segunda-feira, 19 de abril de 2010

Informativo da Prefeitura Municipal de Bom Jardim (RJ)

Ana Amelia Mendes (Assessoria de Imprensa - PMBJ)

Começam obras de ampliação do sistema de água de Barra Alegre

A prefeitura de Bom Jardim em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) iniciou na última semana, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no distrito de Barra Alegre. Com ações para ampliação do sistema de abastecimento de água tratada, essas obras beneficiarão mais de 1.500 pessoas, e o investimento ultrapassa R$ 1,2 milhão.
De acordo com a Companhia Estadual de Água e Esgotos, a captação atual fica distante da localidade e o córrego está sujeito à contaminação por agrotóxicos e pelo lançamento de lixo em suas margens. O sistema proposto consiste na perfuração de dois poços com profundidade de 150 metros e cloração da água. A rede de distribuição terá fornecimento e assentamento de 4.710 metros de tubos, além do fornecimento e montagem de 350 ligações novas com hidrômetro.

‘Dia D’ da campanha contra gripe A contemplou todas as idades

A prefeitura de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Saúde, promoveu no último sábado, dia 10 de abril, o primeiro “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe suína - também chamada gripe A. Apesar da recomendação do Ministério da Saúde (MS) para vacinar apenas pessoas com idade entre 20 a 29 anos, o município contemplou todas as idades. As unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e o Centro de Saúde Honório de Freitas Guimarães funcionaram das 8h às 17h.
Dividida em etapas, a campanha começou no dia 08 de março para os profissionais da saúde, seguida por crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses. Nesta, a secretaria imunizou 95, 78% da faixa etária. Já as gestantes, o município já vacinou 55,65% e o prazo vai até 21 de maio. Na população de 20 a 29 anos, Bom Jardim alcançou marca de 55,65%. Porém, a expectativa é imunizar cerca de 10 mil pessoas, alcançando a meta fornecida pelo MS de 80% para cada grupo.
A coordenação de imunização informa que até o dia 21 de maio, a campanha segue conforme a determinação do MS, ou seja, até o dia 23 de abril, população de 20 a 29 anos; do dia 24 de abril (segundo “Dia D”) a 07 de maio, idosos; e do dia 10 a 21 de maio, pessoas entre 30 e 39 anos. “Há previsão de liberar novamente para toda população apenas no fim da campanha”, afirma Juliana Vasconcelos.

Mais três veículos para a Secretaria de Saúde

Na última segunda-feira, 12, a secretaria de Saúde de Bom Jardim, recebeu três novos veículos para incorporar à sua frota. São dois automóveis modelo Gol e um, modelo Saveiro, para atender às demandas da secretaria, auxiliando nos serviços prestados pela mesma, como transporte de pacientes entre outros.
O veículo faz parte do processo de renovação e recuperação da frota, implementado pela atual administração. Além desses, cerca de onze outros veículos foram adquiridos durante os dois mandatos do governo Affonso Monnerat/ Paulo Barros, atendendo melhor e dando uma maior cobertura à população bom-jardinense.

Prefeitura e Ministério do Trabalho promovem cursos na área de Turismo e Gastronomia

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim, através da secretaria municipal de Promoção e Assistência Social promove em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável e o Ministério do Trabalho e Emprego com o Plano Setorial de Qualificação, cursos gratuitos na área de Turismo e Gastronomia. Os cursos são para formação dos seguintes profissionais: Arrumadeira e Camareira de Hotel; Confeiteiro e Orientador Turístico. Aos interessados, a idade mínima é 18 anos e as inscrições podem ser feitas no PAIF, na Rua Aladyr Rodrigues Costa, número 73, bairro Jardim Ornellas, das 9h às 16h, até o dia 16 de abril, próxima sexta-feira.
Em caso de dúvida ou mais informações, procure a secretaria de Promoção e Assistência Social ou o Centro de Referência da Assistência Social em São Miguel, ou pelos telefones: 22 2566-2497/ 2566-2848/ 2566-2500.
Atenção! As vagas são limitadas.

Bom Jardim marcará presençano Salão Estadual de Turismo


Evento reúne 60 municípios em Paraty

O município de Bom Jardim, através da Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, participa nos dias 23 e 24 de abril, da segunda edição do Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. Neste ano, o evento acontece no Centro Histórico do município de Paraty, e evidencia mais uma ação visando fomentar o turismo no interior do estado.
Durante dois dias, Bom Jardim terá a oportunidade de divulgar seus atrativos turísticos, como a bela paisagem, a prática do vôo livre, escaladas, o calendário de eventos da cidade, com o famoso Carnaval, considerado o melhor da região, diversos produtos fabricados no município, como queijo, iogurte, doces, flores, artesanato e embutidos.
Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é promovida pelo governo fluminense, através da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e TurisRio, e pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério do Turismo, RioTur, Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Rio Convention e Visitors Bureau, SEBRAE-RJ, Prefeitura de Paraty e o Paraty Convention & Visitors Bureau.
Segundo os organizadores, este ano, o evento será aproximadamente 20% maior que no ano passado, com 60 municípios participantes e 65 estandes. Em 2009, o Salão reuniu em Petrópolis cerca de 8.500 pessoas, dentre elas mais de 800 agentes de viagem e 50 municípios participantes, entre eles, Bom Jardim.

Bom Jardim abre Telecentro Comunitário em São Miguel

O Prefeito Affonso Monnerat informa que na última segunda-feira, dia 12, o Telecentro de Bom Jardim abriu suas portas à população. O Telecentro Comunitário, uma conquista do convênio entre a Prefeitura de Bom Jardim e o Ministério das Comunicações, fica na Rua João Jacinto de Carvalho, n° 1530, no bairro São Miguel. A população terá acesso à internet de forma gratuita no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.
O Telecentro é um espaço com computadores conectados à Internet banda larga, com 10 computadores para uso livre destes equipamentos, podendo abrigar cursos de informática básica e oficinas especiais que serão atividades oferecidas à população.
O Telecentro Comunitário é um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Nenhum comentário: