quinta-feira, 19 de novembro de 2009

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (e fora dele)

“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é por si só, uma vida.”
(Sêneca)

Este é um tema muito importante, pois afinal é no ambiente de trabalho que passamos 8 horas ou mais por dia, durante pelo menos 35 anos de nossas vidas.

O trabalho tem uma grande importância na qualidade da nossa vida. É através dele que nos sentimos úteis à sociedade e à vida. Então, não faz sentido termos uma qualidade de vida ruim por causa do trabalho. O trabalho existe para nos realizar, nos trazer felicidade.

Como somos, nós mesmos, os responsáveis pela qualidade de vida no trabalho, é dever de cada um modificar os hábitos que além de prevenir as doenças mais comuns, também proporcionem um ambiente de saudável convivência.

E é sabido que quando temos uma boa qualidade de vida no trabalho, há maior probabilidade de termos qualidade de vida pessoal, social e familiar.

Embora estas sejam áreas distintas, precisamos nos lembrar de que o mesmo funcionário que realiza trabalhos em uma empresa, é também aquele que faz uma visita aos parentes, que frequenta a igreja, vai ao médico, comemora o aniversário do filho ou que joga no PFC - Pernadepau Futebol Clube.

No cotidiano do mundo do trabalho convivemos com variadas atitudes, nossas e dos outros. Analisar e conhecer os impactos dessas atitudes sobre a nossa qualidade de vida é, sem dúvida, uma boa forma de contribuir para tornar saudável o ambiente onde passamos a maior parte do nosso tempo.

No mundo globalizado e tecnológico dos dias atuais, é fundamental reconhecer que tem que ser tudo junto, misturado e ao mesmo tempo. E se é verdade que A VIDA É UM JOGO, precisamos aprender a jogar.
Uma clara analogia sobre este ditado foi feita por Brian Dyson, executivo de uma grande multinacional, que em um de seus discursos diz que “devemos imaginar a vida como um jogo no qual fazemos malabarismo com cinco bolas que jogamos ao ar. Essas bolas são o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espiritual”.

Ele compara o trabalho a uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima e acrescenta que as outras quatro são de vidro. Se caírem, se quebrarão.

Trabalho, saúde, família, amigos e espiritual são as áreas mais importantes da nossa vida e cada um de nós é responsável por construir sua qualidade de vida, administrando as cinco áreas e cuidando para que nenhuma das bolas deste importante jogo caia no chão.

Dá um trabalhão, mas cada um de nós tem o dever de fazer sua parte, procurando não se tornar uma sobrecarga para os outros, em qualquer das áreas.

É bem verdade que nossa vida fica mais fácil, quando podemos contar com a cooperação alheia, no entanto, quando pensamos primeiro em nós mesmos e nos cuidamos, nos tornamos mais equilibrados e felizes, deixando os outros livres para cuidarem de si mesmos, fazerem suas escolhas e seguirem seus caminhos.

Olha só! Esta é uma boa ocasião para refletir e perguntar a você mesmo: você está feliz com sua escolha? Se não estiver, mude, porque é na maneira como cada um faz suas escolhas que está o caminho da qualidade. Boas Festas e um excelente Ano Novo.

Nenhum comentário: