sábado, 4 de junho de 2011

TRIBUNA AMBIENTAL – Especial: Em defesa dos Recursos Naturais

Águas Subterrâneas: um valioso recurso que requer proteção (Continuação)

Valter Coelho (*) - As águas subterrâneas constituem cerca de 30% da água doce disponível em nosso planeta. O aproveitamento das águas subterrâneas tem aumentado muito nos últimos 20 anos devido ao incremento da demanda e, também, em função da degradação da qualidade das águas superficiais, como a conseqüência do crescimento populacional e do desenvolvimento industrial e agropecuário. As principais vantagens da utilização das águas subterrâneas são:

1- Custo de construção de poços geralmente menor que o custo das obras de captação de água superficial, tais como represas, diques e estações de tratamento;

2 - Na maioria das vezes, sua qualidade é adequada ao consumo humano, sem a necessidade de tratamento;

3 - É uma alternativa de abastecimento muito conveniente no caso de pequenas e médias populações urbanas ou comunidades rurais.

Contaminação das Águas Subterrâneas

Apesar de sua importância, as águas subterrâneas vem sofrendo, com raras exceções, deterioração pelo efeito da poluição, podendo acarretar problemas graves e nem por isso tem recebido a devida atenção. O que dizer, em outras palavras, estão abandonadas “ao Deus dará”.

Como ocorre a poluição das Águas Subterrâneas? A poluição ocorre quando os poluentes chegam ao solo, que absorve tais poluentes como se fosse uma esponja, conforme comentei no artigo anterior, na edição 506 de 20 de maio de 2011. Muitas vezes, estes poluentes chegam até as águas subterrâneas. Como no subsolo (camada inferior da terra) a poluição não pode ser vista, não existe, portanto, preocupação com que está acontecendo. “O que os olhos não vêem, o coração não sente”.

Poluição de origem domestica

Os resíduos domésticos são matérias orgânicas e ao contaminarem as águas, se e transformam em nitratos, causadores de doenças e são potencialmente cancerígenos. Os resíduos podem conter também outros sais e organismos transmissores de enfermidades ao contaminarem as águas, como a diarréia, tifo e cólera. Nos locais onde não há rede esgoto, as águas são lançadas em fossas ou valas de diversos tipos. Do mesmo modo os aterros sanitários e principalmente “lixões”, podem ser fontes de poluição de origem doméstica.

Poluição de origem industrial

Muitas industrias lançam metais pesados e compostos químicos e orgânicos no solo, atingindo, através da infiltração, as águas subterrâneas, poluindo-as em maior ou menor grau. Mesmo em pequenas quantidades, podem ser altamente tóxicos, causando doenças como câncer. As lagoas, poços de infiltração ou rios são também o destino final escolhido pelas indústrias para despejo industriais.

Muitas vezes tais resíduos são lançados sem nenhum tratamento, o que poderia diminuir seus efeitos nocivos.

(*)Valter Coelho – Técnico em Agronomia; Ex-Supervisor local da EMATER-RIO; Ex- Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Trajano de Moraes.

Nenhum comentário: