quarta-feira, 15 de junho de 2011

Direto N. Friburgo, Affonso Monnerat abre o jogo e fala sobre os assuntos que afetam a população de Bom Jardim

Ponte da RJ-116, casas populares, a volta da cobrança do pedágio e obras emergenciais, entre outros assuntos, foram abordados em entrevista concedida ao Good Web.

O subsecretário de Reconstrução da região serrana e ex-prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, em entrevista ao radialista Bruno Aguiar, no site noticioso Good Web, falou sobre obras emergenciais, o atraso da construção da ponte na RJ 116, casas populares, a volta da cobrança do pedágio e outros assuntos. A entrevista foi concedida em seu gabinete em Nova Friburgo, na tarde do último dia 6. Na oportunidade, Affonso relatou as medidas emergenciais que foram tomadas e ressaltou que estão sendo feitos os investimentos necessários para o início da reconstrução dos sete municípios atingidos pela catástrofe de janeiro.

PONTE DA RJ-116 – Diante das manifestações que vem ocorrendo em Bom Jardim o subsecretário disse que os protestos feitos de forma democrática são válidos. Affonso revelou que um projeto já havia sido elaborado para a construção de um viaduto no local, visando a atender também a construção da tão esperada obra da estrada do contorno de Nova Friburgo, com o objetivo de retirar o trânsito pesado do centro da cidade vizinha, principalmente de carretas de cimento que vêm de Cantagalo. Entretanto o Departamento de Estrada de Rodagem (DER-RJ) refez o projeto da ponte, depois que se convenceu que a estrada do contorno poderia ter outro trajeto, passando por Mury e São José e indo sair no trevo de Duas Barras e não mais pela RJ-146, o que dispensaria a construção de um viaduto na junção com a RJ-116. Devido à mudança do projeto original, todo o processo de liberação de diversos órgãos e aprovações de projetos teve que ser refeito, causando atrasos, por causa da imensa burocracia governamental.

CASAS POPULARES – Monnerat disse que as áreas para construção das casas populares prometidas pelo governo Dilma já foram desapropriadas em Bom Jardim. As ações para a negociação com as famílias que perderam suas moradias devem começar nestes próximos dias e asc casas serão feitas de forma segura e bem acabadas, devendo as famílias se enquadrarem no programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.

VIAS ALTERNATIVAS – Segundo Affonso, a revitalização dos acessos alternativos à falta da ponte da RJ-116, inclusive passando por ruas do bairro São Miguel, já foi disponibilizada uma equipe para reparos das ruas durante o horário noturno e que obras de revitalização total serão feitas após a construção da ponte. Afirmou ainda que a ponte do Exército permanecerá no município até a reconstrução da ponte da RJ-116 e que não existe essa possibilidade de a ponte ser retirada enquanto não seja normalizada a acessibilidade.

IMPORTÂNCIA DO NOVO CARGO – Quando questionado sobre sua renuncia ao cargo de prefeito do município de Bom Jardim para assumir a subsecretária no estado, o ex-prefeito aproveita para agradecer a todos a confiança e o carinho nele depositados e disse que diante do pedido do Governador se viu na obrigação de assumir o cargo para poder atender melhor o seu município e que o seu sucessor Paulo Barros sabia do compromisso em dar continuidade ao governo e que está, sempre que pode presente.

Quem desejar conferir a íntegra da entrevista de Affonso Monnerat ao site Goodweb, pode acessar www.youtube.com/watch?v=3Tv_tcN-5ag&feature=related.

Nenhum comentário: