ser crianças. Vejo o prazer em viver nos olhos de cada um”.

Após a quadrilha, os idosos aproveitaram para arrastar o pé e dançar muito forró.

Asfalto novos em Bom Jardim recebem pinturas de sinalizações

No dia 14 de julho, a secretaria de Obras em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem realizaram a pintura de sinalizações nos asfaltos de Córrego de Santo Antônio, São José do Ribeirão e centro da cidade, assim como as devidas sinalizações de quebra-molas e travessia de pedestres. Ao final, a secretaria e o DER calcularam mais de três mil metros de asfalto pintado.

Prefeito se reúne com coordenadores da Saúde

Vice e secretário também participam do encontro

Por Ana Amelia Mendes

No dia 12 de julho, o prefeito Affonso Monnerat, o vice-prefeito Dr. Paulo Barros e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil Dr. Carlos Alberto Spitz reuniram-se com todos os coordenadores da secretaria para conversar sobre o andamento dos projetos e dar boas-vindas aos novos funcionários.

O prefeito lembrou a todos que sua gestão prima pela qualidade dos serviços oferecidos, já que tantos programas importantes foram implantados e que o investimento em treinamentos e capacitações dos funcionários é grande, pois existe confiança e credibilidade na equipe, agora composta por novos profissionais.

Programa Balde Cheio dá mais um passo importante em Bom Jardim

Por Ana Amelia Mendes

No dia 7 de julho, às 19h, na sede do Sindicato Rural de Bom Jardim, produtores rurais se reuniram para dar mais um passo em relação ao Programa Balde Cheio, que agora conta com a participação do Sebrae, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Fenar), da prefeitura de Bom Jardim e do próprio sindicato. A reunião teve como objetivo orientar os produtores quanto ao projeto desenvolvido para o município e como será o seu monitoramento.

Na presença do secretário municipal de Agricultura, Marcos Tadeu Erthal, do presidente do Sindicato Rural, Roberto Monnerat, também produtores e de mais dois produtores, todos participantes do programa, o zootecnista e técnico responsável pelo programa em Bom Jardim, Renan Lima, disse que o conteúdo proposto tem como base o sistema de produção de leite a pasto e o uso de controles gerenciais para tomada de decisões por parte do produtor e do técnico.

Em Bom Jardim, a princípio, o programa será desenvolvido em seis propriedades, visando tornar a pecuária leiteira uma atividade rentável com a melhoria do manejo e nutrição, ajudando principalmente pequenos e médios produtores.

Prefeitura de BJ e UNESA promovem palestra sobre psicomotricidade

Por Ana Amelia Mendes

No dia 08 de julho, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, e a Universidade Estácio de Sá (UNESA) promoveram uma palestra sobre Estimulação Psicomotora. O evento é resultado do convênio firmado entre as instituições com objetivo de melhorar o nível técnico dos profissionais de saúde de Bom Jardim, principalmente na área de fisioterapia. A palestra foi realizada na Casa da Cultura, às 10h.

O evento foi aberto pelo secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. Carlos Alberto Spitz, que lembrou da importância da capacitação. “Nós precisamos procurar sempre por atualizações e treinamentos, principalmente porque na área da saúde, as coisas mudam muito rápido. Sempre há novas descobertas, novos métodos testados e a experiência que a Universidade Estácio de Sá transmitirá aos nossos profissionais será de grande valia, já que nosso objetivo é sempre buscar o melhor, oferecer mais qualidade de vida a nossa população”, disse o secretário.

Em seguida, o Coordenador Acadêmico da UNESA, Carlos Melo, falou sobre a instituição de ensino e ressaltou que o convênio trará projetos importantes para o município, como o de estimulação psicomotora.

Logo após, os palestrantes, Dr. Bruno Queiroz, falou sobre fisioterapia respiratória, e a Dra. Renata Bezerra e o Dr. Cássio Lopes, coordenadores do “Projeto Estimulação Psicomotora”, explanaram a forma que ele é desenvolvido na universidade e como funcionará em Bom Jardim.

Além dos profissionais do município, Cachoeiras de Macacu e Santa Maria Madalena enviaram seus representantes.

Vigilância Sanitária do município orienta população quanto à criação de animais no perímetro urbano

Por Ana Amelia Mendes

A criação de animais e aves no perímetro urbano da cidade é a mais frequente ocorrência, dentre outras, registrada pela Vigilância Sanitária de Bom Jardim. De acordo com o órgão, essa realidade é decorrente de uma cultura rural, ou seja, de famílias que migram do interior para a cidade e continuam criando cavalos, cabritos, porcos e galinhas, sem o conhecimento de que não estão cumprindo o Código de Vigilância Sanitária do município, através da Lei Complementar nº 10 de 21/03/95, Art. 46 § I e V.

“É grande o número de reclamações em relação à criação de animais, principalmente porcos e galinhas no município. Na medida em que as denúncias chegam ao nosso conhecimento, agimos para combater essa irregularidade”, disse Fabiana Paes, coordenadora municipal da Vigilância Sanitária.

A coordenadora ressalta a importância de ser feito um trabalho de orientação para proibir a criação de animais na zona urbana. “Percebemos que a população desconhece a legislação em vigor sobre o assunto, mas temos de conscientizá-la. Continuaremos trabalhando de forma a orientar os criadores e não, punir, pois dessa forma, defendemos o cumprimento da legislação voltada para melhoria da qualidade de vida da população”.

Idosos iniciam curso de alfabetização

Cerca de 40 idosos aprenderão a ler e escrever

Por Ana Amelia Mendes

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Bom Jardim, secretaria de Promoção e Assistência Social e o Sesi, quarenta alunos tiveram a aula inaugural no dia 19 de julho, às 13h, do Curso de Alfabetização para Idosos. O curso é totalmente gratuito, visa atingir àqueles que não tiveram oportunidades de se dedicarem aos estudos e as aulas são realizadas no Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

Ministrado por professores especializados na área, Ana Paula Wermelinger e Adriana Zebende e coordenado pedagogicamente por Gleicy Vasconcelos, o curso terá duração de seis meses e todo material didático já foi fornecido pelo Sesi. “O objetivo do curso é devolver a vocês cidadania, propor uma mudança em suas vidas, melhorar o dia a dia de cada um de vocês”, disse Gleicy.

Os alunos foram divididos em duas turmas e as aulas serão realizadas às segundas, terças e quartas-feiras. “Quero agradecer ao Sesi por nos proporcionar essa oportunidade e à Virgínia Freire, diretora do CVT, por nos apoiar em nossas ações e trabalhar sempre em parceira. O meu sonho é ver todos os idosos assinando o próprio nome e esse é só o começo, oferecemos mais coisas boas”, ressaltou Regina Bérgamo, secretária de Promoção e Assistência Social.

Secretaria de Saúde reúne os médicos das unidades de PSF

No dia 19 de julho, às 9h, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Saúde e Defesa Civil reuniu os médicos das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) para treinamento e orientações. O encontro, ministrado pela Coordenadora do PSF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Dra. Dalila Helena Mendes, tratou sobre puericultura e pediatria e casos que requerem atenção dos profissionais e de toda equipe do PSF.

Projeto Vídeo Índio Brasil chega a Bom Jardim com terá vários filmes interessantes

Figurando ao lado de somente outras dez cidades brasileiras e sendo uma das quatro do Estado do Rio (Campos, Itaperuna e Rio das Ostras), Bom Jardim por empenho da Secretaria Mun. de Turismo Esportes, Cultura e Lazer, foi incluída a participar da MOSTRA NACIONAL VÍDEO INDIO BRASIL 2010. Com isso, inúmeros e bons filmes serão exibidos nos próximos dias na Casa da Cultura com entrada franca para os interessados. Confira a programação completa com todos as informações.

31 DE JULHO SÁBADO – 17h30min – SOLENIDADE DE ABERTURA

18 horas – JÁ ME TRANSFORMEI EM IMAGEM
Direção
: Zezinho Yube / Ano: 2008 / Gênero: Documentário / Duração: 32 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - Hunikui (Kaxinawá) / Classificação: Livre.

DE VOLTA À TERRA BOA
Direção: Vincent Carelli / Ano: 2008 / Gênero: Documentário / Duração: 21 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / MT - Panará / Classificação: Livre


1º DE AGOSTO DOMINGO – 18 horas
CORUMBIARA
Direção: Vincent Carelli / Ano: 2009 / Gênero: Documentário / Duração: 117 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / RO - Akuntsu e Kanoê / Classificação: Livre.

2 DE AGOSTO SEGUNDA-FEIRA – 17h30min – Contação de histórias e exposição.
– 18 horas – KUHI IKUGÜ, OS KUIKURO SE APRESENTAM

Direção: Coletivo Kuikuro de Cinema / Ano: 2007 / Gênero: Documentário/ Duração: 7 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / MT - Kuikuro / Classificação: Livre.

PI’ÕNHITSI, MULHERES XAVANTE SEM NOME
Direção: Divino Tserewahú / Ano: 2009 / Gênero: Documentário/ Duração: 56 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / MT - Xavante / Classificação: Livre.

3 DE AGOSTO TERÇA-FEIRA – 17h30min – Contação de histórias e exposição
– 18 horas – PAJERAMA

Direção: Leonardo Cadaval / Ano: 2008/ Gênero: Animação/ Duração: 09 min. / Produção: Paulo Boccato e Mayra Lucas / SP / Classificação: Livre.

PORAHEY
Direção: Alunos da Oficina do Projeto Ava Marandú / Ano: 2010 / Gênero: Documentário / Duração: 27 min. / Produção: Pontão de Cultura Guaicuru / MS - Guarani / Classificação: Livre.

IMBÉ GIKEGÜ - CHEIRO DE PEQUI
Direção: Tarumã e Maricá Kuikuro / Ano: 2006 / Gênero: Documentário / Duração: 36 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / MT - Kuikuro / Classificação: Livre.

4 DE AGOSTO QUARTA-FEIRA – 17h30min – Contação de histórias e exposição.
18 horas – MOKOI TEKOÁ PETEI JEGUATÁ - DUAS ALDEIAS, UMA CAMINHADA

Direção: Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Benites / Ano: 2008 / Gênero: Documentário / Duração: 63 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / RS - Guarani-Mbya / Classificação: Livre.

5 DE AGOSTO QUINTA-FEIRA – 17h30min – Contação de histórias e exposição
– 18 horas – KRÉ

Direção: Francele Cocco / Ano: 2009 / Gênero: Documentário / Duração: 08min. / Produção: Francele Cocco / RS – Kaingang / Classificação: Livre.

KENE YUXI, AS VOLTAS DO KENE
Direção: Zezinho Yube / Ano: 2010 / Gênero: Documentário / Duração: 48min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - HuniKui (Kaxinawá) / Classificação: Livre.

6 DE AGOSTO SEXTA-FEIRA – 17h30min – Contação de histórias e exposição – 18 horas – INDÍGENAS DIGITAIS

Direção: Sebastian Gerlic / Ano: 2010 / Gênero: Documentário / Duração: 26 min. / Produção: Thydêwá – Índios On-Line / BA - Tupinambá (BA), a Pataxó Hahahãe (BA), Kariri-Xocó (AL), a Pankararu (PE), Potiguara (PB), Makuxi (RR) e Bakairi (MT) / Classificação: Livre.

A GENTE LUTA, MAS COME FRUTA
Direção: Valdete Pinhanta e Issac Pinhanta / Ano: 2006 / Gênero: Documentário / Duração: 40 min. / Produção: Vídeo nas Aldeias / AC - Ashaninka / Classificação: Livre.

7 DE AGOSTO SÁBADO – 18 horas
TERRA VERMELHA

Direção: Marcos Bechis / Ano: 2008 / Gênero: Ficção / Duração: 1h48min. / Produção: Gullane Filmes / MS / Classificação: 14 anos
Elenco: Matheus Nachtergaele, Leonardo Medeiros, Ambrósio Vilhalva, Abrisio da Silva Pedro, Cláudio Santamaría, Alicelia Baptista, Chiara Caselli, Ademilson Concianza Verga, Fabiane Pereira da Silva, Eliane Juca da Silva.

Nenhum comentário: