quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim (RJ)

Formatura Planseq Turismo acontece em Bom Jardim

Por Ana Amelia Mendes

No dia 26 de agosto, 71 alunos receberam o certificado de conclusão dos Cursos do Planseq (Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional) voltados para área de Turismo, em Bom Jardim. A formatura, promovida pela secretaria municipal de Promoção e Assistência Social, foi realizada no Bom Jardim Maravilha Clube, às 19h.

Os cursos foram ministrados pelos professores Marcia Jurema Silva Gomes (Arrumadeira e Camareira de Hotel); José de Assis Mendes da Silva (Confeiteiro) e Sydmar de Faria Jasmim (Orientador Turístico), e contou com apoio da mobilizadora Priscila Fersura.

De acordo com a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, os alunos adquiriram qualificação profissional para entrarem no competitivo mercado de trabalho. “Agradeço o emprenho e a dedicação de todos. Estou muito feliz por fazer parte deste momento, onde vocês começam uma nova caminhada, e tenho certeza de que será de enorme sucesso, pois estão bem preparados para disputarem uma boa colocação no mercado de trabalho. Boa sorte a todos”, disse Regina.

O Planseq foi promovido através de parceria entre a prefeitura e o governo federal com o objetivo de oferecer cursos de qualificação profissional. Em Bom Jardim foram criadas 90 vagas, e teve 104 inscritos. Os cursos tiveram duração de 200 horas, com início em maio, e aulas às terças, quartas e quintas-feiras e ofereceram vale transporte e lanche nos dias de aula.


Prefeitura incentiva literatura em cordel

Por Ana Amelia Mendes

Nos dias 25 e 26 de setembro, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Turismo Esporte Cultura e Lazer, com patrocínio da secretaria de estado de Cultura e Funarte, realizaram a primeira oficina de capacitação “A Linguagem do Teatro em Cordel Encenado nas Ruas”, onde foram abordadas a criação, recriação e contação de histórias de cordel, tipo de literatura muito comum no nordeste brasileiro. O evento foi realizado na Casa da Cultura, com carga horária de 12 horas.

A oficina, ministrada pelo autor, ator e cordelista, Edmilson Santini, encantou educadores, artistas de teatro e contadores de histórias, que aprenderam, de forma dinâmica, o que há de fascinante, múltiplo e genuíno na cultura popular brasileira através da poética do cordel.

O evento contou a origem da literatura de cordel, sua trajetória no tempo e no espaço, suas influências, ramificações, evolução, a diferença entre cordelista e repentista e estimulou a criação coletiva e individual, com jogo de rima e embate poético.

A oficina foi disponibilizada a 30 participantes, com idade mínima de 16 anos, as inscrições foram gratuitas e cada participante levou caderno, lápis ou caneta e um instrumento de percussão.

Bom Jardim comemora Dia da

Árvore com plantio de mudas

Por Ana Amelia Mendes

Para incentivar a preocupação com a preservação da natureza, a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Meio Ambiente, e com apoio da Escola Municipal Governador Moreira Franco e do EIDUC, realizou no dia 21 de setembro, o plantio de 400 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, em comemoração ao Dia da Árvore.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jackson Vogas, pela manhã, alunos das turmas do 6º ano da Escola Municipal Governador Moreira Franco plantaram 300 mudas na área de reflorestamento da PCH Santa Rosa sob orientação do engenheiro florestal responsável, Daniel Nascimento, e sua equipe.

“Essa medida minimiza os efeitos do aquecimento global e desperta a consciência da população sobre a importância de preservarmos o meio ambiente para que as futuras gerações não sofram com as consequências da sua destruição indiscriminada”, ressaltou Jackson.

Já no período da tarde, alunos do EIDUC realizaram o plantio de 100 mudas no bosque do Jardim Zoológico com ajuda do responsável pela estufa do Horto Municipal, Joelson da Silva, e funcionários do zôo.

São José conhece Plano Verão 2010/2011

Por Ana Amelia Mendes

No dia 23 de setembro foi a vez de São José do Ribeirão receber a visita da coordenadoria de Defesa Civil do município de Bom Jardim para apresentar à população do terceiro distrito o Plano Verão 2010/2011. O encontro foi realizado na sede da Sociedade Musical União Ribeironense, às 17h.

O plano, construído através do mapeamento feito em todas as áreas de risco de Bom Jardim, reúne medidas para enfrentar enchentes e deslizamentos de encostas e conta com a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde como agentes voluntários de Defesa Civil.

O evento foi aberto pelo coordenador de Defesa Civil, Romildo André de Jesus, e, em seguida, a assistente, Wanderléa Bastos, contou como o plano foi elaborado e apresentou todos os dados coletados do município com ajuda dos agentes e pediram comprometimento da população.

Estavam na reunião a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, e representantes das secretarias de Obras, Educação e Trânsito e Guarda Municipal, e agentes de saúde e profissionais de enfermagem das unidades do Programa Saúde da Família de São José do Ribeirão e Alto de São José.

As próximas reuniões, todas às 17h, serão no dia 30/09 na Escola Amanda Farias Almeida em Banquete e no dia 07/10 no Colégio Estadual Leopoldo Oscar Stutz.

Censo 2010 chega na reta final

Por Ana Amelia Mendes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (28) um balanço do Censo 2010 no município de Bom Jardim. De acordo com o órgão, 85% da população bom-jardinense já foi recenseada, o que corresponde a 22.572 pessoas. O Censo 2010 tem como objetivo revelar o retrato do país através da coleta de informações demográficas, socioeconômicas, habitacionais de cada município.

Até o momento, 7.548 domicílios já foram visitados, o equivalente ao total de 94% das residências estimadas de Bom Jardim.

Segundo a agência do IBGE de Bom Jardim, as localidades onde os recenseadores encontram mais dificuldades, pela distância e acesso, são Vargem Alta e Jardim Ouro Verde. Porém, a boa notícia é que o prazo para rastrear todo o município acaba apenas no dia 31 de outubro e no dia 27 de novembro, será divulgado o número atualizado da população brasileira.

Nenhum comentário: