quinta-feira, 25 de novembro de 2010

BJ está em vias de perder a sua grande atração turística: o Zoológico Municipal

Local dará lugar a um belíssimo parque para lazer e diversão de bom-jardinenses e visitantes

Cesar Carvalho e Luiz Antonio Dias (JORNAL MAIS)

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, e por orientação do IBAMA, que emitiu laudo técnico a respeito, está desativando, gradativamente, o Zoológico Municipal Homero Lopes de Almeida, localizado no bairro Maravilha. Até alguns atrás, quando ainda possuia maior e variado tipo de animais, o Zoo-BJ era uma das grandes atrações turísticas do município, atraindo nos finais de semanas dezenas de turistas e visitantes de cidades vizinhas e outras regiões, já que no Estado do Rio, só em Bom Jardim, a capital do estado e Volta Redonda possuem estes tipos de parques com animais de várias espécies para visitação pública.

O motivo para o lamentável fechamento do Zoológico de Bom Jardim, segundo informou o secretário municipal de Turismo, Jackson Vogas, conforme declarações à assessoria de imprensa da PMBJ, em matéria à parte constante nesta mesma edição, é pelo fato do local ter se tornado impróprio para a manutenção de animais silvestres e até mesmo selvagens, devido ao mesmo estar sujeito a inundações, como verificado em enchente do ano retrasado, bem como estar exposto ao crescente barulho nas imediações, o que vem a causar estresse aos animais. Tanto assim, que há cerca de três anos atrás, durante uma festividade com muitos fogos, um filhote do macaco, que havia nascido no Zôo de Bom Jardim, sofreu sérios transtornos, tendo que receber por algum tempo, cuidados especiais dos veterinários, conforme inclusive mostrou na época, destacada reportagem do JORNAL MAIS.

De acordo também com o IBAMA, o excesso de ruído seria também provocado pelo aumento do trânsito de veículos com suas buzinas e ainda pela existência de um clube social e esportivo, onde costuma se promover bailes e shows musicais, que se prolongam até a madrugada. Diante dos fatos e conforme o Secretário Jackson já informou, optou-se por encerrar as atividades do zoo municipal e, com isso, não só Bom Jardim, mas o Estado perdem um dos poucos zoológicos públicos existentes no interior fluminense.

Diante de tal situação, a secretaria de Meio Ambiente, com a supervisão do IBAMA, iniciou um processo de transferência de animais para outras áreas do estado. Já tinham sido transferidos anteriormente dois jacarés e agora, no último dia 19, sete araras foram encaminhadas ao Portobello Resort e Safari, no município de Mangaratiba, conforme pode ser observado na matéria a seguir.

A secretaria de Meio Ambiente aguarda agora que instituições apropriadas e regulamentadas possam receber os animais que ainda se encontram no zoológico. Após sua total desativação, toda a área ocupada pelo zoo será transformada em um parque de lazer e diversão para bom-jardinenses e visitantes.

Nenhum comentário: