terça-feira, 7 de junho de 2011

Entrega de casas a desabrigados na região serrana só começa em fevereiro de 2012

Prazo para entrega de todas as unidades habitacionais só termina em outubro do ano que vem e Bom Jardim deve ganhar 300 moradias.

Das oito mil moradias prometidas pelo governo federal por ocasião da catástrofe climática de janeiro, 6.840 começam a ser entregues em fevereiro de 2012 e a entrega total deve ocorrer em dezembro do mesmo ano, conforme informou o subsecretário de Obras do Rio de Janeiro, Hudson Braga, em um pacote lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff, em visita ao Palácio da Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com Braga, o cronograma das obras das residências começou tarde por conta de entraves burocráticos como licitações, busca por terrenos, além da instalação de iluminação, sistema de drenagem, tubulação de água e esgoto.

Dilma também falou sobre o motivo da demora do início das obras. “As pessoas acham que a obra demora a começar porque ninguém fez nada. A obra na hora que ela começa, nós já subimos e descemos duas vezes o Everest da burocracia e da solução dos problemas”, disse ela. A presidente lançou um pacote de R$ 678 milhões de investimentos para a região serrana. As chuvas de janeiro destruíram sete cidades e causaram cerca de 900 mortes. “Nós não podemos mais permitir que as pessoas fiquem nas áreas de risco, onde não há contenção de encosta que segure o desastre. As novas unidades habitacionais significam que essas pessoas não vão mais estar em área de risco”, enfatizou.

Nova Friburgo é o município que receberá mais casas: 3.480 unidades. Teresópolis terá 1.818, Petrópolis receberá 388 unidades, Sumidouro ganhará 210 casas, Areal terá 244 e São José do Vale do Rio Preto receberá 400 casas. Bom Jardim vai ficar com 300 moradias. Além das casas, o subsecretário também anunciou a reconstrução das pontes em Bom Jardim (12), Nova Friburgo (21), Areal (uma), Petrópolis (11), São José do Vale do Rio Preto (cinco), Sumidouro (oito) e Teresópolis (11) e obras nas encostas da serra fluminense, que ficarão prontas até abril de 2012.

Nenhum comentário: