sexta-feira, 12 de novembro de 2010

OLHA SÓ! Atendimento a clientes (externos e internos)

Por Adélia Moreira

“A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein).

É muito comum vermos empresas investindo em novas instalações, novos equipamentos e novas tecnologias porém esquecendo-se de fazer o mesmo no fator mais importante para o crescimento e a manutenção da sua marca – seus colaboradores. E isto é grave porque os colaboradores são, na verdade, os primeiros CLIENTES de qualquer organização.

Geralmente a dúvida das empresas em investir no treinamento de funcionários gira em torno do fato de que após o treinamento, eles poderiam sair para trabalhar em outra empresa. No entanto, é importante refletir sobre a linha de raciocínio de Derek Bok, renomado advogado e educador, presidente da Harvard University quando diz:

"Se você acha que a educação é cara, tenha coragem de experimentar a ignorância"

E ele tem toda razão! De que adianta ter na empresa funcionários desinformados, descomprometidos e insatisfeitos? Isto é um grande risco, pois eles se transformam em geradores de Clientes também insatisfeitos.

Por isto, é fundamental que as empresas realizem um planejamento que estabeleça uma rotina especifica para qualificação de seu pessoal, seja ela diária, mensal, semestral ou mesmo anual.

Felizmente, é crescente o número de pequenas e até mesmo de pequeníssimas empresas que tem se tornado conscientes de que o investimento destinado a desenvolver a qualidade e o comprometimento de seus colaboradores é visto como uma parte importante do negócio.

Desta forma, programas contínuos de atualização profissional, realizados dentro da própria empresa, passaram a ser adotados como um caminho eficaz, além de econômico e prático. Isto porque é sabido que um toque hoje, outro amanhã vai construindo no grupo de colaboradores a cultura da organização e incorporando ao conhecimento de toda a equipe de trabalho, as atualizações requeridas pelo mercado.

O investimento feito no Cliente Interno gera lucros imediatos. E isto pode ser percebido pelos vários benefícios resultantes, tais como:

> Melhoria do relacionamento entre os colaboradores, promovendo farta troca de experiências;

> Maior integração de todos os setores através da comunicação interna coerente e eficaz;

> Maior cooperação e compartilhamento de responsabilidades

> Maior comprometimento com os resultados da empresa e com a satisfação dos Clientes Externos.

=== Olha só! Segundo os conceitos da moderna Administração, existem cinco tipos de pessoas no mundo: as que SÃO – as que SÃO e VIVEM – as que SÃO, VIVEM e se MOVEM – as que SÃO, VIVEM, se MOVEM e PENSAM e, finalmente, as que mais interessam – as que SÃÕ, VIVEM, se MOVEM, PENSAM e PENSAM COMO PENSAM. Portanto, no mundo dos negócios, será fundamental incentivar o constante desenvolvimento do valor que está contido no cérebro das pessoas.

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