quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aos 90 anos, morre em Bom Jardim Renato Hoelz, o "artista dos calçados"

Luiz Antonio Dias (JORNAL MAIS)

BOM JARDIM (RJ) - Depois de passar alguns dias hospitalizado em Nova Friburgo e Bom Jardim, faleceu por volta das 5 da manhã do último sábado, dia 5 de setembro, com complicações cardíacas e insuficiência respiratória, o conhecido bom-jardinense Renato Hoelz (foto), cujo corpo foi sepultado no cemitério de Bom Jardim na tarde do próprio sábado, 5, com grande acompanhamento de familiares, amigos e admiradores.
Bom-jardinense nascido no distrito de São José do Ribeirão no dia 1° de junho de 1919 como filho mais velho do casal Leonel & Lilia Cruz Hoelz, “Seu Renato” se notabilizou em Bom Jardim por sua paixão e arte de fabricar sapatos, artesanalmente, se transformando assim ao longo de sua vida, num verdadeiro artista que fez com que cada calçado produzido fosse usado e sobretudo, visto como bela obra de arte. Tanto assim, que o presidente da Slopper, famosa rede de lojas de calçadas do Rio chegou a lhe oferecer ajudar para incrementar sua produção. Especializado na confecção de sapatos femininos na linha Luiz XV, o querido e agora inesquecível Renato Hoelz chegou a ser “descoberto” por ilustres clientes que lhe faziam constantes encomendas, como a cunhada do ex-Presidente da República do Brasil Café Filho, a embaixatriz da Nicarágua, a madame Castelo Branco e madade Ministro Autran Dourado, assim como na parte de masculinos, até o renomado cirurgião plástico Ivo Pitangui, isso ainda sem esquecer de um certo cidadão que chegou a ser segurança e assessor do saudoso presidente Juscelino Kubischeck, que levou alguns pares de sapato Luiz XV para França, de onde alguns estilistas desejaram saber como poderia existir alguém no Brasil tão capacitado para fazer belos e requintados calçados.
O admirado Sr. Renato Hoelz que até bem pouco cuidada pessoalmente de sua loja e ateliê na Rua Nilo Peçanha, quase em frente ao terminal rodoviário, festejou em junho passado numa bela festa no sitio de um dos filhos, às margens da RJ-116, seus 90 anos de idade se confraternizando com muito carinho com familiares e amigos mais próximos que lá compareceram.
Aos integrantes da família Hoelz, sobretudo os filhos do doce, encantador e inesquecível Sr. Renato Hoelz, nossas sentidas e profundas condolências, especialmente porque ele tinha por com este jornal e mais ainda pelo diretor Luiz Antonio Dias, um carinho todo especial.
MEDALHA D.JOÃO VI
O nome de Renato Hoelz já estava e assim receberá de forma póstuma, a “Medalha D. João VI” do IGH-BJ (Instituto Histórico e Geográfico de Bom Jardim), que a quatorze outras personalidades de Bom Jardim serão também entregues no dia 3 do mês que vem.

Nenhum comentário: