sexta-feira, 4 de março de 2011

Câmara de Bom Jardim autoriza prefeito Paulo Barros a se ausentar do município

Vereador Jorge Quintes (foto) ocupa cargo de Prefeito por quinze dias

CESAR CAVALHO (JORNAL MAIS-EXCLUSIVO) - Durante pouco mais de 60 dias, o município de Bom Jardim está passando pela inédita experiência de ter três pessoas diferentes ocupando a chefia do Poder Executivo. Depois que o prefeito Affonso Monnerat, reeleito em 2008, renunciou logo após a catástrofe climática do dia 12 de janeiro, por solicitação do governador Sérgio Cabral para assumir o cargo de subsecretário do Gabinete de Reconstrução da Região Serrana, sendo substituído a partir do dia 1º de fevereiro, pelo seu vice Paulo Barros, este pediu licença para se ausentar do município, por um período de 15 dias. Com o cargo vago, quem já está ocupando desde a última quinta-feira, a cadeira número 1 do quarto andar da prefeitura de Bom Jardim é o atual presidente da Câmara, vereador Jorge Luiz Delduque Quintes.

O pedido de licença de Paulo Barros foi aprovado por unanimidade e concedido pelos vereadores presentes à sessão parlamentar do último dia 28 de fevereiro, depois de parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. Na mesma sessão, na qual faltou, justificadamente o edil Carlos Gastão, que se encontra convalescendo de uma cirurgia abdominal, também foi aprovada unanimemente, de conformidade com a Lei Orgânica Municipal, a condução do presidente da Câmara, o médico Jorge Quintes, ao cargo de prefeito em exercício, o qual ocupará durante os 15 dias do período de licença de Paulo Barros. Nesse tempo, a presidência da Casa Legislativa será ocupada pelo vice-presidente Nilton Benvenuti. Durante a sessão, não foi informado oficialmente o motivo do afastamento do prefeito Paulo Barros, que segundo comentários nos meios políticos, foi para cumprir uma viagem ao exterior agendada meses atrás.

Ademyr alerta que piso de rua em São Miguel está afundando

Ocupando a tribuna da Câmara o edil Ademyr Faria, lembrou que o constante tráfego de veículos, principalmente de caminhões pesados, pela Rua João Jacinto de Carvalho em direção à ponte do Maravilha está provocando o afundamento do piso em vários pontos da referida artéria. Ele acrescentou que se a situação continuar, poderá haver rompimento da rede de esgoto, a maior parte ainda em manilhas de barro e que a interrupção do tráfego para o reparo da mesma, irá provocar o agravamento dos problemas de trânsito pelos quais já atravessa o município, principalmente no centro da cidade e nos bairros Maravilha, São Miguel e adjacências.

Zé Nilton pediu antecipação do 13º do funcionalismo público municipal

O líder do governo na Câmara, vereador Zé Nilton, entrou com indicação no sentido de pedir a Prefeitura Municipal a antecipação do pagamento do 13º salário aos servidores públicos de Bom Jardim. A medida tem como objetivo ajudar os funcionários públicos municipais a superar as consequências da tragédia do último dia 12 de janeiro, além reativar as compras no comércio local, cujas vendas caíram drasticamente desde então. Segundo proposta do vereador, o pagamento seria feito de uma única vez, ao contrário do anteriormente previsto para ser em duas parcelas.

Beta reclama de demora na obra da RJ-146 “enxadinha”

Já Elizabeth Heckert, a Beta, usou a tribuna para reclamar da lentidão das obras de recapeamento e ampliação da RJ-146, que liga a entrada de São Miguel ao distrito de Barra Alegre. Segundo ela, grande parte da pista ainda se encontra esburacada por causa das intermináveis obras, dificultando o tráfego entre o centro da cidade e o quarto distrito, ainda mais que a rodovia é utilizada para transporte de material das indústrias plásticas instaladas em suas margens. Beta acrescentou que funcionários da empresa responsável estariam “fazendo hora” ou praticando o que ela chamou de “operação enxadinha”, ou seja, estariam movimentando terra com o uso de enxadas, quando existem máquinas capazes de fazer o serviço com eficiência e em muito menos tempo.

Simone destaca serviço de empreiteira responsável pela estrada na limpeza da cidade pós-enchente

Ao fazer uso da tribuna logo após sua colega Beta, a vereadora Simone Capozi saiu em defesa da empreiteira responsável pela reforma da estrada de Barra Alegre, a Dimensional, lembrando que a mesma destinou seus homens e máquinas para a limpeza das ruas de São Miguel, tão logo as águas da enchente baixaram, retirando toneladas de lama e entulho, serviço executado em parceria com a prefeitura de Bom Jardim. Além disso, a empresa construiu uma nova rua por dentro da mata do bairro Bem-Te-Vi, já que parte do início da RJ-146, que liga a rodovia e o bairro São Miguel à RJ-116 também havia sido levada pela enchente.

Chevrand usa rota alternativa para fugir de engarrafamento

Comentando o assunto do momento na cidade, os engarrafamentos que se formam no acesso à ponte do Maravilha, o vereador Luiz Chevrand contou que recentemente precisando sair da cidade, na volta se deparou com o trânsito congestionado na Rua João Jacinto de Carvalho, em São Miguel. Nesta mesma hora, vendo que os carros não se moviam, resolveu subir pelo bairro dos Alves, de onde saiu na rua da antiga Comave, chegando assim rapidamente à ponte e realizando a travessia sem muita dificuldade.

Nenhum comentário: