quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Frei Francisco Spoto, um dos relevantes nomes que integra a história religiosa de Bom Jardim

Por Thiago Dias

Uma das figuras que certamente integra a história de Bom Jardim é o religioso da Ordem dos Agostinianos Descalços, Frei Francisco Spoto. O frade completou no dia 21 de dezembro 70 anos de sacerdócio e dez dias depois (31), celebrou seu aniversário natalício.

Frei Francisco, junto com outros religiosos da Ordem, veio para o Brasil em 1948. A partida aconteceu no Porto de Gênova, na Itália. A viagem, no navio “Ana Costa”, durou 14 dias. Logo que chegaram ao Rio de Janeiro, ele e os confrades foram recebidos na casa dos Agostinianos Recoletos, no Rio de Janeiro.

Em 1961, Frei Francisco assumiu a paróquia de São José do Ribeirão e três anos depois, tornou-se pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Bom Jardim. O religioso foi um dos colaboradores para a fundação do Colégio Santo Agostinho, inaugurado solenemente em 1972. Nesta mesma instituição de ensino ele lecionou história. Em 1984, Frei Francisco resolveu voltar para Itália e atualmente reside em Marsala, na Sicilia, um local dedicado à produção de vinhos.

Nenhum comentário: