sexta-feira, 18 de março de 2011

A voz do Pastor + Dom Edney Gouvêa Mattoso

Deus multiplica nossos esforços.

Obrigado voluntários!

Queridos amigos leitores, em certa Santa Missa que celebramos semanas atrás, em ação de graças pelo voluntariado que trabalhou no socorro às vítimas do passado janeiro, refletíamos sobre o milagre da multiplicação dos pães. Nosso Senhor, que alimentou uma multidão a partir da oferta de somente sete pães, também recolheu, aqui em Nova Friburgo, a generosidade de tantos voluntários, para mais uma vez manifestar a sua glória de Filho de Deus.

Naqueles dias, caminhando pelas ruas, pude perceber no rosto das pessoas que passavam por mim uma completa falta de horizontes. Não sabiam sequer para onde ir, estavam completamente perdidos. Pessoas que perderam tudo: familiares, casa, bens... estavam famintos não só de alimento, mas de uma palavra, um conforto espiritual.

Diante de tudo isso, me perguntava sobre o que nos queria dizer Deus? Qual seria o seu grande sinal? Foi então que eu percebi a mão de Deus em cada ato de altruísmo que aparecia por toda parte, e que, como um bálsamo inigualável, amenizava as dores dos que mais sofriam.

Enquanto se realizavam os trabalhos nas dependências do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo, ainda sem saber o que poderíamos fazer, mas animados pela confiança na Providência de Deus, conseguimos arrecadar cerca de 450 toneladas de doações; cadastramos 983 voluntários; abastecemos 44 abrigos; reunimo-nos com as forças enviadas pelo Governo para organizar os trabalhos; hospedamos agentes de saúde; visitamos as famílias das comunidades mais atingidas; celebramos a Eucaristia em suas igrejas paroquiais; e, agora, continuamos desenvolvendo projetos de distribuição de alimentos, através de nossas paróquias, e de

doações de eletrodomésticos, móveis e utensílios mais essenciais. Jamais nos faltou a ajuda de Deus e a generosidade do povo de Nova Friburgo.

Nosso Pai do Céu aceitou benignamente nossos pequenos gestos de amor, compaixão e solidariedade em favor da nossa gente.

Ele nos pede coragem para amar este chão e empenhar todos os esforços – poderes públicos, instituições, igrejas... em fim, todos – para que sejam vencidas as barreiras e os problemas que ainda afetam centenas de famílias friburguenses e das cidades vizinhas, inclusive como aqui em Bom Jaredim. Estas linhas da nossa coluna querem expressar a profunda gratidão que sinto por todos vocês: Obrigado voluntários! Deus os abençoe!

+ Dom Edney Gouvêa Mattoso (Bispo de Nova Friburgo - RJ).

Nenhum comentário: