sexta-feira, 6 de maio de 2011

Prefeito realiza encontro com equipe e Sebrae

Líder de governo na Câmara, Vereador Zé Nilton, também participa

Ana Amelia Mendes (PMBJ) - Empenhados em reconstruir Bom Jardim e solucionar os estragos ocasionados pela catástrofe ocorrida no início do ano, no último sábado (30), o prefeito Paulo Barros, sua equipe de secretários e coordenadores, e o vereador e líder de governo, Zé Nilton, se reuniram com o Sebrae para a terceira oficina cujo objetivo foi dar continuidade ao plano de ações emergenciais para apoiar a recuperação econômica de Bom Jardim após a tragédia de janeiro. A oficina faz parte de o Projeto Reconstruir Região Serrana implementado pelo Sebrae que disponibiliza soluções a empreendedores urbanos e rurais atingidos pela enchente.

Além da questão econômica, temas relacionados às mudanças sociais, ambientais, na infraestrutura, da saúde também foram abordados e discutidos. De acordo com Paulo Barros, Bom Jardim, em comparação aos outros seis municípios, encontra-se adiantado na execução de muitas ações, principalmente na habitação, que viabilizará a construção de um novo lar para as famílias que os perderam com a enchente. “Serão construídas 500 casas e para isso, já vimos os três terrenos que abrigarão as casas, e agora estamos apenas aguardando o governo do estado para discutir a questão da desapropriação”, acrescentou o prefeito.

Em seguida, Zé Nilton lembrou a importância de atualizar e divulgar constantemente as ações. “Desde janeiro, vivemos dias atípicos, pois a tragédia mudou a rotina de toda a população. Por isso, temos que mostrar o quanto estamos fazendo e tudo o que está por vir, em benefício da população”, disse o vereador.

Dando sequência à reunião, alguns secretários expuseram as ações em andamento de cada secretaria e algumas novidades. O primeiro a falar foi o secretário de Fazenda, Heleno Figueira, informou começou em abril o preenchimento da Declan por comerciantes, industriais e produtores rurais inscritos no cadastro estadual e informou que os que tiveram suas atividades atingidas e danificadas pela enchente, podem requerer isenção do IPTU, bastando apresentar o laudo da Defesa Civil Municipal à Secretaria de Fazenda.

Já a secretária de Projetos, Carla Dutra, apresentou dados sobre convênios firmados com os governos federal e estadual, como o Somando Forças que, em 2011, será de R$ 6,1 milhões e permitirá a compra de dois caminhões e uma pick-up, e através de financiamento facilitado pelo governo federal, a aquisição de quatro micro-ônibus para a Educação. Está previsto também para este ano, a reforma das capelas mortuárias de todo o município e muitas outras obras.

Na área de Educação, a secretária Rozeli Corrêa disse que um dos grandes problemas enfrentados após a enchente foi o transporte escolar, pois dois ônibus foram totalmente destruídos, em contrapartida afirmou ter sido sanado rapidamente por conta da contratação de empresa para prestar tal serviço ao município e que hoje, com a doação de dois ônibus, tudo será normalizado.

Com relação às questões sociais, a secretária de Promoção e Assistência Social, Regina Bérgamo, informou que a secretaria está trabalhando internamente até as 20h para realizar o cadastramento das famílias bom-jardinenses no Programa Bolsa Família e disse ainda que técnicos da Empresa de Obras Públicas (EMOP) do estado voltarão ao município. “Quatro profissionais virão para confeccionar novas vistorias para posterior avaliação do aluguel social. É importante ressaltar que é o governo do estado responsável pela concessão e pagamento do aluguel social”, frisou a secretária.

Na pasta de Obras e Infraestrutura, o secretário Thiago Muniz informou que está conseguindo reestruturar a secretaria, com a compra e doação de equipamentos e reintegração de três caminhões e uma máquina à frota. “Estamos realizando também obras importantes como a recuperação da drenagem das águas pluviais e reconstrução da rede de esgoto na Rua José Fernandes de Ornellas Junior, no bairro Jardim Ornellas, assim como no Campo Belo, parte do distrito de São José do Ribeirão e, posteriormente, no bairro Bom Destino”, acrescentou o secretário.

No setor da Saúde, o secretário Hudson Monnerat, ressaltou a implantação do Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -, prevista para o mês de junho, o que resolverá o questão do transporte de enfermos e feridos em situação de urgência ou emergência, com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar. Também falou sobre a compra de uma Van e uma Kombi para auxiliar no transporte de pacientes com recursos pagos através dos seguros dos veículos destruídos na enchente. Um tema bastante discutido também foi a dengue, quando o secretário explicou a nova técnica de combate ao mosquito: “O governo do estado está trabalhando junto ao município, atuando de forma intensa, dando suporte na aplicação do novo inseticida que apresenta um resultado melhor por ser mais potente e, importante frisar, que não apresenta fumaça. Estamos na terceira semana de atuação e o trabalho será realizado durante seis semanas, em toda a área urbana do município, incluindo distritos. Além disso, o trabalho dos agentes de saúde e dos guardas de endemia continua de forma intensa em todo o município, diagnosticando focos, eliminando-os, fiscalizando e orientando a população”, explicou o secretário de Saúde.

Na esfera da agricultura e desenvolvimento, o secretário Marcos Tadeu Erthal, deu boas notícias, e disse que Bom Jardim está recebendo novos empreendimentos, acarretando geração de empregos e renda e desenvolvimento. “Em Banquete, será inaugurada uma fábrica de tampinhas para garrafas pet, implantada uma filial da Aga e uma nova fábrica de material pesado. No quarto distrito – Barra Alegre – a Central Norte Rações começou a produzir e já conta com 20 funcionários, e a Kora Rio também vai inaugurar, assim como a fábrica de laticínios no distrito de São José do Ribeirão, que também abrigará a filial da Stam e a ampliação da fábrica de embalagens em alumínio instalada no primeiro distrito – Bom Jardim. Estamos investindo na produção avícola no município, que hoje apresenta um quantitativo considerável, cerca de 400 mil frangos, e o governo do estado tem nos dado total apoio nesse sentido. Finalizando, uma patrulha de 13 máquinas e equipamentos do governo do estado que tem nos auxiliado na melhoria das estradas vicinais e permanecerá em Bom Jardim por dois anos, sem custo algum para o município”, enfatizou Marcos Tadeu.

Seguindo com as inaugurações, o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer disse que as obras do Cine Bom Jardim e do Galpão Cultural encontram-se em fase final e a expectativa de inauguração para o próximo mês é grande. “Com esses novos projetos em funcionamento, traremos novas perspectivas de cultura e lazer para um público-alvo que abrange todas as idades”, afirmou o secretário.

Ao fim do encontro, o secretário de Planejamento e Gestão Municipal, Fabrício Hoelz, assegurou que estudos estão sendo realizados sobre o reajuste salarial dos servidores públicos municipais, e que o projeto de Plano de Cargos e Salários, já elaborado, está com a Comissão que pediu vista e mediante aprovação, será encaminhado à Câmara Municipal.

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