quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Melhor Idade conclui curso de alfabetização

Mais de 85% dos alunos inscritos aprenderam a ler e escrever

Por Ana Amelia Mendes

Com objetivo de devolver a cidadania e de atingir àqueles que não tiveram oportunidades de se dedicarem aos estudos, 35 idosos venceram mais um desafio, o de aprender a ler e escrever. A formatura aconteceu no dia 16 de dezembro, na Casa da Cultura, às 14h30. O feito foi conseqüência do Curso de Alfabetização para Idosos promovido pela parceria entre a prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Promoção e Assistência Social e o Sesi.

A formatura contou com a presença da secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, das professoras Ana Paula Wermelinger e Adriana Zebende, da coordenadora pedagógica Gleicy Vasconcelos, além da equipe da secretaria de Promoção do município, que transmitiram mensagens de motivação e estímulo aos formandos. “É com imensa satisfação que participo deste momento de vitória para todos vocês. Mas espero que este seja apenas o começo de muitas outras conquistas e realizações. Aproveito para desejar sucesso e agradecer a dedicação das professoras e a parceria com o Sesi e com Virgínia Freire, diretora do Centro Vocacional Tecnológico, que acreditou no projeto e nos cedeu o espaço para as aulas”, ressaltou Regina.

O curso teve a duração de seis meses e sua aula inaugural foi realizada em 19 de julho com 40 alunos inscritos. Segundo a secretária Regina, o curso terá continuidade, acrescentando e aprimorando o conhecimento dos alunos.

Secretaria de educação reúne agricultores para definir a merenda

Por Ana Amelia Mendes

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria de Educação reuniu no dia 14 de dezembro, produtores rurais interessados em participar do fornecimento de alguns alimentos destinados à merenda escolar para o primeiro semestre de 2011 que serão adquiridos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O encontro aconteceu na sede da secretaria, às 8h e contou com a participação da Emater-Rio e da nutricionista da rede, Flávia Cordeiro.

A reunião foi comandada pelo funcionário da secretaria, Ramires Knust, responsável por toda a logística para garantir o cumprimento da lei 11.947 a qual determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja comprada diretamente de agricultores familiares, sem licitação.

De acordo com o funcionário, a primeira experiência, realizada durante o segundo semestre de 2010, deu bons resultados. “O saldo foi bastante significativo de forma positiva, os agricultores ficaram satisfeitos e tanto a equipe de apoio quanto os alunos aprovaram a qualidade dos produtos. Para o próximo ano, a meta é adquirir 25 itens, 17 a mais que 2010”, disse Ramires.

Os 25 itens compreendem abóbora, abobrinha verde, goiaba, mamão papaia, aipim, alho, couve, beterraba, inhame, almeirão, batata doce, cebola, cenoura, chuchu, laranja lima, melancia, poncã, tempero verde, tomate, vagem, sendo os mais consumidos o feijão, a banana prata, a alface, a laranja pêra e a batata inglesa.

O próximo passo é a entrega da proposta feita pelos agricultores à secretaria de Educação, o prazo está previsto para o dia 21 de dezembro.

Promoção Social forma novos profissionais

Por Ana Amelia Mendes

Na última segunda-feira, 20, a secretaria de Promoção e Assistência Social promoveu a formatura dos alunos dos cursos de Manicure, Depilação e Informática. Com objetivo de agregar conhecimento para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, que exige cada vez mais qualificação profissional, os cursos são voltados a pessoas que estão em busca do primeiro emprego e melhores oportunidades.

A cerimônia de entrega dos certificados aos 37 formandos contou com a presença da secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, que parabenizou o grupo e relatou sua satisfação com os resultados. “A cada formatura, percebo que o caminho é esse, oferecer a vocês capacitação, com professores de qualidade, para que possam aumentar a renda de suas famílias. Fico muito feliz em ver alunos que estão se formando em mais de um curso, pois isso mostra a vontade e sede de aprender de vocês. Desejo a todos perseverança para que tudo dê certo e muito sucesso na nova caminhada”, discursou Regina.

O curso de depilação foi ministrado pela professora Aparecida, já o de manicure, por Lourdes e o de informática, pelo professor Rafael.

Após a entrega dos certificados de conclusão, houve sorteios e a secretária Regina e sua equipe ofereceram bolo e refrigerante a todos os presentes.

Nenhum comentário: