quinta-feira, 5 de novembro de 2009

BASTIDORES DA CÂMARA DIA 26 DE OUTUBRO DE 2009:

Zé Nilton pede transferência do DPO e revitalização de praça

Na sessão do dia 26, o vereador Zé Nilton teve duas indicações aprovadas por unanimidade. Na primeira, ele solicitou a transferência do DPO – Destacamento de Policiamento Ostensivo, do local onde se encontra, ao lado do posto de saúde José Alberto Erthal, para o espaço ocupado pelos banheiros públicos existentes nos fundos da antiga estação de trem, no centro da cidade.
Argumentou que a mudança, além de permitir a ampliação da unidade de saúde, já bastante estrangulada, vai ocupar um espaço ocioso, uma vez que os banheiros há muito perderam sua função original, sendo utilizados para outros objetivos. Outra indicação sua que foi aprovada é a revitalização da Praça Paulo Cesar Antum. Dizendo que o local, onde existem quiosques para a venda de lanches deveria ser mais bem aproveitado, para que a população possa desfrutar também daquele ambiente.
Lembrando o Dia do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal, ocorrido no dia anterior (25), o vereador Zé Nilton destacou que em breve, Bom Jardim irá inaugurar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fará os tratamentos que as unidades odontológicas existentes nos postos de saúde não conseguem fazer. Ele parabenizou o coordenador de odontologia do município, Dr. Spitz, e todos os dentistas pelo seu dia. Disse que a saúde bucal é um problema de saúde pública.

Chevrand lamenta morte de comerciante

O vereador Luiz Chevrand, que na sessão anterior, já havia lamentado a morte do jovem motociclista Julio Corrêa da Silva, voltou a ocupar a tribuna para pedir “um minuto de silêncio”, pela morte do comerciante e seu amigo Vicente, proprietário de um bar em frente à Academia Top Training. Vicente teria deixado um bilhete para a família, no qual anunciou que cometeria suicídio, pulando da ponte de ferro existente na altura do km 101 da RJ-116, próximo à Barra de Santa Teresa. Após constatar seu desaparecimento, a família comunicou o fato às autoridades policiais. Realizando uma busca no Rio Grande, o destacamento de Bombeiros de Bom Jardim localizou o corpo de Vicente, logo abaixo do local onde ele disse que cometeria o suicídio.
Em seguida, Chevrand parabenizou a Banda Recreio Bonjardinense, pela festa em comemoração aos seus 109 anos de existência. Disse que esteve presente ao evento e ficou emocionado ao ver os garotos se apresentando com seus instrumentos, como também, pela participação da Irmã Sonia. Parabenizou o atual presidente da banda, Hamilton Ferreira, e o ex-presidente Luiz Antonio Calvão, pelo trabalho feito naquela agremiação musical.

Jorge Quintes cria programa de prevenção de acidentes e violência escolar

A crescente violência observada nas escolas, nas ruas e nos lares levou o vereador Jorge Quintes a criar um programa específico para prevenir esse tipo de ocorrência. A matéria, submetida a votação na sessão do dia 26, foi aprovada por unanimidade. Jorge justificou a medida, dizendo tratar-se de um trabalho preventivo e educativo para as crianças e prometeu apresentar na próxima sessão diversas estatísticas sobre as ocorrências de violência urbana, escolar e doméstica no município.

Simone aprova e comenta indicações de Jorge Quintes e Zé Nilton

No período destinado às Explicações Pessoais dos vereadores, Simone Capozi subiu à tribuna para parabenizar os colegas Jorge Quintes e Zé Nilton, pelas propostas apresentadas. Quanto ao projeto de prevenção à violência do vereador Jorge, ela disse que “é melhor prevenir do que remediar”. Já sobre os banheiros públicos, ela disse que a indicação de Zé Nilton chegou em boa hora, uma vez que os mesmos vinham sendo utilizados para outros fins que denigrem a imagem da cidade.

Beta diz que loteamento sem infraestrutura prejudica moradores

Já a vereadora Elisabeth Heckert, a Beta, disse que o loteamento existente próximo ao restaurante Rango da Roça, em Barra Alegre, não possui qualquer infraestrutura, o que acaba prejudicando os moradores do local. Ela revelou que já existem mais de 20 casas ali construídas e, embora as construções sejam de boa qualidade, o mesmo não pode se dizer dos equipamentos urbanos. “Muitas pessoas vieram até de São Paulo, chegaram e ergueram suas casas, com promessas de melhorias, mas agora pedem socorro, pois existe uma nascente dentro da rua, que gera muita lama”, disse Beta. Ela entende que, apesar de que o loteamento possa estar irregular, sem rede de esgoto e meio-fio, os moradores não podem ser penalizados e pedem providências para que o problema seja resolvido.

Nenhum comentário: