quinta-feira, 29 de abril de 2010

Firjan destaca Bom Jardim entre os municípios que participam do “boom” econômico no interior do RJ

Da Redação (JORNAL MAIS)

O interior do Estado do Rio está se transformando num verdadeiro polo de investimentos, atraindo grandes empresas de outros estados do país, e mudando a realidade econômica da região. Quarenta e dois municípios, entre eles Bom Jardim, já estão experimentando com sucesso essa nova realidade. A mudança acontece graças à criação do fundo de recuperação econômica de municípios fluminenses e o oferecimento de benefícios fiscais e financeiros, gerados pelas leis 4.533/05, 4.534/05 e 5.636/2010. Hoje, os municípios que receberam o estímulo do estado e criaram uma política de fomento industrial, específica e profissionalizada, estão conseguindo usufruir a oportunidade e maximizar a geração de emprego e renda.
Entre os vários municípios que já colhem os frutos desta política de fomento, está Bom Jardim, citado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) como uma das cidades com maior crescimento na base de emprego em 2009. Já foram instaladas pelo menos seis novas indústrias no município, como CBS Elos, Plastseven, Plastserrana, Central Norte Rações e outras, que geraram aproximadamente 200 empregos diretos. Além disso, outras indústrias já manifestaram seu interesse em vir para a região, estimuladas também pelo fato de o governo e empresas concessionárias estarem investindo em infraestrutura, como a melhoria das estradas, energia elétrica, abastecimento d’água e outros investimentos, principalmente na área de Barra Alegre, que vêm se transformando no polo industrial do município. Mesmo com a distância de 160 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e com a geografia acidentada, a política de fomento acabou superando os obstáculos.
“É necessário conhecimento, criatividade e trabalho conjunto entre os setores público e privado, para convencer os empresários de que estes municípios, que hoje têm vocações diversas, estão preparados para oferecer outros incentivos, além dos fiscais e financeiros oferecidos pelo estado”, explica Nelson Naibert, consultor de negócios da Rosa-Naibert Projetos, empresa responsável pela prospecção e consultoria de diversos empreendimentos. Segundo ele, com a criação de um polo de desenvolvimento econômico, são gerados centenas e até milhares de empregos diretos e indiretos. Os novos locais disponibilizados podem atrair desde grupos empresariais tradicionais do estado, que estão expandindo suas operações, até mesmo empresas que migram de outros estados, como vem acontecendo em Bom Jardim. “O grande desafio dessas cidades foi modificar a visão de municípios com tendências rurais ou turísticas e com mão de obra pouco qualificada”, explicou Naibert.

Nenhum comentário: