quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Perfil da Equipe do Prefeito Affonso Monnerat:

Jackson Vogas de Aguiar - Juventude e dinamismo à frente da secretaria de Meio Ambiente


Ana Amélia Mendes (PMBJ)

Jackson Vogas de Aguiar, bom-jardinense, 24 anos e é hoje o secretário municipal mais novo da equipe de governo Affonso Monnerat e Paulo Barros. Filho de Sônia Regina Vogas de Aguiar e Cid Neves de Aguiar, é o primogênito de quatro filhos. Além da fé e dedicação às atividades religiosas, Jackson ocupa há nove meses o cargo de Secretário municipal de Meio Ambiente.
Estudou em um único colégio, o Santo Agostinho, onde, junto a sua mãe Sônia, na época professora do colégio, ajudou a protagonizar uma das mais importantes reformas na unidade de ensino e, com 15 anos entrou para a vida religiosa, foi seminarista por três anos. Segundo Jackinho, como é chamado por amigos e conhecidos, estava mobilizado a ser Padre, mas para dedicar-se à vida comunitária, viver em grupo e cooperar.
“Identifiquei-me com a vida no seminário, tinha horário para tudo, aprendi muita coisa, inclusive, hoje, consigo ser menos desorganizado. Eu gostava de viver em comunidade, era muito interessante”, lembrou o secretário de Meio Ambiente.
Quando faltava apenas seis meses para dar o próximo passo, seguir para o Paraná, Jackson resolveu sair do seminário. Terminou o ensino médio no colégio e, em seguida, sua vida deu uma reviravolta, começou a faculdade de Publicidade e Propaganda no ano de 2005 e dois meses depois, estava como estagiário na Prefeitura de Bom Jardim. “O retorno para casa foi muito difícil, fiquei perdido, desorientado, foi quando minha mãe disse para eu fazer uma faculdade e ocupar meu tempo. Até o dinheiro me incomodava, pois no seminário, vivia sem ele, era uma vida em prol da humildade, mas em casa, tive que me permitir gastar, consumir”, contou Jackson.
Começou na prefeitura a convite do então Secretário geral de Gabinete, Luiz Carlos, como estagiário do setor de imprensa, onde ficou por um ano e, logo depois, foi trabalhar na coordenadoria de Turismo que, em seguida seria anexada à Secretaria de Governo. Assim, trabalhou como assessor da secretaria de Governo até 2008 e fez muita coisa, acumulou as funções de Chefe de Cerimônias, Assessor de Eventos, Assessor de Turismo Rural e Programador visual.
O currículo do jovem secretário na prefeitura é longo e dinâmico. Jackson criou e produziu o 1º Encontro de Folias de Reis de Bom Jardim em 2005 e o Concurso Garota Bom Jardim em 2006, e também, no mesmo ano, foi secretário executivo e responsável pelo processo de mobilização e participação popular na elaboração do Plano Diretor Territorial Participativo Municipal de Bom Jardim. Foi o produtor do evento cultural folclórico, Festa do Inhame nos anos de 2007 e 2008 e do Natal Musical de 2008, atuou como secretário executivo do Conselho Municipal da Cidade por três anos e, em 2008, assumiu o cargo de coordenador de Desenvolvimento, sendo o representante local do SEBRAE e Gestor da Agência de Desenvolvimento Municipal de Bom Jardim, durante um ano.
“Além de apoiar a Agência de Desenvolvimento Municipal, o objetivo do cargo era fazer o primeiro estudo sobre coleta seletiva para o município, pautado na participação efetiva da comunidade, utilizando a estrutura da prefeitura. Precisamos começar um processo habitual de conscientização para coleta seletiva. Por isso digo que a tarefa me levou à pasta de secretário de Meio Ambiente”, disse.
A secretaria de Meio Ambiente foi criada em janeiro de 2009 e de lá para cá, a equipe tem muito trabalho. São respostas a processos, produção de anteprojetos de leis como a criação da guarda municipal ambiental, criação do Conselho de Meio Ambiente, do Fundo do Meio Ambiente, estudo junto ao governo do Estado para criação de uma Área de Preservação Ambiental, solicitação para compra de papel reciclado e distribuição de lixeiras para coleta seletiva nos quatro andares do prédio da prefeitura, atendendo uma sugestão do prefeito Affonso que quis dar o primeiro passo com os próprios funcionários.
Finalizando, o secretário comentou sobre a cobrança da sociedade. “O meio ambiente virou moda, todo mundo é ambientalista, por isso somos muito cobrados. Se estou no cargo é para me expor, então se eu puder estar nos eventos, com a comunidade, na rádio, no jornal, eu prefiro, ate porque acho isso importante, pois a partir do momento que você aceita o cargo de secretário, você tem que aceitar isso e procurar ser procurado, e é o que eu quero. Na verdade, não reclamo, mas realmente a procura é grande, pois todos os problemas têm algum viés ambiental”, concluiu.

Nenhum comentário: