quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Câmara destaca trabalho de fisioterapeutas de Bom Jardim

Por Cesar Carvalho

Na sessão ordinária do último dia 28, a Câmara Municipal de Bom Jardim, através do vereador José Nilton, destacou o trabalho dos fisioterapeutas com atuação na rede pública e particular de saúde do município. Um grande número de profissionais de fisioterapia compareceu a sessão e lotou o plenário da Câmara.
O vereador enfatizou a necessidade de ampliar o número de vagas de fisioterapia na rede pública, notadamente, no Centro de Reabilitação Samuel Souza, pois muitas vezes os pacientes são obrigados a interromper o tratamento por falta de vagas. Enfatizou que a melhoria do sistema de saúde, com a instalação dos novos PSF, por outro lado, gerou também o aumento da demanda por exames, consultas e outros procedimentos e serviços. Com base no movimento apresentado pelo Centro Samuel Souza, de janeiro a julho deste ano, Zé Nilton apresentou os seguintes números de pacientes atendidos e atendimentos feitos (o primeiro número representa os pacientes atendidos no mês e o segundo, os procedimentos feitos, já que cada paciente recebe vários atendimentos no mês):
Janeiro: 162 /512; fevereiro: 198/745; março: 143/509; abril: 227/711; maio: 225/752; junho: 229/1.088 e julho: 198/847, num total de 5.169 atendimentos. Isso, sem falar que alguns profissionais tiraram férias nos meses de janeiro, março e julho. O relatório recebido pelo vereador informou ainda que, apesar de todo o esforço e dedicação dos fisioterapeutas, um total de 153 pacientes permaneceu na fila de espera de janeiro a julho. A fila já tinha 45 pacientes até o dia 20 de agosto. Segundo o vereador, uma solução para o problema da fila de espera seria a criação do terceiro turno de atendimentos, com o aumento da carga horária ou contratação de mais dois profissionais: fisioterapeuta e atendente. “Hoje, felizmente, a população conta com oito PSF e o atendimento de fisioterapia vem sendo realizado por apenas três profissionais, que estão sobrecarregados. Assim, faz-se necessário a atuação de um fisioterapeuta para cada PSF”, finalizou Zé Nilton.

Nenhum comentário: