terça-feira, 23 de setembro de 2008

Professor fala dos benefícios e mentais do Taekwondo

Em recente contato com a reportagem do “JORNAL MAIS”, o professor de Taekwondo da Academia Top Training, Vitor Neves, 1º DAN, falou um pouco sobre os inúmeros e surpreendentes benefícios para os que praticam esta modalidade de arte marcial.
> Aptidão Física: Ajuda o pulmão a operar mais eficientemente,
amplia a circulação de sangue, reduzindo a resistência ao seu fluxo, abaixando assim, a pressão arterial. Aumenta as hemoglobinas e células vermelhas do sangue. Torna o tecido do corpo mais saudável em fornecê-lo mais oxigênio. Condiciona o coração, fornecendo mais reserva para emergências e ajuda a regular o sono. > Aptidão Mental: Cada movimento, no Taekwondo é projetado cientificamente com um propósito específico e um instrutor hábil pode, conseqüentemente, desenvolver no estudante a certeza de que o sucesso é possível para qualquer um. A repetição constante ensina a paciência e o ajuda a superar todas as dificuldades. O poder tremendo gerado de seu corpo desenvolve a autoconfiança para enfrentar qualquer oponente, em qualquer lugar e em qualquer situação.
Lutar Taekwondo ensina a humildade, a coragem, a atenção e a exatidão, bem como o autocontrole e vários outros conceitos gerados pela prática. “Particularmente para mim, não só o Taekwondo, mas toda arte marcial sendo bem praticada em suas filosofias, são ferramentas importantes no desenvolvimento de um ser humano”, salientou o professor Vitor Neves.
Taekwondo para crianças
Crianças são naturalmente cheias de vida, força e vitalidade em certos casos chega até parecer incontrolável, as crianças se dissipam rapidamente, não conseguindo se concentrar por causa do acúmulo de energia. Diante disso a arte marcial tem como ponto relevante também, deixá-los mais atentas e compenetradas em seus deveres.
Explorando seus limites, as crianças podem abrir novos horizontes sobre o mundo em que vivem. As artes marciais são consideradas geralmente um estudo sério que leva os seres humanos a testarem seus limites.
Muitos praticantes de artes marciais acham que o divertimento não combina, porque estudar artes marciais deve ser sempre levado a sério. Entretanto, para uma criança, todo o ambiente que promove aprendizado com a alegria, uso da imaginação e dos jogos, transforma-se um ambiente sadio e prazeroso. Este ambiente sadio pode realçar a habilidade da criança em aprender e começar a estudar o lado mais sério das artes marciais. O Taekwondo é uma arte marcial não violenta, que incorpora princípios naturais, tais como: Um excelente exercício de educação, relaxamento, filosofia de vida, autocontrole, defesa pessoal e principalmente para as crianças a disciplina escolar e familiar. Seu papel é, além de ensinar a auto defesa, é ensinar o respeito pelos outros e o melhor relacionamento com as pessoas ao seu redor.
É importante que os adultos tenham consciência de dar às crianças as habilidades para tratar das situações difíceis e dos conflitos de uma maneira pacífica, ao contrário do que é passado na televisão e no dia-a-dia. O desafio é ensinarmos a não resolver conflitos com agressões físicas, mas sim, aprender relaxar e ser flexível, fazendo a avaliação de como resolvê-los sem a ameaça de machucar o semelhante.

Nenhum comentário: