sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O caos do trânsito de BJ em números

Os bom-jardinenses que transitam pelo centro da cidade já se deram conta que o número de veículos aumentou significativamente e que a fluidez do trânsito está seriamente comprometida. A situação do trânsito na cidade está tão problemática que a criação da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) foi resultado da busca por um reordenamento do trânsito e do aumento da orientação e fiscalização dos motoristas.

É evidente que o aumento da frota de veículos não é uma exclusividade de Bom Jardim, muito menos que outras cidades possuem desafios muito mais complexos que os da cidade no que diz respeito às intervenções que se fazem necessárias para que ocorram melhorias no trânsito. Entretanto, isto não reduz a responsabilidade que a SMT e a população bom-jardinense possui para tornar o trânsito da cidade menos estressante, menos violento e mais humano, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida dos moradores da cidade.

Com relação à fluidez do trânsito devemos pensar que existem três maneiras teóricas de melhorá-la: ou aumentamos as vias de escoamento (as ruas), ou diminuímos o fluxo (o número de veículos) ou buscamos reordenar o fluxo de veículos, facilitando a sua passagem. Do ponto de vista prático, o alargamento das ruas da cidade ou a construção de novas ruas que pudessem aliviar o trânsito do centro são medidas que dificilmente poderão ser adotadas, uma vez que isso provavelmente estaria relacionado com a desocupação de imóveis. As outras duas alternativas que restam estão mais ligadas às mudanças de comportamento dos motoristas associado a uma reordenação por parte da prefeitura. Para visualizar o tamanho do desafio, segundo o DETRAN-RJ, em dez anos (2001-2010) a frota de Bom Jardim apresentou um crescimento de 223%, saltando de pouco menos de 4.000 veículos em 2001 para 8.729 veículos em Agosto de 2010, sendo que nos últimos três anos a frota cresceu anualmente a taxas superiores a 10%. Se a frota de Bom Jardim crescer anualmente com a maior taxa registrada nestes dez anos (13,4%), simplesmente a frota da cidade dobraria de tamanho em 2016, isto é, em seis anos. Numa projeção bem mais conservadora, se for considerada a menor taxa dos últimos dez anos (3,7%), a frota de veículos seria o dobro da atual em 2030, ou seja, em vinte anos. Esses dados nos fazem refletir sobre a necessidade de repensarmos a utilização dos veículos no centro da cidade, uma vez que as projeções apontam para um nó caso não seja reduzida a circulação de veículos pelo centro da cidade. Já as questões de reordenamento envolvem mudanças das mãos de ruas, como já vem sendo feito, a demarcação de faixa de pedestres, a delimitação dos locais e formas de estacionamento e também dos horários e locais de carga e descarga de mercadorias. Essas são medidas básicas que a SMT deverá adotar para permitir a melhoria parcial do trânsito de Bom Jardim, já antevendo que estas medidas serão apenas parte de um plano maior que deverá ser elaborado pela SMT em conjunto com a sociedade bonjardinense e demais secretarias afins à questão do trânsito. Como estimular as pessoas a deixarem os seus carros em casa e irem ao centro a pé ou de ônibus se os pedestres na prática não possuem a sua preferência respeitada, as calçadas são estreitas e obstruídas por materiais de construção e rejeitos de obra e além do mais falta educação por parte dos motoristas? Como podemos ver, os desafios transcendem as questões ligadas diretamente ao trânsito, sendo bem mais amplas.

Sobre a violência no trânsito devemos lembrar que o próprio aumento do fluxo de veículos eleva as chances de ocorrência de acidentes, mas deve-se dar um enfoque especial às motos. Se em 2001 existiam aproximadamente seis carros para cada moto, hoje existem menos de três carros para cada moto, isto é, a proporção de motos apresentou um grande aumento nestes últimos dez anos. Se os acidentes se tornaram mais freqüentes em virtude do aumento do fluxo de veículos, o aumento da mortalidade no trânsito do município está intimamente ligado aos acidentes envolvendo motociclistas. Por parte dos motociclistas, é fundamental que o capacete seja sempre utilizado e que o farol esteja sempre aceso para facilitar a visualização, além de tanto os motociclistas quanto os demais motoristas seguirem as leis de trânsito à risca, para que ocorra uma redução no número e na gravidade dos acidentes.

Para finalizar, acho importante destacar novamente que se a população bom-jardinense acredita que com a criação da SMT a questão do trânsito da cidade será resolvida sem o envolvimento dos cidadãos, estaremos vivendo uma ilusão. A melhoria do trânsito em Bom Jardim somente será sentida se houver o envolvimento dos moradores da cidade e a conscientização de que melhorias substanciais no trânsito da cidade só se farão percebidas se houver uma sociedade trabalhando, fiscalizando e propondo novas medidas.

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