quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Karatecas de BJ fazem exame de faixa e lamentam a não participação no Campeonato Brasileiro de Karatê

Cesar Carvalho (JORNAL MAIS)

BOM JARDIM (RJ) - Os atletas da equipe de Karatê “Caminho do Renascimento”, que reúne alunos de São José do Ribeirão e do centro da cidade, treinados pelo professor Ibsen Portella Soares, realizaram Exame de Faixa no último dia 7 de novembro, na Casa da Cultura Mário Machado Nicoliello. A mesa examinadora contou com a presença de integrantes do Shotokan Karatê Interestilos Clube do Brasil (SKICB), como os mestres Lodson Espíndola (presidente), Lea (juíza), Paulo (diretor técnico) e Takamitsu Hiodo (observador). Foram examinados os atletas João Paulo Pinheiro dos Santos (campeão estadual e brasileiro), Monária Leal Pinheiro (campeã estadual), Laleska da Costa Silva, Igor Diniz, Bruno Henrique Santos, Carlosmar Câmara, Nathany, Roberta e Edwalter. Na foto de Carlosmar, os atletas posam ao lado do prof. Ibsen (à esquerda).
Segundo informou o professor Ibsen, o exame foi muito emocionante, durante o qual, ele declamou a poesia “Palavras aos Mestres” do falecido poeta friburguense J.G. de Araújo Jorge, homenageando o saudoso mestre Furosho, falecido no ano passado. A mestra Lea, por sua vez, se disse maravilhada e o mestre Paulo ficou surpreso com o alto nível do karatê praticado em Bom Jardim.
Revelando já ter participado de exames de faixa em campeonatos no Brasil inteiro, inclusive em unidades militares, o mestre Lodson ficou impressionado com a disciplina e a ordem empregadas no “Caminho do Renascimento”. Ele se emocionou até as lágrimas e até perdeu a fala, sendo muito aplaudido. Mas ainda conseguiu parabenizar a todos os participantes pelo empenho e dedicação. A nota mais alta obtida no exame foi a do karateca Bruno Henrique e, segundo o professor Ibsen, o melhor exame de faixa foi da aluna Laleska. Ibsen agradeceu a todos os participantes, pelo brilhante exame de faixa e também à Secretaria de Esportes, pela cessão do local.

Tristeza: apesar de todas as conquistas, bom-jardinenses ficam fora do Brasileiro

Por absoluta falta de veículos para o transporte da delegação, mesmo com todas essas conquistas, a equipe Caminho do Renascimento não pôde participar do Campeonato Brasileiro de Karatê-2009, realizado no último final de semana, 14 e 15, no Rio de Janeiro. Com isso, o campeão brasileiro em sua categoria, João Paulo Pinheiro dos Santos, que vinha treinando com afinco para a competição, não pôde estar presente e disputar novamente o título nacional. Além dele, outros atletas bom-jardinenses, campeões e vice-campeões estaduais, também não puderam participar do evento.
Mas, os karatecas bom-jardinenses, nem assim desanimaram e deverão participar da “IV Copa Leão de Karatê”, considerada a maior do Brasil, que acontece no próximo dia 22, no Ginásio de Esportes do Centro Esportivo Miécimo da Silva, localizado em Campo Grande, zona oeste do Rio, conhecido como o maior complexo poliesportivo da América Latina. Os atletas esperam que, desta vez, não falte o apoio necessário para o seu deslocamento até o local da competição.

Nenhum comentário: