sexta-feira, 25 de março de 2011

Prefeitura de Bom Jardim e secretaria estadual de Assistência Social entregam móveis e eletrodomésticos às famílias vítimas de enchente

Em seu discurso, Paulo Barros também anuncia a construção de 500 casas populares, da nova ponte em Barra de Santa Teresa, já em fase de conclusão, do viaduto da RJ-116, cujas obras começam na próxima semana, e que deverá ser concluído em, no máximo seis meses, acabando com o problema de engarrafamentos na cidade.

CESAR CARVALHO (JORNAL MAIS) - A prefeitura de Bom Jardim e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos realizaram na tarde da última quinta-feira, 24, a solenidade de entrega simbólica de kits contendo móveis e eletrodomésticos, a 20 famílias de baixa renda, que ficaram desabrigadas após as chuvas de janeiro no município. As famílias que fizeram jus ao kit, contendo geladeira, aparelho de televisão, fogão, jogo de panelas e camas de casal e solteiro, com respectivos colchões inteiramente novos, estão cadastradas no programa de aluguel social, voltado às vítimas da chuva na região serrana e também são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

A solenidade foi realizada no auditório da Casa da Cultura, no centro, contando com a presença do prefeito municipal Paulo Barros; do presidente da Câmara Jorge Quintes e da secretária municipal de Assistência e Promoção Social Regina Bergamo, que recepcionaram o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves. Representando as famílias beneficiadas, também compôs a mesa a senhora Dorian Lopes da Silva, moradora do Babaquara, um dos bairros bastante afetados pela enchente. Durante sua fala, Paulo Barros enalteceu o trabalho realizado no município depois da devastação causada pela enchente do Rio Grande, bem como a ajuda recebida dos governos federal e estadual, que estão possibilitando a plena recuperação dos locais afetados, além do apoio que vem sendo dado às famílias desabrigadas ou em área de risco.

Disse ainda que o subsecretário extraordinário da Reconstrução da Região Serrana, o ex-prefeito de Bom Jardim Affonso Monnerat, já comunicou a construção de 500 casas populares nas localidades de Banquete, São José e no centro da cidade, para onde serão remanejadas as famílias, pois o aluguel social é provisório. Lembrou também que a reconstrução das pontes já está sendo feita, como a de Barra de Santa Teresa, que vai desafogar o trânsito no centro de Bom Jardim e minimizar o problema dos engarrafamentos, e que o viaduto a ser erguido na RJ-116 deve ter suas obras iniciadas na próxima semana, com previsão para ser concluído entre quatro a seis meses.

Finalizando a solenidade, Rodrigo Neves afirmou que o governo estadual vem trabalhando na região serrana desde o dia 12 de janeiro, em parceria com os municípios afetados, ressaltando a importância da participação do Legislativo no processo de reconstrução. Enalteceu ainda o esforço desenvolvido pela secretária Regina Bergamo e sua equipe em prol da assistência social, bem como o trabalho da APAE de Bom Jardim, citado a presença no evento de sua presidente, Cecília Barroso. Disse que o projeto apresentado pela entidade bom-jardinense foi considerado um dos mais avançados, qualificando-a e habilitando-a entre as 180 a 200 instituições do estado, que irão receber recursos de sua secretaria e do governo federal.

Sobre os kits, que serão entregues aos beneficiados a partir de segunda-feira, 28, ele acrescentou que os mesmos estão sendo comprados com ao custo de 1/3 de seu valor de mercado, graças a esforços de redes de varejo, como a Ricardo Eletro, e de fabricantes de eletrodomésticos, como a Brastemp. Além de Bom Jardim e Petrópolis, que já receberam seus kits, também serão beneficiadas famílias nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, e Areal. A enxurrada que atingiu a região serrana em janeiro deixou mais de 900 mortos e cerca de 8 mil desabrigados.

A partir de abril, equipes da Secretaria Estadual de Assistência Social visitarão as famílias cadastradas no programa de aluguel social, com o intuito de acompanhá-las, até que a mudança para as novas moradias seja concluída.

Nenhum comentário: