segunda-feira, 19 de abril de 2010

De “cara nova”, Santa Casa de Bom Jardim segue rumo ao título de Hospital Amigo da Criança

A Santa Casa de Bom Jardim, na busca de um atendimento diferenciado e de qualidade, vem proporcionando aos seus funcionários cursos de capacitação, com o objetivo de prepará-los para um melhor atendimento aos usuários. Com esse intuito, vem trabalhando a algum tempo no Projeto “Rumo ao Título de Hospital Amigo da Criança” e os resultados já podem ser sentidos, como um interesse maior dos profissionais em ajudar e orientar as mães, um ambiente mais calmo, cada mãe junto com seu bebê, podendo observá-lo, cuidar e amamentá-lo sem horários rígidos. Isso resulta em um ambiente mais humano, onde há mais tranquilidade e confiança, com resultados visíveis nos índices de aleitamento materno durante os primeiros dias de vida das crianças. E com a finalidade de trazer conhecimentos atualizados sobre tal Iniciativa, a pediatra Élida Moreira esteve recentemente no Rio de Janeiro, participando do Curso de Facilitadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
Esse curso, organizado pelo Ministério da Saúde e UNICEF e promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, foi realizado no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira, e dele participaram 29 profissionais, que já trabalham na área de amamentação em seus municípios, sendo cinco da Região Serrana. A finalidade do curso é capacitar profissionais para levarem treinamento às equipes de saúde das maternidades visando a mudanças de conduta com relação às práticas prejudiciais à amamentação.
A representante da Santa Casa de Bom Jardim aproveitou a oportunidade para trocar idéias com profissionais que labutam em outros hospitais, que são ou também pretendem chegar a ser Hospitais Amigos da Criança.
Visitou as instalações do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Hospital Amigo da Criança – onde acompanhou por várias horas o atendimento a gestantes e recém-nascidos, observando as rotinas e fazendo anotações que servirão de base a mudanças que precisam ser realizadas na Santa Casa de Bom Jardim para melhorar ainda mais a assistência à dupla mãe-filho, fator primordial para a IHAC. “Em maio próximo a Santa Casa estará promovendo mais um curso sobre amamentação para os profissionais que trabalham na maternidade. A meta é atingir todos os funcionários”, diz Eder Carpi, diretor administrativo da Santa Casa.

Nenhum comentário: