sexta-feira, 8 de abril de 2011

Prefeitura contesta e esclarece sobre matéria publicada com amanchete “PSF do Bem-Te-Vi está sem atendimento médico”

Nota de Esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

Objetivando esclarecer a população sobre os questionamentos publicados acerca da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Bem-te-vi, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Bom Jardim lamenta por não ter sido procurada antes da publicação da última edição do JORNAL MAIS BOM JARDIM, evitando assim que fossem veiculadas informações equivocadas e aproveita para informar como funciona o Programa Saúde da Família.

O Programa Saúde da Família tem como objetivo dar acesso a toda população do município ao atendimento de saúde chamado de primário, ou seja, o atendimento inicial das doenças mais frequentes, e promoção de ações de orientação para prevenção e cuidados com a saúde. Com esta finalidade, cada equipe do PSF é composta por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, cinco a nove agentes de saúde (dependendo da área do PSF), um funcionário de serviços gerais e um fisioterapeuta, conforme determinação do Ministério da Saúde. Dessa forma, todos os PSF possuem grupo semanal de atividade física e grupos mensais de orientação para amamentação, diabéticos e obesos, pré-natal e tabagismo.

Os casos atendidos nos PSF que necessitam de especialistas são encaminhados para os Centros de Referência pertencentes ao Município, Centro de Saúde Honório de Freitas Guimarães e Centro de Saúde José Alberto Erthal, ou ainda, os casos de urgência, à Santa Casa de Bom Jardim.

Nosso município, Bom Jardim, possui oito unidades de PSF com cobertura de 98% de sua área territorial e populacional, realidade de poucos municípios da região. E, especificamente, a equipe da unidade do Bem-Te-Vi é composta por:

· Agentes de Saúde: Maria das Graças, Débora, Cíntia, Maria Herminda e Iracy

· Serviços Gerais: Maildes

· Auxiliar de Enfermagem: Janaina

· Enfermeira: Mylena

· Médico: Dra. Joelma, que é médica e atua como médico de família na unidade.

O objetivo do médico de família é prestar o atendimento básico e acompanhamento das famílias da área do seu PSF, sem distinção de idade, doença ou sexo.

A médica deste PSF pediu demissão por motivos pessoais no período que compreende o mês de fevereiro (logo após a tragédia de 12 de janeiro) cumpriu aviso prévio no mês de março, com redução de carga horária conforme rege as leis trabalhistas, porém sem comprometer seu atendimento que não foi prejudicado em nenhum momento.

Assim, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Bom Jardim informa, na tabela abaixo, os números pertencentes à unidade do Bem-te-vi, transmitidos pela própria equipe:

ATENDIMENTOS DO PSF BEM-TE-VI

MÊS DE MARÇO

VISITA DOMICILIAR DO AGENTE DE SAÚDE

852

VISITA DOMICILIAR DO AUXILIAR DE ENFERMAGEM

32

VISITA DOMICILIAR DO ENFERMEIRO

25

ATENDIMENTO DO ENFERMEIRO E AUX. DE ENFERMAGEM

122

VISITA DOMICILIAR DO MÉDICO

15

CONSULTAS MÉDICAS

120

CURATIVOS

32

INJEÇÕES E VACINAS

52

ATENDIMENTO FISIOTERÁPICO

18

É importante esclarecer também aos bom-jardinenses que o Brasil inteiro vive um momento complicado na questão de saúde pública, como visto recentemente no programa “Globo Repórter” da TV Globo, de muita dificuldade de contratação de mão de obra médica de qualidade. Em Bom Jardim não é diferente, apesar de apresentarmos resultados bastante positivos diante da realidade do estado e do país. Porém a Prefeitura de Bom Jardim, em nome do Prefeito Paulo Barros, assim como sua Secretaria Municipal de Saúde, em nome do secretário de Saúde e Defesa Civil, Hudson Monnerat, estão tomando medidas para sanar rapidamente o problema, pois o atual governo municipal prioriza a saúde de qualidade e o bem-estar da sua população. Sendo assim, a secretaria de Saúde disponibilizará um médico de família para atender a unidade do Bem-te-vi semanalmente, como mostra a escala de médicos de todas as unidades de saúde do município.

Nenhum comentário: