quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

BOM-PREVI fecha 2010 com de R$ 3 milhões em aplicações


O JORNAL MAIS BJ+NF, a exemplo do ano passado, esteve na última semana visitando BOM-PREVI - Instituto de Previdência dos Servidores de Bom Jardim, órgão responsável pelas aposentadorias e pensões dos servidores do município. O objetivo deste contato, foi o de certificar da atual situação em que se encontra este importante órgão, uma vez que, é de conhecimento público e triste lembrança, que no ano de 2005 a atual administração herdou uma dívida de R$ 5.811.000,00 (cinco milhões oitocentos e onze mil) em contribuições que não foram pagas pela administração passada, motivo de várias lutas judiciais ainda não decididas pelos tribunais.

Nesta nova oportunidade, o presidente do BOM-PREVI BJ, Vítor Lourenço (foto), concedeu entrevista ao JMBJ, inclusive mostrando os resultados obtidos de 2005 a 2010.

> JMBJ+NF: Vítor, qual a atual situação financeira do Bom Previ?

> Vítor Lourenço: Todos sabem que partimos do nada em 2005. Não havia recursos financeiros aplicados e a dívida contabilizada e atualizada foi enorme. A administração de Afonso Monnerat fez, inclusive por intermédio de auditoria do Ministério da Previdência Social, um rigoroso levantamento dos débitos compreendidos entre 2001 a 2004 e os débitos referentes a extinção do antigo Fundo de Previdência. A partir daí que começamos a planejar o futuro do Instituto. A dívida foi parcelada em 420 vezes, acrescida mês a mês de atualização monetária e juros e os recursos direcionados única e exclusivamente para aplicação financeira, ou seja, transformamos aquele débito existente em um crédito de longo prazo o que muito tem contribuído com o resultado positivo que estamos alcançando.No mais, a atual administração desde o inicio vem cumprindo integralmente com os repasses das contribuições, o que possibilita o Bom Previ a arcar com todas as suas despesas e aplicar as reservas dessas contribuições. Por último o Bom Previ especializou seus próprios servidores para fazerem no próprio Instituto a recuperação dos créditos com o INSS, o que denominamos de Compensação Financeira Previdenciária que nos permitiu recuperar boa soma de recursos, em um trabalho cuidadoso e difícil que é feito pela Drª Leila Conceição com apoio das servidoras Alessandra Tardin, Viviane Schott e do servidor André Tura. Com esse trabalho da equipe do Bom Previ e com a responsabilidade que tem o governo de Afonso Monnerat podemos assegurar, se Deus quiser, que estaremos fechando o ano, ou seja, o exercício financeiro de 2010 com mais de 3 milhões de reais em aplicações financeiras.

> JMBJ+NF: Mesmo com esse resultado você demonstra preocupação com o futuro das aposentadorias e pensões?

> Vítor Lourenço: Todo sistema previdenciário do País é uma preocupação, não pelo que os Regimes Próprios de Previdência apresentam como resultado, mas sim, pelos resultados do Regime Geral de Previdência, no caso, o Governo Federal, que se utiliza dos recursos da Previdência para diversos outros fins que não o de somente pagar aposentadorias, pensões e benefícios. Os Municípios que possuem Regimes Previdenciários Próprios, como nosso caso, na atualidade representam grande força na economia do País pelo volume de recursos aplicados no mercado financeiro e pela estabilidade que o sistema vem conseguindo atingir, diferente do Governo Federal que vem gastando mal o dinheiro da Previdência. Portanto, as mudanças que possam vir de cima para baixo é que nos preocupam. Temos fatores preocupantes também no Município, tal como, aumento considerável das aposentadorias e pensões, mas isso tem de ser compensado com o ingresso de novos servidores para sustentar o regime. No mais em matéria de previdência devemos estar preparados para enfrentarmos as dificuldades do dia a dia no momento em que surgem, porque, principalmente em matéria de aplicações financeiras o mercado é muito volátil e, acompanhá-lo de forma sistemática é uma preocupação diária. Cito o exemplo agora do Banco PanAmericano. Conheço regimes próprios que fizeram aplicações financeiras em carteiras do Banco PanAmericano e agora devem estar extremamente preocupados com o futuro dos recursos que aplicaram. Não falta aos Institutos a procura sistemática de bancos e corretoras oferecendo lucros acima da média normal de investimentos. Sabemos nós que na média de todos os investimentos podemos extrair um patamar mínimo e máximo que o mercado nos oferece, qualquer índice acima disso é ilusão e pode levar a prejuízos enormes. Nossos recursos sempre estiveram aplicados e diversificados nas aplicações da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, tem dado certo e pretendemos não mudar até o fim de nossa gestão.

> JMBJ+NF: Quais os projetos do Bom Previ a partir de 2011?

> Vítor Lourenço: Até o ano de 2010, graças a Deus, acreditamos que tivemos um balanço muito positivo, não só pelos resultados financeiros, mas adquirimos uma sede própria, solidificamos o Instituto como um órgão de grande importância no âmbito da administração pública e para o mercado do município e estendemos seus serviços aos servidores, principalmente tentando organizar em definitivo o sistema de perícias médicas. A partir de 2011 pretendemos equipar melhor todo o Instituto, estamos fazendo aquisição de novos computadores e todos padronizados, melhorando desta forma a qualidade dos serviços e atendimento, uma vez que pretendemos também implantar novos sistemas específicos para sistemas previdenciários que facilite todos os servidores no acompanhamento de suas aposentadorias e contribuições. Estamos encaminhando esta semana para o Prefeito um pedido para que o Departamento Técnico de Engenharia elabore um projeto de ampliação e reforma de toda a sede adequando as atuais necessidades e projetando o Bom Previ para futuro. Há projetos que não vamos conseguir concretizar até o final de nossa gestão, principalmente na área administrativa, mas toda e qualquer administração é assim mesmo, é dinâmica, não se consegue fazer de tudo e sei que muitas coisas ficarão por fazer pelos novos diretores.

> JMBJ+NF: Abrimos agora espaço para as suas considerações finais.

> Vítor Lourenço: Inicialmente agradeço de coração, em nome de nossa equipe e em nome dos servidores, o apoio dado pelo Prefeito Afonso Monnerat e pelo Vice, Dr. Paulo Barros, que acreditaram no Bom Previ e cumprem integralmente as obrigações com o Instituto, razão maior de seu resultado alcançado hoje. Por fim, agradecer a equipe do Bom Previ que nos acompanha desde o início e sofreu conosco todas as grandes dificuldades. Aos servidores municipais dizer que é com grande orgulho que desde os 14 anos de idade fazemos parte dessa categoria e, gostaria de sentir em todos o mesmo orgulho que sentimos pelos anos de trabalho e de grandes sacrifícios que já passamos juntos. Aproveitar o final e a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um ano de 2011 repleto de saúde, esperança, trabalho, paz, e desejo de crescer em harmonia com todos que fazem parte de nossas vidas. Muito obrigado a este jornal pelo espaço e, mais uma vez podermos dar esta notícia aos nossos servidores e, solicitar a estes que visitem nossa página na internet onde publicamos todos os atos e assuntos importantes para os servidores, a nossa página na internet é: www.bomprevi.rj.gov.br.

Nenhum comentário: