segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Estrada do Contorno de Nova Friburgo vai passar por Bom Jardim

Estrada do Contorno de Nova Friburgo vai passar por Bom Jardim

No dia 22 de agosto passado, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, esteve em Nova Friburgo, quando se reuniu com empresários da indústria cimenteira da região. Na oportunidade, Lopes apresentou o projeto da Estrada do Contorno, um antigo sonho dos friburguenses. Visando atrair parceiros que ajudem a viabilizar o projeto, Lopes mostrou estudos elaborados pela concessionária Rota 116, que prevê a construção do contorno em uma extensão de 34,5 quilômetros, com o objetivo de desviar o tráfego de veículos pesados do trecho da RJ-116, estrada que corta Nova Friburgo.
Julio Lopes explicou também que o grande fluxo de veículos pesados se deve à localização estratégica da cidade para o escoamento de produtos pela região serrana. De acordo com o secretário, além de trazer benefícios diretos para Nova Friburgo, como o desenvolvimento das indústrias locais, a “Estrada do Contorno” irá viabilizar o tráfego em direção ao Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). “Esse projeto para a construção do contorno em Nova Friburgo é antigo e infelizmente estava abandonado. O que o governo do Estado quer é retirá-lo da inércia, porque o enxergamos como estratégico para o Rio e fundamental para Nova Friburgo. Um exemplo notório da localização estratégica do município e da região é o escoamento da fabricação de cimento situada no município de Cantagalo pela RJ-116”, disse Lopes.

Trecho da nova rodovia vai passar por São José do Ribeirão

Segundo os estudos da Rota 116, a Estrada do Contorno terá início na localidade de Mury, no acesso a Lumiar (RJ-142), cortando os entroncamentos de Fátima, RJ-144, São José do Ribeirão (RJ-146) e de Bom Jardim. O projeto está orçado em cerca de R$ 195 milhões, incluindo os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, as obras de arte especiais e de contenção e a sinalização. Durante a solenidade realizada no Colégio Anchieta, no Centro de Nova Friburgo, onde foi homenageado com a entrega do título de cidadão friburguense, Julio Lopes ressaltou o interesse do Estado em desenvolver a região serrana e explicou que o projeto para a construção de uma via férrea no lugar da Estrada do Contorno foi colocado de lado por ser mais oneroso e demorado.
“Se o transporte de cargas fosse realizado através de trem, haveria necessidade de baldeação. Atualmente, o Estado está solicitando a concessão do trecho Magé-Itaboraí para que a via férrea seja reativada. Para o projeto do contorno, o governo quer estudar a possibilidade de construí-lo com cimento ao invés de asfalto, já que o cimento é bem mais barato. Durante a reunião que tivemos hoje, a Associação Brasileira de Cimento Portland colocou três máquinas cimenteiras à disposição e mostrou desejo em desenvolver o projeto em parceria”, informou o secretário.

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