quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Perfil da Equipe de Governo Affonso Monnerat

Thiago Muniz Braga: Superação e força de vontade no comando da Secretaria de Obras

Ana Amélia Mendes (PMBJ)

Thiago Muniz Braga (FOTO) nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas é bom-jardinense de coração, como o próprio diz. Jovem, possui 25 anos e desde os 18, mora em Bom Jardim. Graduou-se em Gestão Pública na Faculdade Cândido Mendes e hoje atua a frente de uma das mais cobradas secretarias do Governo Affonso Monnerat/Paulo Barros, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Desde criança, Thiago vem ao município visitar seus tios, José Luiz, Neyla e suas primas. Aos 14 anos, perdeu a mãe e a tia, então, resolveu convidá-lo a morar em Bom Jardim, porém, na época, o adolescente optou por terminar os estudos regulares na capital mineira.

Após completar a maior idade, em 2003, Thiago mudou-se para Bom Jardim, começou a trabalhar na loja de ração do tio, e assim, a ter contato com o município. “O convite da minha tia era para trabalhar com meu tio e terminar meus estudos, fazer uma faculdade. Ao mesmo tempo em que trabalhava na loja, iniciei o curso de Gestão Pública na Faculdade Cândido Mendes, em Nova Friburgo”, contou Thiago.

Sua história com o município começou em 2003, mas em 2005, o atual Secretário de Obras iniciou sua trajetória na Prefeitura, através de um estágio na Secretaria Municipal de Educação, onde fazia toda a parte burocrática. Após três meses, em agosto de 2005, Luiz Carlos, na época Secretário Geral de Gabinete, e hoje, grande amigo, o convidou para trabalhar em sua secretaria, que dava um suporte grande na parte administrativa da Secretaria de Obras, que não tinha a estrutura de hoje. Além de confeccionar os documentos, Thiago começou a trabalhar com transportes, na manutenção dos carros da Secretaria de Obras e na expansão do transporte escolar.

Mediante ao trabalho desenvolvido, o Prefeito Affonso Monnerat, em 2006, ofereceu a Coordenadoria de Transportes, pertencente à Secretaria de Obras, a Thiago que acabou se tornando responsável pela manutenção da frota, transporte escolar e controle e monitoramento da empresa responsável pelo transporte público.

Quando começou a trabalhar com transportes, Thiago conseguiu algumas coisas, como ampliação das linhas do transporte público, fazendo com que atendesse mais localidades, aumento da frota e melhora da qualidade dos veículos. Aumento também do número de veículos para transporte escolar, manutenção periódica da frota da secretaria de obras, com reformas de motor, carroceria, e atualização dos documentos dos carros, caminhões que não eram revistos há uns vinte anos.

Em janeiro de 2009, Thiago assumiu a Secretaria de Obras a convite do Prefeito Affonso e admitiu ter sido fácil dar continuidade ao trabalho implantado pelo secretário Luiz Carlos. “O Prefeito, na cerimônia de posse, antes de falar que eu ia assumir, colocou-se a disposição para ajudar, apoiar, achei muito bacana da parte dele. É muita grandeza dele valorizar o trabalho, se hoje estou como secretário é porque ele valorizou meu trabalho. Tenho certa experiência, mas sou jovem, aprendi muitas coisas, ainda tenho muito a aprender, sou humilde para isso”.

Apesar da juventude, Thiago demonstra muita garra, determinação e doação. O trabalho da Secretaria, sempre pautado na parceria, é dividido com 200 funcionários, focados no desenvolvimento do município, distribuídos pelos distritos, que executam os serviços de manutenção das estradas, proporcionando bom estado de circulação, iluminação, limpeza urbana, abastecimento de água, coleta de rede de esgoto.

O Secretário de Obras considera fundamental a confiança na equipe e tenta, na Secretaria, a exemplo do Prefeito, mesclar a juventude com a experiência, tanto na parte administrativa quanto na operacional e dribla as dificuldades com muito trabalho e força de vontade.

Já na vida pessoal, Thiago confessa que a família, a noiva Roberta e os amigos conquistados foram fundamentais para se estabelecer, não só profissionalmente, mas como ser humano. “Bom Jardim é um lugar que a gente abraça, e que eu gosto de verdade, como se fosse a minha cidade. Adotei as causas em prol do município como se fossem minhas. Desde que perdi minha mãe, tive que superar muitas coisas, por isso cada passo que dei, é uma conquista e cada conquista tem um valor enorme, gigantesco, porque é superação. Devo meu amadurecimento ao apoio da minha família daqui e de Belo Horizonte, da Roberta e da religião Católica, que passei a me dedicar muito mais. Tudo que conquistei foi com muito suor, trabalho e dedicação”.

Além disso, Thiago conclui: “Não tinha a dimensão que hoje estaria aqui, como Secretário de Obras. Desde que entrei na Prefeitura, não sei dizer o que me motivava, mas nunca joguei a toalha, ao contrário, fui crescendo e valeu, meu trabalho foi reconhecido. A forma de agradecimento, ao Prefeito Affonso Monnerat e ao Secretário de Governo Luiz Carlos, as pessoas que mais me deram chances dentro da Prefeitura, é trabalhando. Chego aqui todo dia às 6h15, não tenho hora para sair, atendo aos fins de semana, à noite, estou sempre disponível, mas é uma doação desgastante, que estressa, mas já sabia que era assim e o Prefeito me respalda e isso me dá tranquilidade para trabalhar, planejar e pensar, é fundamental”, conclui Thiago.

Nenhum comentário: