quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos cresce na região Serrana do Rio

O engajamento dos produtores rurais e as ações de conscientização da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal, da secretaria estadual de Agricultura, com relação ao recolhimento de embalagens de produtos agrotóxicos, estão deixando as lavouras fluminenses mais limpas. Isso foi constatado com o aumento de 40%, em relação ao ano anterior, na quantidade de embalagens de agrotóxicos recolhidas durante a Campanha Lavoura Limpa e Organizada, realizada no último mês, pelo Núcleo de Cordeiro, nos municípios de Bom Jardim, Duas Barras e São Sebastião do Alto.
Durante a campanha, mais de nove mil embalagens, num total de duas toneladas e meia, foram coletadas e encaminhadas à central oficial de recolhimento de embalagens vazias, em Conquista, Nova Friburgo. De lá, o material seguirá para destruição em fornos ambientalmente legalizados para esse fim. Além das campanhas, desenvolvidas por técnicos do Núcleo de Defesa Agropecuária de Cordeiro, em parceria com as prefeituras dos municípios, Sindicato Rural, Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Banco do Brasil, são feitos trabalhos de conscientização com palestras e distribuição de material educativo.
O engenheiro agrônomo e coordenador de controle de agrotóxicos da secretaria, Leonardo Vicente da Silva, lembrou que as ações de controle e conscientização sobre o uso de agrotóxicos vem gerando resultados positivos em todo o Estado.
– Se esse material fosse descartado de maneira inadequada, poderia causar a contaminação do solo, água e das pessoas. Esse trabalho vem fazendo com que o Estado se destaque no recolhimento de embalagens. Dados do INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – mostram que o Rio de Janeiro foi o estado com maior crescimento no último ano – informou. Segundo o coordenador, o governo do estado, através da secretaria de Agricultura, vem fomentando a discussão sobre o uso de agrotóxicos, orientando para que sua utilização cause sempre o menor impacto ambiental possível. Ele lembrou ainda que o Rio de Janeiro irá sediar o 5º Encontro de Fiscalização e Seminário Regional Sobre Agrotóxicos, que reunirá, em Abril de 2010, representantes das Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.

Nenhum comentário: