quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Bom Jardim se prepara para ganhar novos espaços culturais

Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)

BOM JARDIM (RJ) - A cultura e a preservação de prédios históricos estão em alta em Bom Jardim. Graças ao empenho da atual administração municipal, novos espaços culturais devem ser implantados brevemente no município, através da recuperação de seu patrimônio histórico, artístico e cultural. Aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Affonso Monnerat, em 25 de agosto último, uma Lei Municipal determinou mais uma importante conquista, que foi o tombamento como patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, da antiga Usina de Energia Luiz Correa, da “Ilha dos Namorados” (em frente à usina) e suas demais dependências, situada na Rua Aladyr Rodrigues Costa, às margens do Rio Grande.

Tal medida assegura a prioridade de uso dessa propriedade para finalidades culturais, além de ser mais um dos vários projetos relacionados à cultura e à história de Bom Jardim. A esperada reforma do antigo Cine Bom Jardim, viabilizada agora, graças ao convênio entre os governos municipal, através do PADEM – Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, foi outra grande conquista.

Finalizando, além do tombamento da antiga usina e da reforma do cinema, a mudança da Guarda Municipal para o antigo prédio dos Bombeiros, em São Miguel, possibilitou a liberação de mais um imóvel, a ser transformado em espaço para a cultura espaço. Ou seja, a antiga usina de café do Cel. Luiz Corrêa, também terá seus 1.300m², destinados à criação do Galpão Cultural, conforme vem sendo denominado pela secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer (Tecla).

Nenhum comentário: