sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Prefeito de Bom Jardim entrega escola no Alto de São José

Autoridades estaduais e municipais marcaram presença na entrega da obra.

Por Ana Amelia Erthal Mendes

Na última sexta-feira (5), às 17h, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, junto com autoridades estaduais e municipais realizou uma grande festa no município, inaugurando uma bela escola na comunidade do Alto de São José, a Escola Municipalizada César Monteiro. A unidade foi construída através do convênio firmado entre a prefeitura de Bom Jardim e o Governo do Estado, com recursos do Programa Somando Forças. A escola apresenta-se hoje como um modelo a ser copiado por oferecer em uma área de mais de 1.200 m², dois pavimentos, 8 salas de aula, sala de leitura, laboratório de informática, quadra poliesportiva, rampas de acessibilidade, e para preservação do meio ambiente, sistema de reaproveitamento de água e energia solar.

Iniciando os discursos, após a apreciada apresentação da Sociedade Musical União Ribeironense, a secretária municipal de Educação, Rozeli Corrêa, fez um apanhado histórico de toda luta e determinação em conseguir erguer a nova unidade escolar. “Quando estive aqui, em 2008, os pais reclamavam por um espaço melhor, exigindo uma nova escola, e disse a eles que tivessem um pouco de paciência e confiassem em mim e no prefeito, que na época era o Affonso (Monnerat). Desde aquele momento, vim lapidando o que estava acontecendo na escola e digo que a paciência nos traz a sabedoria e, com o passar do tempo, percebi que o problema estava no que era oferecido e eu e minha equipe começamos a construir, junto com cada parede que ia sendo levantada, a qualidade que as crianças merecem, porque essa é minha luta. Chorei, sofri, mas hoje posso dizer: sinto-me gratificada por fazer todos os nossos profissionais entenderem que ser educador é levar o aluno a adquirir conhecimentos”, disse, muito emocionada, a secretária Rozeli.

Em seguida, o vereador Nilton Benvenuti ressaltou a importância em se investir em educação. “Quem investe em educação tem um futuro melhor e o nosso município está investindo. Fico orgulhoso em fazer parte da família Paulo Barros”, concluiu o vereador Nilton.

Já o vereador Zé Nilton exaltou os grandes eventos do fim de semana por serem todos ligados à educação e à cultura. “São grandes conquistas para nosso município e nossa população. Bom Jardim merece isso, a comunidade merece. É um momento de parabenizar a comunidade do Alto de São José e ressaltar que é um momento histórico para todos nós. Sempre falo sobre a educação porque acredito que somente ela pode transformar e essa tarefa está nas mãos de vocês, professores, para darem continuidade à construção dessa bela escola, construindo cidadãos conscientes e críticos”, falou o vereador Zé Nilton.

Com a fala, o subsecretário de estado para Reconstrução da Região Serrana e ex-prefeito de Bom Jardim, Affonso Monnerat, ressaltou a alegria de entregar mais uma obra e relatou todas as ampliações e reformas que fez nas unidades escolares do município. “Assumi esse compromisso com a comunidade do Alto de São José e estou feliz por entregar mais essa grande obra. Sempre tivemos, eu e o Paulo (Barros), o compromisso real com a educação, queremos fazer o melhor para os nossos alunos e nossos profissionais. Temos um compromisso com a próxima geração, dessa forma que sempre trabalhamos. O governador Sérgio Cabral e o Vice-Governador (Luiz Fernando de Souza) Pezão têm ajudado e apoiado para que as ações aconteçam em Bom Jardim”, disse Monnerat, que explicou sobre a construção da ponte sobre a RJ-116: “Não podemos correr o risco de errar e por isso, toda cautela que estamos tendo. Nós vamos dar exemplo em tudo o que município pode fazer. Quando assumi em 2005, eu e o Paulo (Barros) fizemos um pacto, um compromisso com Bom Jardim e isso permanece, continua de pé”, finalizou o subsecretário.

Dando sequência à cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o Deputado Estadual Paulo Melo, frisou a sintonia do trabalho entre Affonso Monnerat e Paulo Barros e enumerou suas conquistas para Bom Jardim. “É um prazer estar aqui hoje, pois tenho um carinho muito especial por Bom Jardim, pelo Affonso (Monnerat), que conheço há anos e pelo Paulo (Barros) que comecei a admirar após a parceria com o Affonso (Monnerat), e digo a vocês, eles são um só. Trabalham e lutam incansavelmente por vocês, bom-jardinenses. Fui eleito deputado para trabalhar pelo povo e assim o faço. Desafio qual deputado trouxe mais obras para Bom Jardim. Consegui o primeiro asfaltamento da RJ-146, e agora consegui o asfaltamento com a duplicação para acostamento e ciclovia. Era uma obra de apenas R$ 2 milhões, pois só contemplava o recapeamento, mas consegui ampliar o projeto e a obra foi para R$ 20 milhões, além dos convênios com o Programa Somando Forças do governo do estado, os calçamentos, e muitas outras”, disse o deputado que encerrou sua fala agradecendo a Deus por Ele ter preservado, em Bom Jardim, frágeis vidas na catástrofe ocorrida em janeiro.

Finalizando a grande noite, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, bastante emocionado, contou como é gratificante inaugurar uma obra tão importante para o povo bom-jardinense diante da difícil missão de gerir o município num momento de dificuldades. “A educação inicia tudo, com ela, conquista-se a dignidade, por isso vou dar continuidade ao governo do Affonso (Monnerat) que construiu muitas salas de aula. Mas também quero qualidade e cobro a melhoria do ensino e a assiduidade do professor e peço a vocês, pais, que me ajudem a realizar essa árdua tarefa de fiscalizar. Agradeço a parceria com o governo do Estado, com a Câmara, que tem nos ajudado muito, minha equipe de secretários que vai até o fim comigo, pois o trabalho realizado é sério e existe comprometimento. Parabéns ao Alto de São José que recebe esse grande espaço de ensino e serviço à comunidade!”, exclamou o prefeito Paulo Barros.

Antes do descerramento da placa e da fita, para celebrar o grande dia, o público presente teve a satisfação de assistir à apresentação das crianças e adolescentes participantes do projeto Música na Escola e no Bairro, o Olodum.

Marcaram presenças na cerimônia, a primeira dama, Maria Lydia, o presidente da Câmara, vereador Jorge Quintes, o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Educação, Sérgio Menezes, representando o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, e os vereadores Carlos Gastão, Joelson Veiga e Luiz Chevrand.

Nenhum comentário: