segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prefeito e secretários se reúnem com vereadores

Executivo mantém Câmara informada e encontra apoio nas ações

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - Na última segunda-feira (2), por volta das 19h30, o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, e os secretários de Governo, Luiz Carlos dos Santos; de Obras e Infraestrutura, Thiago Muniz; de Saúde e Defesa Civil, Hudson Monnerat; de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo; de Educação, Rozeli Corrêa; de Trânsito e Guarda, Alexandre Carvalho; e de Agricultura e Desenvolvimento, Marcos Tadeu Erthal, receberam na sede da Prefeitura a Câmara Municipal para uma reunião onde o objetivo foi esclarecer questionamentos de alguns vereadores e posicionamentos da prefeitura diante da situação de calamidade pública.

Comandada pelo prefeito, a reunião seguiu da forma em que cada secretário apresentou as ações já executadas, em andamento e previstas para sanar as conseqüências da tragédia ocorrida não só em Bom Jardim, mas em outros seis municípios, todos da Região Serrana, considerada a maior catástrofe natural do Brasil.

Trânsito: O secretário lembrou aos presentes que sua secretaria fora totalmente destruída pela enchente, assim como documentos e equipamentos, mas que isso não impediu o trabalho realizado pela equipe, ao contrário, intensificou mais ainda a prestação dos serviços á população. Informou ainda que encaminhou à secretaria estadual de Segurança Pública um convênio com a Polícia Militar para firmar a parceria na atuação e fiscalização do trânsito no município. Além disso, explanou que todas as ruas e vias, inclusive as dos distritos, serão sinalizadas gradativamente, com faixa de pedestre, estacionamento para motos, carga e descarga, “ação esta que não havia sido feita devido às dificuldades impostas pela catástrofe no trânsito”. Já o trânsito de veículos pesados dentro do município, Alexandre frisou que carreta, bi-trem, e similares estão proibidos de trafegar nas vias da cidade e por conseqüência, sobre a ponte montada pelo Exército Brasileiro, e que os motoristas já estão cientes da medida devido à instalação de placas informativas em diversos pontos, inclusive nos pedágios próximos ao município.

Complementando as ações desenvolvidas pela secretaria, o secretário confirmou que a estrutura de trânsito está organizada como determina o Código de Trânsito Brasileiro, o que permite a secretaria notificar os motoristas infratores, e noticiou que a nova sede estará situada em prédio público na RJ-116, próximo ao campo de Bom Jardim; no mais, colocou-se à disposição para receber sugestões dos vereadores, desde que estejam em conformidade com as normas de trânsito, e sendo assim, após estudos, será discutida sua viabilidade.

Saúde: Em resposta aos questionamentos dos vereadores com relação à falta de médicos na rede municipal, o secretário de Saúde lembrou que desde 2005, quando a atual administração assumiu, investiu-se muito na ampliação da rede de atenção básica – implantação de mais três unidades do Programa Saúde da Família, de programas como Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Especificidades Regionais, Centro de Apoio Psicossocial, Centro de Especialidades Odontológicas, Farmácia Popular do Brasil, ocasionando uma maior necessidade de profissionais médicos. “Com essa rede de suporte, Bom Jardim oferecia bons salários e condições de trabalho, fazendo com que houvesse profissionais interessados em trabalhar no município. Atualmente, o quadro se inverteu não só no município, como em todo o país, pois os médicos buscam salários que não condizem com a realidade de uma cidade pequena e do interior como Bom Jardim, além disso, hospitais grandes da região, inclusive particulares, aumentaram consideravelmente seus salários e mesmo assim, não conseguem profissionais para atenderem a demanda da área que, cada vez mais, é maior”, explicou o secretário. Não só a exigência por salários altos, mas também a catástrofe ocorrida em janeiro está prejudicando a contratação de médicos. “O acesso ao município ficou bastante limitado, o que dificultou ainda mais a contratação, pois os profissionais, que na grande maioria, residem em outros municípios, como Nova Friburgo, e dessa forma, preferem atuar neles. Mesmo diante desse problema, a secretaria em nenhum momento deixou de prestar os serviços à população, já que uma das alternativas apresentadas e em execução, é a escala de profissionais que realizam um rodízio em todas as unidades, suprindo a necessidade de cada comunidade”, acrescentou.

Uma boa notícia é a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município e em toda região, prevista para o mês de junho, o que resolverá a questão do transporte de enfermos e feridos em situação de urgência ou emergência, com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar. Além disso, o secretário anunciou a compra de uma Van e uma Kombi para auxiliar no transporte de pacientes com recursos dos seguros dos veículos destruídos na enchente.

Um tema bastante discutido também foi a dengue, quando o secretário explicou a nova técnica de combate ao mosquito: “O governo do estado está trabalhando junto ao município, atuando de forma intensa, dando suporte na aplicação do novo inseticida que apresenta um resultado melhor por ser mais potente e, importante frisar, que não apresenta fumaça. Estamos na terceira semana de atuação e o trabalho será realizado durante seis semanas, em toda a área urbana do município, incluindo distritos. Além disso, o trabalho dos agentes de saúde e dos guardas de endemia continua de forma intensa em todo o município, diagnosticando focos, eliminando-os, fiscalizando e orientando a população”, e acrescentou que a construção da nova sede do Centro de Saúde Honório de Freitas Guimarães, ao lado do Ginásio Poliesportivo, em São Miguel, encontra-se em processo de sondagem.

Obras e Infraestrutura: O secretário de Obras, Thiago Muniz, pontuou algumas situações pertinentes a sua secretaria, destacando o trabalho realizado desde o início de 2005, quando foi criada uma estrutura administrativa para a secretaria, facilitando a tramitação de processos e requerimentos, montagem dos escritórios com equipamentos e ferramentas que tornaram os serviços prestados mais eficazes, e fez com que a própria secretaria recebesse diretamente as demandas, reclamações e sugestões e apresentasse prontamente as respostas. “Com o advento da catástrofe, toda a estrutura foi em ruínas e a secretaria retornou a estaca zero. Perdemos sua estrutura física, equipamentos de telefonia, informática, documentos, além do enorme prejuízo na frota – dois caminhões carroceria, quatro caminhões toco, dois caminhões truck, um transporte caçamba, duas retros, uma pá, uma saveiro, um gol, uma Toyota”, contou o secretário.

Atualmente, a secretaria está se reestruturando e por conta disso, o trabalho tem sido realizado de forma limitada, “não só pela destruição da secretaria, mas também pelo aumento considerável da demanda das áreas atingidas, que requerem maior atenção, ocasionando, dessa forma, certo atraso nos setores de rede de águas, bueiros, rede de esgotos, reparo em calçamentos, limpeza urbana, manutenção da iluminação pública e das estradas vicinais e fiscalização das obras”, justificou Thiago.

Tendo em vista o novo cenário bom-jardinense, a secretaria de Obras encontra-se provisoriamente instalada no Pavilhão de Eventos Cid Erthal e junto a empresas contratadas continuam trabalhando em todo o município visando à recuperação das áreas afetadas e à continuidade da prestação dos serviços rotineiros da secretaria. Destacam-se: recuperação da drenagem das águas pluviais e reconstrução da rede de esgoto na Rua José Fernandes de Ornellas Junior, no bairro Jardim Ornellas, assim como no Campo Belo – Avenida Valter Vendas Rodrigues e Humberto Bérgamo –, parte do distrito de São José do Ribeirão e, posteriormente, no bairro Bom Destino – Rua Francisca Pereira de Ornellas –, recuperação da Praça de São José do Ribeirão, e limpeza, principalmente da Vila do Tião, na comunidade do Caxangá, e da Avenida Aladyr Rodrigues Costa.

Com apoio da patrulha mecanizada do governo do estado, o trabalho nas estradas vicinais tem sido intenso. As máquinas e equipamentos da Emater-Rio estão na BJ-01 e suas vias periféricas – Capivari, Gongui, Santa Rosa –, e com maquinário da prefeitura, a secretaria realiza serviços na Ponte Berçot – Barra Grande –, e em Santo Antônio, na serra de São Pedro. “Estamos executando o serviço de roçada nas estradas de Santa Rosa, Vargem Alta, Santa Cruz (Banquete) e na Fazenda Velha, e iniciando nesta semana, reparo nos calçamentos, principalmente de São Miguel.

Agricultura e Desenvolvimento: O secretário aproveitou a reunião e contou algumas novidades. Disse que Bom Jardim está recebendo novos empreendimentos, acarretando geração de empregos e renda e desenvolvimento. “Em Banquete, será inaugurada uma fábrica de tampinhas para garrafas pet, implantada uma filial da Aga e uma nova fábrica de material pesado. No quarto distrito – Barra Alegre – a Central Norte Rações começou a produzir e já conta com 20 funcionários, e a Kora Rio também vai inaugurar, assim como a fábrica de laticínios no distrito de São José do Ribeirão, que também abrigará a filial da Stam e a ampliação da fábrica de embalagens em alumínio instalada no primeiro distrito – Bom Jardim. Estamos investindo na produção avícola no município, que hoje apresenta um quantitativo considerável, cerca de 400 mil frangos, e o governo do estado tem nos dado total apoio nesse sentido. Finalizando, a patrulha com 13 máquinas e equipamentos do governo do estado que tem nos auxiliado na melhoria das estradas vicinais, permanecerá em Bom Jardim por dois anos, sem custo algum para o município”, enfatizou Marcos Tadeu.

Promoção Social: Já com relação às questões sociais, um ponto muito discutido foi a destinação das roupas doadas às vítimas da enchente alocadas na quadra de esportes em São José. A secretária Regina Bérgamo esclareceu que o assunto estava em discussão. “Tomaremos as medidas necessárias para fazer com que a população seja a única beneficiada, porém, as roupas requerem alguns cuidados, pois além de separarmos, teremos de lavarmos e tudo será feito em parceria com o PSF do distrito, já firmada com a coordenadora, Dra. Dalila Mendes, que se prontificou a nos ajudar. Posteriormente, as roupas serão guardadas no Ginásio Poliesportivo”, explicou a secretária.

Já o Cras de Banquete foi questionado por não estar funcionando e a secretária informou que os serviços foram paralisados temporariamente devido ao rompimento da rede de esgoto, o que impossibilitou a equipe de trabalhar neste período, porém, acrescentou que o problema já está sendo sanado e a equipe fará um mutirão para regularizar as visitas domiciliares, assim como o atendimento à população. Sobre os alimentos, Regina disse que não só em Bom Jardim, mas em todos os outros municípios, chegaram muitos donativos com prazo muito curto de validade, e por isso foi dada preferência em distribuir no primeiro momento esses alimentos.

Educação: Na área de Educação, a secretária Rozeli Corrêa disse que com a enchente de janeiro, o prédio do Jardim Escola Municipal Viviane Verly Pereira foi danificado e pela urgência em não deixar as crianças sem aulas, alugou um espaço do Colégio Bom Jardim, já que o município não dispunha de outro prédio para receber as crianças, além de informar que as crianças com idade para freqüentarem creche estão, todas elas, sendo atendidas na creche municipal localizada na comunidade do Caxangá, não deixando, em momento algum, a prefeitura de prestar o compromisso em oferecer educação de excelência na rede pública municipal.

Ao fim do encontro, o prefeito disse que realizará mais encontros de mesmo objetivo, por considerar importante a parceria com o Poder Legislativo.

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