sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Caos no trânsito: Número de veículos circulando em Bom Jardim aumenta muito e população já sente seus efeitos

Trânsito caótico, estacionamentos irregulares em locais proibidos, como em faixas de pedestres, rampas de deficiente e locais reservados a carga e descarga, filas duplas e até triplas, são muitos dos problemas verificados pelo JORNAL MAIS nas ruas da cidade.

“Há pouco tempo atrás era possível até andar pelo meio da rua em Bom Jardim, mas agora, está parecendo uma procissão de São Cristóvão, de tanto carro”, chegou a afirmar uma moradora, em razão da considerável quantidade de veículos que circula diariamente pelo centro e adjacências. Por isso, de vez em quando, atravessar de um lado para outro da rua, por exemplo, a Nilo Peçanha, torna-se uma tarefa um pouco complicada, principalmente para os idosos. Para um município que tem 24.470 habitantes, segundo apurou o Censo 2010 do IBGE, a frota de veículos aqui emplacada – cerca de 4.500 carros, conforme revelou pouco tempo atrás na Câmara, o vereador Zé Nilton – mostra a relação de um veículo para cada 5,5 moradores.

Mas deve-se levar em conta o número de carros emplacados em outros municípios, como Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo e outros, circulando pela cidade, o que praticamente dobra o fluxo de veículos nas ruas centrais. Além de dificultar a travessia, o aumento de veículos também se faz sentir na hora de estacionar, inclusive pelo fato de não haver áreas demarcadas para estacionamento e a quase inexistência de estacionamentos particulares. O resultado disso são as filas duplas e até triplas, que atrapalham o trânsito principalmente, nas horas de maior fluxo.

Quem anda pelo centro da cidade, se depara por toda a extensão das ruas Nilo Peçanha (parte baixa), Miguel de Carvalho e Getúlio Vargas (parte alta), notadamente durante o dia, a intensa movimentação de veículos, como carros de passeio, caminhões, ônibus e motos. As facilidades que muitas pessoas tiveram nos últimos anos para adquirir veículos através de financiamentos mais longos e, consequentemente, prestações mais acessíveis aos bolsos de muitos – prática que o governo federal pretende agora restringir – muito ajudaram na compra de automóveis, com as montadoras produzindo a pleno vapor.

Na tarde do último dia 18, por exemplo, tendo como ponto de referência o Terminal Rodoviário Aloísio Gama, o repórter Thiago Dias, pôde levantar a nível de pesquisa, uma quantidade superior a 150 veículos estacionados, verificando ainda que, em média, entre 10 a 15 veículos circulam por minuto do centro de Bom Jardim. Para começar a encontrar alternativas e soluções para estes e outros eventuais problemas que possam se acentuar daqui por diante, este ano foi criada pela prefeitura a secretaria municipal de Trânsito, cujo titular é Alexandre Carvalho. Em entrevista ao JORNAL MAIS, o novo secretário confirmou que a grande quantidade de carros transitando por Bom Jardim, bem como demais municípios da região e pelo Brasil afora, incluindo também o expressivo número de motos, deve-se à expansão econômica e maior acesso dos consumidores a este tipo de bem.

Alexandre informou ainda que centenas de placas de sinalização já foram adquiridas e estão sendo fixadas em algumas ruas, assim como outras medidas estão sendo adotadas pela municipalidade, unindo a secretaria de Trânsito e a Guarda Municipal. Uma dessas medidas atinge diretamente os motoristas que não respeitarem a nova sinalização. A partir do dia 7 de dezembro, terça-feira, os infratores estarão sendo notificados e, posteriormente, serão multados, com base no Código Nacional de Trânsito.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito local (DETRAN), Bom Jardim tem registrados mais de 8 mil veículos. A tendência, segundo João Carvalho, responsável pelo órgão na cidade, é que este número aumente ainda mais com o crescimento econômico do município. O caso da grande quantidade de veículos e da necessidade de disciplinar o trânsito e o estacionamento nas ruas do centro, já foi amplamente discutido pela Câmara Municipal da cidade, por meio do vereador Ademyr Gomes Faria e demais parlamentares.

Nenhum comentário: