quinta-feira, 14 de abril de 2011

BASTIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE BOM JARDIM

"Dia da Cultura Racional" é aprovado pela Câmara Municipal de Bom Jardim

Bom Jardim passa a ser agora mais um entre dezenas de municípios brasileiros onde se comemora oficialmente o “Dia da Cultura Racional”, que também é oficializado em três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso), no Distrito Federal e em nove capitais brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre). Em todo o mundo também há uma data instituída para celebrar o “Dia Universal da Cultura Racional”, comemorada no dia 4 de outubro, data de sua fundação, quando foi proferida pela primeira vez a célebre frase “Quem é tu, que a ilusão é tanta, incapaz de definir o teu eu”.

Por 6 votos a 1 a Câmara Municipal de Bom Jardim aprovou na sessão parlamentar do último dia 7, quinta-feira, a Lei Municipal de criação do “Dia da Cultura Racional” no município, cuja data passa a ser comemorada todo dia 28 de abril, passando a constar em seu calendário oficial. O projeto de lei nesse sentido foi apresentado para votação pelo próprio presidente da Câmara, Jorge Quintes (Foto). Justificando voto favorável, o vereador Zé Nilton alegou que, como representante de todos os bom-jardinenses, não tem qualquer tipo discriminação ou preconceito em relação a religião, filosofia ou credo, uma vez que os organismos estejam legalmente constituídos no país. Já a vereadora Elisabeth Heckert (Beta) foi a única a votar contra, alegando motivos pessoais, enquanto sua colega Simone Capozi esteve ausente à sessão. O projeto agora será encaminhado para sansão do prefeito municipal, Paulo Barros.

O “Dia da Cultura Racional” já é oficializado por lei em todo o território fluminense, instituído através da lei estadual 697/83, aprovada pela Assembléia Legislativa do estado em 13 de dezembro de 1983, de autoria do então deputado Paulo Duque, sendo comemorado no dia 13 de maio de cada ano. A cidade vizinha de Nova Friburgo também tem seu “Dia da Cultura Racional”, aprovado na Câmara local, por proposição do então vereador Gilberto Salarini e comemorado todo terceiro domingo de novembro. No estado Rio, também comemoram a data as cidades de Barra Mansa, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Miracema, Nova Iguaçu, Paracambi, e Santo Antonio de Pádua.

Poças d’água que podem ser focos de mosquitos preocupam Ademyr

Depois de pedir um minuto de silêncio, em memória da jovem bom-jardinense Kátia (filha da professora Sonia, do Colégio Moreira Franco, e esposa de Eloi, assessor do deputado estadual Alcebíades Sabino), que faleceu na semana passada num hospital em Macaé, vítima da dengue hemorrágica, o vereador Ademyr Faria disse ele e sua esposa percorreram algumas ruas do Campo Belo, onde verificaram junto às casas que foram invadidas pela enchente, dezenas de poças d’água, locais que podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue. Diante do fato, o edil solicitou que a Vigilância Sanitária municipal providenciasse a imediata drenagem ou cobertura das mesmas, pois a dengue já chegou ao município, com registros de várias pessoas infectadas, número que pode aumentar, se houver proliferação dos mosquitos.

Beta esclarece matéria sobre muro de contenção e pede reparo

A vereadora Elisabeth Heckert (Beta) solicitou reparo em matéria publicada pelo JORNAL MAIS, a qual afirma que o colega Joelson Veiga e ela entraram com indicação no sentido de se construir muros de contenção às margens do Rio Grande, duramente castigadas pelas enchentes. Beta esclareceu que o pedido partiu da vereadora e que Joelson apenas solicitou para assinar junto com ela. Em seu pronunciamento, Beta voltou a insistir no pedido de mais médicos para Barra Alegre, pois muitas mães que moram em lugares distantes, como Boa Vista e Goiabal têm que caminhar um longo percurso embaixo de sol quente, com crianças no colo e quando chegam no posto de saúde não são atendidas por falta de médicos. Disse ainda que outros pacientes perdem tempo e dinheiro para vir até o centro da cidade atrás de tratamento médico-odontológico, mas acabam tendo que retornar sem o devido atendimento.

Proibição de extração de areia prejudica trabalhadores informais, diz Gastão

Já o vereador Carlos Gastão se mostrou indignado contra a proibição pelo governo estadual, de extração de areia nos rios da região, por trabalhadores informais. Segundo Gastão, a extração é feita de forma artesanal e não mecanizada, esta sim, prejudicial ao meio ambiente. O edil ressaltou que muitos homens extraem areia há mais de 30 anos, nos rios que passam por Banquete, distrito onde reside. “Esta lei estadual é um absurdo, pois manda a polícia prender o tirador de areia, que trabalha para sustentar sua família e não sabe fazer outra coisa na vida. Disse que ia viajar até o Rio de Janeiro para falar com as autoridades responsáveis e tentar solucionar o problema.

Simone diz que não é da oposição, mas precisa apontar o que acha errado

Apoiando a reclamação do colega Gastão a vereadora Simone Capozi, disse que também não gostou de a polícia estar prendendo trabalhadores, sabendo que enquanto isso, três idosos tinham sido assaltados na rodoviária de Bom Jardim, segundo informou sua colega Beta. Lembrou que a extração artesanal de areia pode ser benéfica, pois realiza uma espécie de dragagem nos rios, ajudando a diminuir as cheias. Em seguida, afirmou que nenhum vereador faz oposição ao prefeito, mas que precisa apontar as falhas do seu governo, como algumas escolas que estão fechadas, enquanto o dinheiro público é gasto em imóveis alugados, caso da escola do Jardim Boa Esperança e do Centro de Educação Infantil Viviane Verly Pereira, em São Miguel. “Não somos opositores do governo e sim a favor do povo que nos elegeu”, enfatizou Simone, que deixou seu e-mail s.capozi@hotmail.com para contatos com ela.

Cobertura jornalística da Câmara Municipal de Bom Jardim: Cesar Carvalho (JORNAL MAIS).

Nenhum comentário: